Usada como uma das mais importantes ferramentas para verificar tendências, o Google Trends é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para acompanhar a evolução, ao longo do tempo, do número de buscas de uma palavra-chave.
E esta ferramenta passou por uma recente renovação visual, auxiliando de forma mais efetiva os profissionais de conteúdo e SEO na hora de identificar oportunidades. Por isso, a Contato trouxe hoje algumas dicas de como usar o Novo Google Trends na sua estratégia de SEO.
Continue lendo e conheça mais!
O que é o Google Trends?
Antes de trazer as dicas é importante conhecer o que é de fato o Google Trends. Criada em 2006 pelo Google, a ferramenta gratuita tem o objetivo de acompanhar a evolução, ao longo do tempo, do número de buscas de uma palavra-chave ou tópico.
Ao pesquisar algum termo, a ferramenta mostra um gráfico onde o eixo horizontal representa o tempo e o vertical, que representa o volume de buscas.
Entretanto, deve-se ressaltar que os resultados do Google Trends são apenas uma parte dos resultados totais do buscador. O Google coleta, categoriza, conecta os dados a um tópico e remove as informações pessoais.
Além disso, a ferramenta exclui dados pesquisados por poucas pessoas, buscas por um tempo pela mesma pessoa em um curto espaço de tempo e caracteres especiais.
Quais as funcionalidades dessa ferramenta?
Agora que você conheceu o que é o Google Trends, é importante entender suas funcionalidades e como ele irá ajudar na sua estratégia de SEO. Vamos lá?
A primeira funcionalidade da ferramenta é a comparação. Ao redigir algum outro termo de pesquisa ao lado da palavra-chave primária, serão feitas comparações entre eles. Alguns dos painéis serão mesclados, enquanto outros serão duplicados para relacionar os dados da busca para os dois termos.
Além do mais, é possível usar filtros e segmentar por país, período, categoria e origem dos dados.Já no painel principal, conhecido como “Interesse ao longo do tempo”, é mostrado o gráfico de tendência de volume de buscas.
Entretanto, é possível ver que no Google Trends não há uma especificação da volumetria exata da quantidade de busca, mas sim uma escala de 0 a 100 que representa a popularidade do termo. Na escala, o valor de 100 representa o pico de popularidade, 50 o valor médio e 0 significa que não há dados suficientes sobre o termo escolhido.
Em seguida há o gráfico “Interesse por sub-região”, onde é possível ver as localidades em que o termo foi mais buscado. E por fim, são mostrados dois quadros com os principais assuntos relacionados e as pesquisas relacionadas. Nesse caso, são listados assuntos ou termos exatos buscados por quem procura a palavra-chave original.
Atualizações do Google Trends
Como já falamos anteriormente, o Google Trends passou por uma renovação visual com o objetivo de tornar o acesso à ferramenta mais fácil. Com a nova identidade já é possível ver os principais assuntos do momento, no qual eles são atualizados de hora em hora para garantir as tendências mais recentes.
Além disso, a ferramenta fornece links de notícias relevantes para completar o conhecimento do usuário. Também é possível através do botão Explorar ter acesso a gráficos de interesse, números e percentuais sobre o assunto. Essa funcionalidade é essencial para os criadores de conteúdo, que poderão investir em produções mais regionalizadas.
Outra novidade do Google Trends são os tutoriais. Ao ensinar sobre o funcionamento da ferramenta, os leigos poderão aprender como usá-la, fazer a correta interpretação dos dados e conseguir acessar os recursos mais avançados.
Como usar o Google Trends na sua estratégia de SEO?
Ao conhecer sobre o Google Trends, você viu como ele pode se tornar uma poderosa ferramenta na estratégia de SEO e marketing de conteúdo do seu negócio. Através da produção de conteúdo, os insights gerados pela plataforma ajudam a encontrar oportunidades sazonais que podem gerar resultados em curto e longo prazo.
Pensando nisso, a Contato trouxe abaixo algumas dicas de como usar essa ferramenta na sua estratégia de SEO. Continue lendo e saiba quais são!
Estudo de palavras-chave
A primeira dica é o estudo de palavras-chaves. Através do Google Trends é possível descobrir palavras-chaves, trazendo ideias de keywords geralmente pesquisadas pelos usuários que buscam o termo original.
Além de oferecer oportunidades de palavras chaves para as páginas de venda, a ferramenta do Google também dá suporte para criar materiais relacionados ao termo original.
Vale destacar, o que o Google Trends classifica com a tag de “aumento repentino”. Essas palavras-chaves conseguem aumento superior a 5000% e por consequência tem grandes chances de serem ranqueadas.
Descoberta de tendências
Outra dica é a descoberta de tendências. Através do Google Trends, o usuário consegue verificar a popularidade de uma palavra-chave ao longo do tempo. Além disso, esse recurso também pode ser aplicado em nichos específicos.
Ao fazer isso, o usuário consegue direcionar ações estratégicas de criação de conteúdo para determinados termos, além de gerar tráfego, tanto através dos mecanismos de buscas como na divulgação em outros canais digitais.
Avaliação da popularidade da marca
Essa dica está relacionada com o Share of Search, que é a métrica usada para avaliar a popularidade dentro do mercado onde ela está inserida. Ela é calculada a partir da divisão do volume de buscas de uma branded keyword pelo volume total de buscas das marcas do setor.
Logo, com o Share of Search é possível ver quanto uma marca é relevante dentro do seu segmento. A partir dos dados coletados do Google Trends é trazido a percepção do market share de uma empresa.
Comparação com a concorrência
Também é possível usar o Google Trends para comparar a popularidade de palavras-chave ou termos de pesquisa com a concorrência. Ao determinar quais termos são mais relevantes e populares para o público-alvo, o conteúdo do site é otimizado e por consequência ter um melhor desempenho nos resultados de pesquisa do Google.
Por exemplo, se você está executando uma loja de roupas online e deseja saber qual tipo de roupa é mais popular entre seus clientes em comparação com a concorrência, você pode usar o Google Trends para comparar a popularidade de diferentes termos de pesquisa, como “roupas de verão” ou “vestidos de festa”.
Em seguida, você pode otimizar o conteúdo do seu site para incluir os termos mais relevantes e populares em seu setor, aumentando assim suas chances de aparecer nos resultados de pesquisa do Google quando as pessoas pesquisam esses termos.
Identificação de interesses da persona
A última dica é a identificação de interesses da persona. Ao utilizar o Google Trends para identificar os interesses da persona, você pode começar pesquisando termos de pesquisa relevantes para o seu setor ou nicho de mercado.
Em seguida, é possível ver quais são as consultas de pesquisa relacionadas que aparecem no Google Trends. Essas consultas relacionadas podem ser uma boa indicação dos tópicos que são relevantes para a persona.
Ao usar o Google Trends para identificar os interesses da persona, é importante levar em consideração outros fatores, como a localização geográfica e a sazonalidade.
Quer conhecer mais sobre o mundo do Marketing de Conteúdo? Confira outros posts no blog da Agência Contato e fique por dentro. Até a próxima!