Skip to content
social selling
25 de outubro de 2023

Social Selling: o que é, benefícios e como usar

social selling
25 de outubro de 2023

Social Selling: o que é, benefícios e como usar

Navegue por tópicos

É indiscutível que marcar presença nas redes sociais é um aspecto essencial para qualquer empresa que quer ter sucesso no mercado. Mas além da visibilidade em si, esses canais são uma excelente ponte para a criação de relacionamentos estreitos com possíveis compradores. Esse é o princípio do social selling, estratégia que você deve conhecer se quiser aumentar seu sucesso nas redes. Neste texto, vamos falar sobre o que ela é, quais são suas vantagens e oferecer algumas dicas para que você a coloque em prática. Vamos lá? 

O que é Social Selling?

Social Selling nada mais é do que uma estratégia que utiliza as redes sociais para atrair possíveis clientes e criar um relacionamento com eles. Trata-se de desenvolver conexões duradouras, gerando confiança e credibilidade para a sua marca, produto e serviço e, então, gerar vendas. 

As chances de negociar com pessoas que você já tem um vínculo são muito maiores do que com estranhos, não é? Por isso, você pode usufruir dessa tática para estabelecer uma relação de confiança entre sua marca e compradores ou entre os clientes e os vendedores, por exemplo. 

Contudo, para isso não basta estar presente nas redes sociais. É preciso elaborar uma estratégia eficiente, levando em conta os canais mais utilizados pelo seu público para criar engajamento e resultar em conversão. 

Vendas B2B e B2C

É comum pensar que o social selling é uma estratégia voltada para vendas para o consumidor final, mas ela também pode ser aplicada nos mercados B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer).

A diferença é que a estratégia pode ter objetivos distintos nos dois tipos de mercados. No mercado B2B, ela visa a formação de relacionamentos duradouros e a conquista da confiança dos compradores. 

Já no B2C, ela busca alcançar um grande número de consumidores e realizar vendas imediatas. Por isso, ela pode ser utilizada em diferentes tipos de mercado. 

Vantagens do social selling

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o social selling e seus objetivos, reunimos algumas vantagens dessa estratégia para a sua empresa. Confira! 

Melhora o relacionamento com os clientes

Em primeiro lugar, um dos benefícios essenciais dessa estratégia é a melhoria do relacionamento com os clientes. Isso porque ela facilita a comunicação entre compradores, que é realizada de forma rápida e direta nas redes. Nelas, é possível responder a dúvidas, elogios, reclamações e sugestões, mostrando que você se importa com as necessidades dos compradores. 

A partir disso, você pode criar um vínculo com eles, demonstrando sua autoridade em seu segmento. E como essa estratégia requer o conhecimento do seu público e permite que você obtenha ainda mais informações sobre ele por meio das interações, você pode criar soluções personalizadas e adequadas para diferentes situações da jornada de compra

Acelera o ciclo de vendas

Outro aspecto relevante é que as negociações feitas nos canais digitais possuem um ciclo de vendas menor do que a captação de um comprador diretamente no mercado, por exemplo, que precisa passar por todo o processo de vendas até se tornar um lead qualificado para o contato comercial. 

Ao interagir com os clientes nas redes sociais, você pode ir até eles, oferecendo conteúdo relevante, respondendo dúvidas e interagindo para criar conexões. Assim, eles estão mais informados e interessados nos serviços e produtos que você tem a oferecer, já percebendo sua marca como referência e opção de compra. 

Traz novas oportunidades

Além disso, ao utilizar o social selling, sua empresa não fica limitada a um círculo de contatos, com possibilidade de buscar potenciais clientes e despertar o interesse dos consumidores para o seu negócio.

Assim, é possível solucionar problemas, fornecer informações relevantes, dentre outros objetivos adequados às necessidades das pessoas, criando confiança na sua empresa e atraindo oportunidades que não poderiam sequer conhecer o seu negócio fora dos canais digitais.

Aumenta a taxa de retenção 

Por fim, usar o social selling é uma forma de aumentar a sua taxa de retenção de clientes. Isso porque ele permite manter uma comunicação aberta com seus clientes, além de proporcionar atendimentos personalizados, assertivos e rápidos. Esses fatores trazem um sentimento de valorização, incentivando-os à fidelização e, enfim, a permanecer com a sua empresa.

Como fazer Social Selling?

Se você chegou até aqui, já sabe o que é social selling e suas vantagens. Agora, separamos as principais dicas para que você aplique essa estratégia da melhor forma possível. Vamos lá? 

Conheça os canais utilizados pelo seu público

Você provavelmente já entendeu que criar um relacionamento com o público é muito importante. Mas para isso, é preciso saber onde ele está, não é? Afinal, de nada adianta priorizar canais que não fazem parte do cotidiano das pessoas que você deseja alcançar. Por isso, você deve escolher as redes que mais se adequam ao seu nicho, ao seu perfil e aos seus objetivos. 

Desenvolva conteúdos para topo e meio de funil

Além disso, é preciso criar conteúdos que atendam o topo e o meio do funil. Isso porque, nesses estágios, o seu público ainda está conhecendo o seu problema e procurando soluções.

Isso significa que neles você deve ensinar, informar e envolver o seu público, de forma a gerar valor e confiança para a sua empresa. Por isso, é o momento de mostrar à sua audiência que você sabe quais são suas dificuldades e demandas, e que você está alinhado a elas. 

Construa um relacionamento com seus seguidores

Se você chegou até aqui já sabe que esse aspecto deve guiar toda a sua estratégia, mas vamos ressaltar sua importância para que ele seja priorizado. 

O grande diferencial do social selling é que as redes sociais facilitam o contato com os consumidores, que podem interagir com o seu conteúdo e inclusive ter voz ativa, permitindo que você entenda suas necessidades. 

Por isso, é muito importante utilizar isso ao seu favor e entender o momento de cada um dos seus seguidores, oferecendo conteúdos de acordo com a sua etapa do funil e guiando-os para a conversão. 

Seja consistente

É fundamental ressaltar que, para desenvolver uma relação próxima com o seu público, não basta publicar conteúdos nas redes sociais sem planejamento e constância. 

Isso significa que você deve manter a qualidade e a frequência das suas postagens. Para isso, é importante criar um calendário editorial, planejar os seus conteúdos e seguir as boas práticas de SEO, oferecendo conteúdos que realmente sejam relevantes e agreguem valor. 

Dessa forma, você consegue construir a sua autoridade, a sua reputação e a sua confiança no seu nicho. 

Isso também cria um hábito nos seus seguidores, que passam a esperar pelos seus conteúdos e são estimulados a interagir com eles. Como consequência, você ainda aumenta suas chances de conversão. 

Analise seu desempenho 

Por último, é crucial monitorar o desempenho das suas ações para entender se a sua estratégia está de acordo com o público-alvo.

Para isso, você precisa definir as métricas mais relevantes para social selling e que permitam visualizar a jornada percorrida pelos clientes até a compra. 

Alguns indicadores importantes são: 

  • Taxa de retenção de clientes;
  • Número de conversões;
  • LTV (Lifetime Value)

Dicas para vendas B2B

O tempo de venda para empresas que vendem para outras empresas costuma ser maior, por isso reunimos algumas dicas para o social selling para negócios B2B. 

Adote o tom de voz adequado

A comunicação adequada com o público é fundamental para qualquer venda. Mas nas vendas entre empresas, esse aspecto é ainda mais importante.

Usar o tom de voz correto não só aproxima a marca do cliente, mas também passa mais confiança e profissionalismo.

Destaque seus vendedores como especialistas

O social selling é baseado na construção de credibilidade. Por isso, é muito importante ter vendedores que se destacam como especialistas para que os consumidores confiem em suas recomendações.

Para isso, você precisa ter um perfil profissional bem feito, com foto e descrição completas. No LinkedIn, por exemplo, você pode destacar seus títulos, experiências e conquistas.

Mas o mais importante é o conteúdo que você compartilha, que mostra o seu conhecimento. Cada postagem deve demonstrar que você sabe do que está falando.

Em grupos e fóruns, você deve mostrar que pode tirar qualquer dúvida na sua área. Então, foque mais em ajudar do que em vender.

Conduza a conversa para tomadores de decisão

Geralmente as vendas B2B englobam a negociação com vários decisores. Mas em algum momento da sua estratégia, você deve descobrir quem é o responsável pela aprovação final da compra e focar os seus esforços nessa pessoa.

Se o seu negócio permitir, ter vendedores com perfis profissionais nas redes pode ajudar a fortalecer esse relacionamento e facilitar a conexão com o decisor.

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress