Pode não parecer, mas a estrutura de um site afeta de forma significativa o desempenho na pesquisa orgânica e por consequência seu SEO. Dessa maneira, a escolha de um domínio, subdomínio ou subpasta pode tanto ajudar quanto atrapalhar o crescimento de um site.
Por isso, trouxemos no artigo de hoje algumas diferenças entre domínio, subdomínio e subpasta e a sua importância para uma boa estratégia de SEO. Continue lendo e conheça mais!
O que é um domínio?
Domínio é o nome que um site recebe dentro de um espaço coletivo conhecido como World Wide Web ou Rede Mundial de Computadores. Ele representa o principal termo pelo qual o site é conhecido e é composto por registro, nome, localização e juntos, formam o endereço da página ou URL.
Como por exemplo:
Em um site corporativos é normal que o domínio seja o nome da empresa. Já a extensão do nível de domínio mostra o Top Level Domain (TLD), onde grande parte é genérica (.com, .net, .org), porém também pode identificar uma área específica de atuação. E a localização indica o país do site, entretanto é importante lembrar que isso não representa necessariamente o idioma da página.
O que é subdomínio?
Já o subdomínio é um domínio relacionado com o domínio raiz, todavia recebe uma URL própria, não dependendo do domínio principal. Com isso, é possível ter a separação de dois domínios para práticas de gerenciamento.
Cada subdomínio pode ter seu próprio conjunto de conteúdos, configurações e serviços independentes, embora todos compartilhem o mesmo domínio principal. Além disso, é possível criar vários níveis de subdomínios, criando uma estrutura hierárquica ainda mais complexa.
E o que é subpasta?
A subpasta, por outro lado, funciona como uma pasta inserida dentro do domínio raiz e revela uma relação na hierarquia estrutural do site. Dessa maneira, ele está localizado em uma pasta dentro do nível de domínio, onde a subpasta está contida dentro do domínio e localizada após a barra.
Por exemplo:
agenciacontato.com.br/blog-da-agencia-contato/
Porém, a subpasta pode se dividir em novas subpastas que adicionam novas camadas a um site. Com isso, a subpasta ganha maior destaque, já que dentro são adicionadas outras páginas.
Dessa forma:
agenciacontato.com.br/blog/seo/como-criar-um-sitemap-2/
Subpasta ou subdomínio: o que é melhor para o SEO?
Após conhecer melhor o que é a subpasta e o subdomínio, fica a dúvida: qual o melhor para minha estratégia de SEO?
Não há uma resposta correta para essa pergunta. Há uma série de fatores que devem ser avaliados como necessidade estratégica, orçamento e tamanho de equipes para gerenciamento das páginas.
Melhorar posicionamento dos mecanismos de busca
Caso o seu objetivo seja melhorar os resultados em uma busca orgânica, a melhor opção pode ser uma subpasta. Isso se dá porque o Google considera um subdomínio como um domínio diferente e não como parte do mesmo site. Dessa forma, você terá que construir a autoridade do seu subdomínio e como consequência não irá gerar resultados para o seu domínio principal.
Por isso, ao usar uma subpasta, seu site será beneficiado pela autoridade que o domínio já tem, facilitando um bom posicionamento nos buscadores.
Dominar a SERP
Se você já estiver bem posicionado no Google, mas quer aumentar o tráfego para o seu site, você deve criar um subdomínio. Com isso, você consegue ter mais visitantes para o conteúdo do seu site, aumentando as chances de atingir a SERP Domination, que é conquistar vários links na primeira página dos buscadores.
Como resultado, é possível dobrar a chance de alguém clicar em um link da sua página, aumentando o tráfego do site.
Site em outras línguas
Outra vantagem de se usar o subpasta é a possibilidade de ver o site em outras línguas. Já que mesmo em ranking de diferentes países, seu domínio será beneficiado pelas páginas em outros idiomas, o que influencia de forma positiva o rankeamento de todo conteúdo do seu site.
Segmentos diferentes
Caso a sua empresa trabalhe com diferentes segmentos e tem como objetivo criar um conteúdo direcionado para cada público-alvo, a melhor solução é optar por um subdomínio. Porém, se as palavras-chave para determinado segmento são muito concorridas e você quer garantir a autoridade do seu domínio, o mais indicado é usar a subpastas.
Por que é interessante ter diversidade de domínios?
Como você pode perceber, não há uma melhor opção entre o subdomínio e a subpasta em uma estratégia de SEO. Porém, há uma série de vantagens em ter uma diversidade de domínios. Por isso, continue lendo e saiba mais?
Facilita o encontro do seu site
Na maioria dos casos, as pessoas lembram do nome da sua marca mas nem sempre do seu site. Com isso, utilizando de diferentes extensões de domínio, é possível ter um crescimento da sua marca, engajamento com o público e por consequência se torna mais fácil achar o seu site.
Limita a concorrência
Diretamente ligado com a facilidade de encontrar o seu site, ao investir em múltiplas extensões de domínio para que o seu domínio principal garantirá que sua identidade online esteja segura.
Dessa forma, limita a concorrência, já que impede que os seus concorrentes de comprar extensões alternativas do nome do domínio e acaba desviando o tráfego do seu público.
Ajuda com o posicionamento no mercado
Outra vantagem de se investir em diferentes domínios é com o posicionamento no mercado. Ter mais de uma extensão pode ajudar a posicionar seu negócio de forma mais efetiva junto ao público-alvo.
Além disso, ao ter diferentes extensões você não precisará de muito esforço. Com isso, você pode redirecionar os visitantes das extensões alternativas para o seu site principal.
Mantém tráfego direto
Com domínios adicionais, é possível também manter tráfego direto, que é o tipo de tráfego que ocorre quando um usuário digita o domínio diretamente no navegador. Dessa maneira, os domínios adicionais irão ajudar a redirecionar os visitantes que procuram seu site principal.
Gostou das nossas dicas? Acesso o blog da Contato e fique por dentro das novidades no mundo do Marketing Digital.
Até a próxima!