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9 de novembro de 2023

9 Ferramentas para pesquisar palavras-chave

9 de novembro de 2023

9 Ferramentas para pesquisar palavras-chave

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O Marketing Digital vem precisando cada vez mais de ferramentas para auxiliar os profissionais a executarem melhor seu trabalho. Uma delas são as ferramentas de palavra-chave. 

As palavras-chave ou keywords são as palavras que os usuários digitam nos buscadores para encontrar algum resultado que responda suas dúvidas e necessidades. É a partir delas que é possível entender o comportamento do seu público-alvo, quais perguntas ele busca resposta e como o seu negócio pode ajudá-lo. 

Dessa forma, essas ferramentas são ideais para utilizar em campanhas de links patrocinados, de SEO ou de marketing de conteúdo, pois elas permitem que você crie um conteúdo de qualidade da melhor maneira possível. 

Por isso, a Contato trouxe algumas dicas de ferramentas para você aplicar na sua estratégia de Marketing Digital. Continue lendo e saiba quais são!

Google Keyword Planner 

A primeira ferramenta que trouxemos é o Google Keyword Planner. Além de ser uma ferramenta gratuita do Google Ads, ela pode ser utilizada tanto para iniciantes quanto para pessoas experientes. A ferramenta oferece ideias de novas palavras-chave relacionadas ao que você pesquisou, assim como anúncios e desempenhos de uma lista de palavras-chaves.

Seus pontos positivos são o reconhecimento e destaque por gerar dados do Google, que é uma das fontes mais confiáveis do mundo. Além disso, pelo fato de que várias estratégias de SEO são voltadas para esse buscador, a ferramenta é perfeita para identificar oportunidades de termos que são muito concorridos em mídia paga. 

Todavia, apresenta pontos negativos como a falta de especificidade no volume médio de pesquisas e o fato de não ser possível analisar os dados dos concorrentes devido à falta de exposição das informações de outros competidores. 

SEMRush

Caso esteja em uma plataforma mais completa do que o Keyword Planner, o SEMrush é a solução. Preferida por muitos profissionais de marketing, ela possui as principais funções da ferramenta do Google, como indicar o volume de buscas, termos relacionados com a pesquisa e o CPC médio de palavras-chave. 

Seus pontos positivos é que o Semrush mostra a competitividade dos termos buscados através de um sistema de pontuação, além de mostrar por meio do campo de busca para analisar os concorrentes. 

Por outro lado, ele tem uma grande desvantagem: sua versão gratuita é limitada, permitindo que o usuário faça uma quantidade máxima de pesquisas diárias. Com isso, a versão premium tem um preço alto: a partir de $99 por mês.  

Keywordtool.io

Outra ferramenta que pode te auxiliar na sua estratégia é o Kewywordtool.io. Ele gera 750 sugestões por palavra-chave e funciona em 83 idiomas e 129 domínios do Google. Com isso, as sugestões são apresentadas em ordem alfabética em frases que contam com palavras antes e depois do termo que deu origem à pesquisa. 

Sua vantagens estão relacionadas com a busca por palavras-chave do tipo long tail, que são termos e expressões mais longas, porém mais segmentadas e melhores para conversão. Além disso, ela permite fazer análises com base em outros buscadores, como o Bing, YouTube, Amazon e App Store. 

Já as desvantagens desta ferramenta está relacionada com o fato da ferramenta não disponibilizar todas as funções de forma gratuita. Se você quiser ter acesso aos dados de volume de pesquisa, CPC médio e concorrência, precisará pagar pela versão premium. 

Ahrefs 

O Ahrefs também ganha destaque para os profissionais de SEO mais experientes. Além de possuir um bom funcionamento parecido com o do Keyword Planner, ele trabalha com dados mais precisos e específicos. Dessa forma, a ferramenta exibe o volume de pesquisa, a quantidade de resultados exibidos, o CPC médio e uma pontuação de dificuldade por palavra-chave buscada. 

Seus pontos positivos estão relacionados com a precisão da ferramenta, já que ele é usado em estratégias de link building. Além disso, ele também fornece ideias de termos relacionados e suas respectivas informações de pesquisa. 

Já o seu ponto negativo é o fato de ter que pagar para usar a ferramenta desde o início, cerca de 1 dólar por dia na primeira semana e depois $99 por mês. Porém, caso você cancele o plano antes de ser cobrado, você ainda pode usar a plataforma por mais algum tempo. 

Moz Keyword Explorer

Além de ser uma ótima ferramenta de palavras-chave, o Moz Keyword Explorer é uma das maiores empresas especializadas em SEO do mundo e possui um dos maiores blog sobre Marketing Digital. 

Além disso, a Moz desenvolveu uma ferramenta completa de SEO para definir palavras-chave, que é o Keyword Explorer (KWE). Suas funções são bem parecidas com o SEMrush, como a indicação de termos relacionados, dados de concorrência e volume de buscas. 

Com isso, o grande diferencial da Moz é a pontuação do termo, que varia em uma escala de 0 a 100, onde quanto maior o número, maior a dificuldade para ranquear bem uma palavra-chave. 

Já o seu ponto negativo é novamente com o preço, já que o plano gratuito se limita a duas pesquisas diárias por usuário. Porém, também é possível ter acesso aos recursos completos de teste por 30 dias, já que a  versão paga custa cerca de $149.  

Übersuggest

Outra ferramenta útil para os profissionais de Marketing é o Übersggest. Além dela ser útil para descobrir nichos de mercado em uma estratégia, é possível ter acesso a grande parte das sugestões de palavras-chave do Google e poder fazer uma análise de acordo com os termos escritos no campo de busca. 

Por ser uma ferramenta ótima para pesquisar palavras-chaves mais específicas de cauda longa, a Übersggest mostra sugestões de palavras-chaves para buscas nas abas do Google Imagens, Notícias, Vídeos e Shopping. Além disso, as sugestões aparecem em ordem alfabética e a possibilidade de fazer o download de uma planilha com os resultados exibidos. 

Porém, ele não conta com funcionalidades muito completas de competitividade entre domínios e de autoridade de página. 

Keyword Eye

Já o Keyword Eye é uma ferramenta voltada para a indicação de palavras-chave relacionadas, análise de competidores e avaliação de dados de pesquisa e concorrência. 

Dessa forma, essa plataforma ganha destaque por ser uma plataforma extremamente visual e lúdica, o que é ótimo para pessoas que estão menos acostumadas com o universo do SEO. Porém, a ferramenta não é gratuita e sua versão paga custa cerca de $17 dólares por mês. 

Google Trends

Além do Keyword Planner, o Google fornece outra ferramenta para pesquisa de palavras-chaves. O Search Console possui uma função específica para o planejamento de palavras-chave. 

Por ser gratuito e confiável, é possível verificar as palavras-chave que trazem mais resultados para o seu site ou blog. Com isso, conseguimos analisar as palavras que mais geram cliques, impressões, taxas de cliques e as mais bem posicionadas no Google, sendo uma ferramenta útil para planejar palavras-chaves com estratégias de marketing e SEO em funcionamento. 

Porém, por não ter como objetivo permitir uma análise externa, o Search Console não é a melhor ferramenta para analisar a concorrência.  

QuestionDB

Nossa última dica é o QuestionDB que mostra as perguntas que as pessoas fazem em sites e fóruns. Suas vantagens estão relacionadas com a concepção de conteúdo, já que seu enorme banco de dados de perguntas fornece informações mais específicas sobre o que o público realmente quer saber. 

Gostou das dicas? Acesse o blog da Contato e veja mais conteúdos relacionados ao mundo do Marketing Digital. 

Até a próxima! 

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