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29 de março de 2023

O que é CTR e como aumentar a taxa de cliques

Capa do Blog: "Como aumentar a CTR"
29 de março de 2023

O que é CTR e como aumentar a taxa de cliques

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Você conhece a sigla CTR? Ela quer dizer Click Through Rate ou taxa de cliques em português. Esse índice é uma das maneiras de medir o sucesso do seu site ou blog. Com o cálculo feito, seu negócio pode lucrar ainda mais, e economizar em outras partes do marketing.

A partir do conhecimento do seu CTR, saiba como agir para melhorar o seu produto e quais estratégias utilizar. Assim, você irá dominar cada vez mais o caminho do sucesso para a sua empresa.

Mas, para que tudo isso aconteça, você precisa aprender mais sobre essa taxa e como aumentá-la. Para isso, continue lendo ?

O que é CTR?

Essa métrica é uma forma de medir a efetividade de uma campanha publicitária ou um anúncio. Quanto maior o CTR, maior é a taxa de conversão do anúncio, ou seja, a probabilidade de que um usuário que clicou no anúncio realize a ação desejada, como comprar um produto, preencher um formulário, etc.

Por que é importante acompanhar a sua Taxa de Cliques?

Acompanhar a taxa de cliques quer dizer acompanhar um indicador direto de como o seu conteúdo está criando engajamento no público. 

Ficar a par do CTR permite que você identifique o desempenho de suas campanhas publicitárias, verificando quais anúncios estão gerando mais cliques e conversões e quais precisam de ajustes.

Por isso, é importante monitorar regularmente sua CTR e tomar ações para melhorá-la, como ajustar o texto do anúncio, alterar a segmentação do público ou testar diferentes formatos de anúncio.

Confira a seguir mais motivos:

1. Atratividade de ofertas

Atrair a atenção do seu público é crucial para o sucesso das suas ofertas. E uma das maneiras de medir o quão atrativas suas ofertas são, é através da Taxa de Cliques (CTR). Quando sua oferta é apresentada a uma audiência, a CTR mede quantas pessoas clicaram no seu anúncio ou oferta em relação ao número de pessoas que a viram.

Uma CTR alta significa que sua oferta é altamente relevante e atrativa para seu público-alvo, enquanto uma CTR baixa pode indicar que sua oferta precisa ser aprimorada.

Para aumentar sua CTR, você pode ajustar o título, descrição e até mesmo a imagem da oferta, a fim de torná-la mais atrativa e relevante para o seu público. Além disso, testar diferentes variações de suas ofertas pode ajudar a determinar quais delas geram a melhor resposta do público.

Ao monitorar regularmente sua CTR, você pode garantir que suas ofertas estejam constantemente atraindo a atenção do seu público e gerando resultados positivos.

2. Otimização de conteúdos e campanhas

Além disso, a CTR é uma métrica importante para os mecanismos de busca, como o Google, que considera a taxa de cliques ao classificar os resultados de pesquisa. Uma CTR mais alta pode ajudar a melhorar o posicionamento do seu site nas páginas de resultados de pesquisa, aumentando a visibilidade e, consequentemente, o tráfego orgânico.

3. Redução de custos

A relação entre a CTR e o CPC – Custo por Clique – é inversamente proporcional. Ou seja,  quanto maior a sua taxa, menor o seu custo por clique e vice-versa.

Isso é um resultado direto de produtos diretos de anúncios e campanhas bem sucedidas. Porque, assim, você não precisará pagar tanto para que as pessoas acessem seu conteúdo.

Como calcular o CTR das suas campanhas?

É muito simples: divida o número de cliques pelo número de impressões, depois, multiplique por 100 e descubra o valor em porcentagem.

CTR = (número de vezes que clicaram/número de vezes em que foi exibido) x 100

Portanto, se seu anúncio foi exibido 500 vezes no total, porém acessado 25 vezes, seu CTR será de 0,05 ou 5%.

Porém, preste atenção nos dados coletados e tenha a certeza de que são indicadores de impressões em sua totalidade.

Dicas para aumentar a sua Taxa de Cliques

Neste ponto, você já deve estar se perguntando como fazer para aumentar a taxa de cliques da sua campanha. Por isso, separamos algumas dicas necessárias para te ajudar nesse sentido.

1. Trace seu objetivo 

Tenha conhecimento sobre seu produto e trace uma estratégia apropriada para ele. Saiba as últimas tendências que são do agrado de seus potenciais clientes e o que se encaixa na sua campanha. Mais adiante, trace todos os objetivos que você quer alcançar com os seus anúncios.

2. Conheça seu público-alvo

Dessa forma, defina a sua persona, pois isso será essencial para atingir o seu público alvo. Esses conceitos têm a função de manter o seu investimento coerente, desde a imagem até as palavras utilizadas, e da mesma maneira, a sua marca em si.

Para isso, você deve conhecer a fundo o seu público. Uma publicidade bem feita deve expressar sentimentos específicos que atinjam as pessoas de interesse. Atenda as principais necessidades deles.

3. Otimize conteúdos e imagens

Com uma visão mais marketeira, lembramos que a otimização dos seus conteúdos, incluindo as imagens usadas, é primordial para o seu sucesso. Afinal, para aumentar o CTR, você com certeza passará por uma fina peneira de plataformas como Google e Facebook.

Com esse propósito, produza headlines chamativas e seja persuasivo na forma de escrever. E quanto ao visual, escolha imagens e fotos que captem a atenção. Uma dica geral é a personalização do seu conteúdo.

4. Saiba usar os gatilhos mentais

Nessa mesma linha, aprimore os gatilhos mentais do seu site ou blog. No entanto, tenha a certeza de que há sentido em suas chamadas, seja um “clique aqui e ganhe um brinde” ou “inscreva-se e ganhe desconto”, esses links devem ser funcionais e corresponderem ao que dizem.

Foque nos seus títulos, criando frases que tenham números como “10 dicas para ter sucesso”, e palavras que captam atenção como “Descubra os segredos do marketing”.

5. Capriche no CTA

Call to Action ou chamada para ação é um recurso básico do marketing porém muito importante e sobretudo efetivo. Para que a sua taxa de clique cresça, você precisa incentivar o leitor a fazer a ação desejada. Sendo ela o ato de acessar o seu anúncio, site ou blog.

Enfim, garanta que em todas as suas publicações e campanhas haja uma boa chamada para engajamento, podendo ser uma frase como “acesse nosso blog” ou “clique e confira muito mais”, entre tantas outras opções. Seja criativo!

6. Use URLs amigáveis

Bom, estamos falando de cliques, logo, você deve se importar com as suas URLs. Ao falarmos de um endereço de site amigável, na verdade trazemos o fator credibilidade para a sua estratégia.

Desse modo, simplifique suas URLs, mantendo-as claras e coesas, que façam sentido com o título apresentado. Esse detalhe pode ser decisivo entre dois sites com informações similares, mas um tendo uma sequência de letras e números que parecem suspeitos e outro claro e simples.

Veja a diferença entre uma extensão otimizada e outra não:

https://meudominio.com.br/marketing-digital

https://meudominio.com.br/d/1RL9zTjFD7pfTcUlPWLyUq5ilnxlzgkk17BhnC0Y-6S4/edit?pli=1#

7. Escolha boas palavras-chave

Com muito cuidado, selecione palavras chave do seu nicho, que não sejam genéricas. Procure criar uma lista de palavras que o público usa para descrever o seu produto, ao invés de ser exato e técnico.

Você pode conferir as recomendações do Google para isso e conhecer novas formas de engajar com as palavras chave mais adequadas.

Essa técnica é capaz de render bastante engajamento orgânico para o seu site ou blog. E esse efeito combinado com o tráfego pago de qualidade, tem uma repercussão positiva no seu CTR.

8. Testes A/B

É preciso testar. Produza duas versões de um mesmo anúncio e avalie qual deles tem melhor desempenho e desenvolve um CTR maior. O seu público escolherá por você e mostrará o melhor caminho para a sua campanha publicitária.

Você conseguiu captar informações relevantes sobre a taxa de cliques para o seu negócio? Leia muito mais sobre como lucrar com o seu site no nosso blog da Contato ?

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