Se você deseja aumentar a presença do seu negócio e expandir para novos horizontes, um dos primeiros passos é garantir que sua marca esteja aparecendo nas redes digitais. Sendo assim, quando falamos em indexar site no Google, estamos nos referindo diretamente ao processo de fazer com que os seus serviços, publicações e formas de contato sejam descobertas e exibidas nos resultados de pesquisa do navegador.
Ou seja, sem esse passo, sua empresa corre o risco de passar despercebida mesmo com investimento no setor online, o que pode comprometer o alcance e o crescimento do seu negócio.
Dessa forma, vamos explorar mais nesse artigo a importância de indexar um site no Google, além de detalhar as etapas necessárias para garantir que seu negócio apareça nas primeiras páginas de busca, atraindo mais clientes e oportunidades de vendas.
Afinal, por que devo aprender como indexar site no Google?
Antes de entender sobre as etapas do processo em si, é essencial compreender por que indexar seu site no Google é tão importante.
Dessa forma, pense no Google como uma grande biblioteca, onde milhões de sites estão “guardados”. No entanto, para que as pessoas possam encontrar o seu, ele precisa estar “cadastrado” nesse sistema, ou seja, indexado. Sendo assim, nós separamos 3 dos principais motivos para garantir a indexação do seu site:
Aumenta a visibilidade do seu negócio
Um site que não está indexado no Google será dificilmente encontrado por seus clientes. Dessa forma, ao realizar o processo, você aumenta as chances de aparecer nos resultados de busca quando alguém procurar por termos relacionados, conhecido como palavras-chave ao seu produto ou serviço.
Melhora a credibilidade e confiança
Sites que aparecem nas primeiras páginas do Google tendem a transmitir maior credibilidade, conhecido também por ser um ponto importante para a construção do gatilho de autoridade.
Isso por que, as pessoas confiam mais em empresas que têm uma boa presença digital, pois demonstra cuidado com a experiência do cliente e relevância no mercado.
Gera mais tráfego orgânico
A indexação correta é o primeiro passo para melhorar seu tráfego orgânico – ou seja, visitantes que chegam até o seu site de forma gratuita, sem que você precise pagar por anúncios.
Dessa forma, quanto mais relevante e otimizado o seu site estiver, mais pessoas poderão encontrá-lo por meio das pesquisas relacionadas a área que seus produtos ou serviços estão.
Veja os principais passos para o processo
Agora que você já sabe por que indexar seu site no Google é crucial, vamos ao que realmente interessa para você: o passo a passo de como fazer isso.
Sendo assim, é válido destacar que existem algumas etapas importantes para garantir que o navegador identifique e exiba seu site nos resultados de busca. São eles:
Cadastre seu site no Google Search Console
O primeiro passo para indexar seu site no Google é cadastrá-lo no Google Search Console (GSC), uma ferramenta gratuita que ajuda a monitorar e gerenciar a presença da sua empresa nos principais navegadores de pesquisa.
Sendo assim, ao fazer isso, você está dizendo ao Google que o seu site está completo e está pronto para ser indexado.
Como fazer isso?
- Acesse o Google Search Console e faça login com sua conta Google.
- Clique em “Adicionar Propriedade” e insira a URL do seu site.
- Escolha o método de verificação (normalmente você precisará adicionar um código HTML ao seu site ou utilizar um serviço de hospedagem compatível).
Envie um sitemap para o Google
Um sitemap é como um “mapa” do seu site, que mostra todas as páginas existentes (domínios, subdomínios e etc). Ao cumprir esse processo, você facilita a descoberta dos “bots” do Google, o que agiliza o processo de indexação.
Vale ressaltar que a maioria dos sistemas de gestão de conteúdo (como WordPress) já possui plugins que geram sitemaps automaticamente. Sendo assim, você não precisa se preocupar com isso.
Dica: Use o plugin Yoast SEO ou Rank Math no WordPress para gerar sitemaps de forma fácil e rápida.
Verifique se o Google está rastreando seu site corretamente
Após cadastrar seu site no GSC e enviar o sitemap, é importante verificar se o navegador está rastreando e indexando as páginas corretamente. Para facilitar o processo, você pode usar a opção “Cobertura” para ver quantas páginas foram indexadas e se há algum problema existente.
Erros comuns incluem:
- Bloqueio por arquivos “robots.txt”: verifique se não há bloqueios desnecessários que impedem o Google de rastrear certas páginas.
- Páginas duplicadas: evite conteúdo duplicado no seu site, pois isso pode prejudicar a indexação.
Melhore o SEO do seu site
Indexar o seu site no Google é apenas o primeiro passo para que seu site apareça nas buscas do navegador.
Ainda assim, para garantir que ele apareça nas serps, é necessário aplicar boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Temos diversos conteúdos que explora essa área de maneira detalhada para facilitar o processo. Dessa forma, acesse aqui para saber mais.
Acompanhe os resultados e ajuste suas estratégias
Após seguir os passos acima de como indexar o site no Google, é importante monitorar continuamente o desempenho da sua plataforma.
Dessa forma, o próprio Google Search Console fornece dados valiosos, como o número de visitas, as palavras-chave que estão gerando tráfego e a posição das suas páginas no ranking.
Além disso, esteja atento às atualizações do algoritmo, que são alteradas constantemente e podem afetar a maneira como seu site é indexado e ranqueado.
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