Skip to content
capa_facebook
13 de abril de 2020

Redes Sociais em Tempos de Coronavírus

13 de abril de 2020

Redes Sociais em Tempos de Coronavírus

Navegue por tópicos

Redes Sociais em Tempos de Coronavírus:

Devo continuar postando?

Em meio a tantas incertezas que estamos enfrentando com a COVID-19, é muito comum que você esteja se perguntando como proceder e que atitudes tomar para que sua empresa continue bem.

Sabemos que no impulso a primeira ideia que vem à mente é cortar gastos e preservar a saúde financeira do seu negócio. E é neste ponto que queremos te ajudar, focando, é claro, no assunto que entendemos melhor: marketing digital.

Como as redes sociais podem me ajudar neste momento?

É interessante continuar investindo nelas? Se você quer obter respostas para essas perguntas, está no lugar certo.

Até o fim da leitura deste material, você estará mais calmo e saberá exatamente o que fazer.

Todos estão em casa

Vamos parar para pensar um pouco. Para conter a pandemia de coronavírus, autoridades de saúde em todo o mundo tem aconselhado as pessoas para que permaneçam em suas casas e evitem a disseminação do vírus.

Logo o comércio, indústrias, escolas e várias outras instituições fecharam suas portas para preservar a saúde da população, evitando aglomerações.

Hoje, estas pessoas estão em casa e, com opções restritas de lazer, elas estão buscando na internet e redes sociais maneiras de distrair suas mentes.

Sim, mais do que nunca as pessoas estão recorrendo às mídias sociais para ter mais informações, conversar com amigos, ter contato com seu artista preferido e inúmeras outras atividades.

Então, queremos fazer uma pergunta: com todo esse tráfego e acesso nas redes sociais, você acha que o seu negócio deveria dar um tempo ou parar com as estratégias de marketing digital?

A resposta é não! Partindo desse ponto de vista, esse um momento nos obriga a nos  relacionarmos com o nosso público, de outras maneiras, claro, e colher bons frutos dessa interação.

1. Não pare de publicar nas redes sociais

Esta é a nossa primeira e grande dica para você.

O seu público está passando por incertezas nesse momento, assim como você. O que a sua empresa pode fazer por essas pessoas é a grande questão.

Perceba que agora você deve se dedicar a entendê-los mais a fundo, e a melhor forma de fazer isso é utilizando as redes sociais.

Com a ajuda dessas ferramentas, você pode estabelecer diálogo com o seu público, fazer e responder perguntas, gerando assim mais proximidade.

Mas, para isso, não adianta abordar assuntos aleatórios e que pouco tenham relação com a sua empresa.

Conteúdo relevante

Sempre que falarmos em redes sociais, falaremos do tal conteúdo relevante.

Mas o que é um conteúdo relevante e por qual motivo ele tão importante para os meus seguidores?

Essa pergunta é muito fácil de responder, vamos lá?

Digamos que o seu negócio seja um restaurante de comida saudável com atendimento presencial e entrega com aplicativos de delivery.

Seus seguidores estão no seu perfil principalmente pelas opções de alimentação saudável que você oferece e esse já é um assunto relevante para conteúdo.

Então você pode abordar os seus pratos, benefícios do consumo de determinado alimento, dicas de exercícios e outros assuntos que complementem a ideia principal do seu negócio.

Mas agora a situação é outra, você não pode realizar o atendimento presencial e isso influenciou no seu faturamento.

Pessoas com hábitos saudáveis se preocupam mais com a saúde e estão preferindo fazer sua própria comida por medo de algum tipo de contaminação com o vírus durante o preparo ou até mesmo no processo de entrega.

Sua melhor opção agora é, por meio das redes sociais, mostrar o quanto você está sendo cuidadoso no preparo dos pratos e tranquilizar os seus clientes.

Esse é um conteúdo extremamente relevante para você neste momento e muitos outros também podem surgir.

O que queremos dizer é que não adianta continuar com as publicações em seus perfis e se dedicar a falar única e exclusivamente sobre a COVID-19, já que este é o assunto do momento.

Essa é a hora de mostrar para seus clientes que vocês estão passando este momento juntos e que você pode sim ajudar de alguma maneira.

Faça perguntas e entenda o que seu público está pensando neste momento, assim você saberá o que ele realmente precisa e isso é fantástico.

Lembre-se, as pessoas estão seguindo a sua marca por causa da sua comida saudável.

Conseguiu visualizar esse exemplo do restaurante de comida saudável? Agora imagine esse método aplicado no seu negócio. Como seria? Que tipo de conteúdo você pode postar?

Fugir desta realidade não é a melhor ideia, conteúdo relevante é falar sobre aquilo que você domina explorando inúmeras possibilidades. O que nos leva ao próximo tópico.

2. Seja uma autoridade na sua área

Quando falamos em autoridade online, significa que aquela marca ou empresa é reconhecida por seus clientes e concorrentes por ser especialista em determinado assunto.

Essa autoridade é o que todos buscam e é a chave para ser lembrado.

Dificilmente você será autoridade em todos os assuntos, atenha-se ao seu negócio e esse já será o seu primeiro passo.

Será que você estará ajudando o seu público divulgando informações imprecisas sobre a pandemia ou será que replicar o conteúdo de um órgão renomado é mais seguro?

Separamos algumas dicas para ajudar você a construir a sua autoridade nas redes sociais.

Foque no seu público-alvo

Essa dica está presente em toda estratégia de marketing digital. Seu público-alvo são seus possíveis clientes, e fugir deste parâmetro será um de seus maiores erros.

Se você possui uma loja de bicicletas, você deve abordar em suas publicações o quanto você entende do assunto, qual equipamento é o melhor para determinado fim, por qual motivo as pessoas devem escolher você, falar da sua equipe, etc.

E não adianta apenas falar, mostre isso.

O exemplo conta muito, então mostre os bastidores do seu negócio, faça vídeos com dicas simples de manutenção, faça resenhas de equipamentos e tudo que faça o seu público se sentir confortável em adquirir seu produto ou serviço.

Tenha um conteúdo próprio

Conhecer a sua concorrência, saber o que ela está fazendo também é muito importante no marketing digital.

Mas seja original, crie o seu próprio conteúdo e evite replicar o que outras marcas fazem.

Isso pode ajudar em alguns casos, mas não levará à sua autoridade em determinado assunto.

3. Gere engajamento com seus seguidores

Uma métrica muito mais importante que o número de curtidas em uma publicação ou seguidores em uma página é a sua taxa de engajamento.

Certamente você já ouviu essa palavra antes, mas você sabe o que ela significa nas redes sociais?

O engajamento é medido pelas interações do seu público com as suas publicações por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos espontâneos. Esse indicador servirá como um termômetro para entender se a sua estratégia nas redes sociais está funcionando.

E ter um bom engajamento nas redes sociais não é fácil. É preciso entender o seu público e saber do que ele gosta.

Empresas que se concentram mais em criar valor para sua marca do que aumentar imediatamente a sua receita tendem a ter taxas maiores de engajamento.

O objetivo disso é criar valor de marca com seu cliente, para que ele entenda a sua postura e vista a sua camisa.

A criação de valor de uma marca não está apenas nas redes sociais. Está presente na relação com seus funcionários, na qualidade do seu serviço ou produto, sua postura com o meio ambiente e causas sociais e inúmeros outros parâmetros.

As redes sociais são uma excelente vitrine para expor o bom comportamento da sua empresa e seus seguidores certamente retribuirão essas atitudes.

4. Qual postura evitar?

Uma das leis mais certas da internet é que nada pode ser apagado, uma publicação mal intencionada pode não ter volta.

Este é um assunto bastante delicado, e para isso, nada melhor que o bom senso.

Todos estamos vivendo a mesma situação e espera-se que as pessoas tenham um pensamento comunitário nessa hora.

Toda marca ou empresa que adotar uma postura duvidosa neste momento pode não ser vista com bons olhos.

O esquema de oferta e procura realmente fará com que o valor de alguns produtos tenha certo aumento nesse período. Contudo, é preciso atenção com algumas posturas que podem ser muito prejudiciais, como por exemplo, cobrar valores altíssimos por determinado produto ou serviço se aproveitando da situação de fragilidade em que as pessoas se encontram.

Entenda que é justamente em momentos como esses que temos a oportunidade de fazer a diferença.

Nessa fase, o importante é pensar no futuro.

Não meta os pés pelas mãos em busca de um lucro momentâneo ou de maneira fácil.

É muito mais proveitoso empenhar seus esforços em práticas que trarão um bom resultado a longo prazo. Seus seguidores não esquecerão disso.

Marcas que se preocuparem com seu cliente e buscarem maneiras de aliviar a tensão durante o período de pandemia de coronavírus serão lembradas de forma muito positiva no futuro.

Para evitar qualquer erro na conduta das suas redes sociais, aqui vão as dicas:

  • Procure não abordar excessivamente o assunto da COVID-19 se sua empresa não tem algo realmente de novo para acrescentar ao seu público. Se você puder ajudar com alguma questão relacionada ao assunto, faça. Mas deixe as notícias para canais jornalísticos e dicas de saúde para perfis com foco na área.
  • Não cobre valores abusivos. Marcas estão repercutindo de forma positiva fazendo o contrário. Então, se você puder oferecer um desconto ou qualquer tipo de facilidade, será uma ótima atitude!

Acertando na estratégia

Se você já tem uma estratégia delimitada de atuação nas redes sociais e não precisou mudar nada devido ao cenário atual, pare agora mesmo. Algo deve estar errado.

Ninguém estava preparado para o que estamos enfrentando, e por isso, possivelmente a sua estratégia precisa ser revista.

Algumas empresas tiveram que fazer algumas adequações. Outras precisaram realizar muitas mudanças.

Talvez seja até o caso de deixar um pouco de lado tudo o que estava sendo feito.

Fato é que agora as pessoas estão buscando mais conforto e a sua empresa precisa pensar sobre isso.

Empatia, responsabilidade e equilíbrio. Esses são os pilares nos quais você deve se apoiar para tomar qualquer decisão nessa fase.

Volte ao topo do funil

No momento da criação de conteúdo para as redes sociais, é sempre importante lembrar do funil de vendas.

Ele guia o Marketing de Conteúdo auxiliando a direcionar os esforços de convencimento.

Na parte superior do funil estão as pessoas que ainda não conhecem a sua empresa ou o produto que você oferece.

Aqui é onde se inicia toda a jornada de convencimento. É nessa fase que devemos começar a despertar o desejo no público.

Muitas vezes nem é necessário citar diretamente a nossa marca ou o produto que queremos vender.

O objetivo desse esforço inicial é criar uma necessidade.

No ponto intermediário do funil de vendas encontram-se as pessoas que já conhecem a necessidade pelo produto/serviço que sua empresa oferece e é este o momento de demonstrar que você é a melhor opção.

Na última etapa, estão os Leads Qualificados.

São pessoas que passaram por todo o processo de educação e estão prontos para tomar a decisão de compra e receber um contato do seu time de vendas.

Depois de relembrar todo o esquema do funil de vendas do Marketing de Conteúdo, queremos dizer que este é um excelente momento para voltar os seus esforços para as pessoas que estão no topo do funil.

Então, aposte em conteúdos que conversem com seus atuais seguidores, mas que também ajude a conquistar novos.

Ah! E ser quiser saber mais sobre o que é o funil de vendas e como você pode aplicá-lo ao seu negócio a Agência Contato tem um post completo que trata desse assunto que trata desse assunto.

Otimismo sempre

Da mesma maneira que você chegou até aqui em busca de informações que te auxiliem a conduzir a sua empresa da melhor forma durante esse período, seus seguidores também estão buscando por isso nas redes sociais.

Então, ofereça a eles a sua contribuição. Cada um pode ajudar à sua maneira e ser lembrado no futuro por isso.

Não se esqueça de ser otimista, todos precisamos de boas perspectivas no momento.

Aposte em conteúdos leves e bem humorados se o seu público permitir.

Invista em jogos e quizzes nas redes sociais, essa pode ser uma boa estratégia para engajamento.

No mais, também queremos dividir o nosso otimismo com você.

A Agência Contato realmente acredita em um futuro próspero esperando por nós e que juntos vamos vencer essa fase.

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress