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legibilidade - flesch reading ease
13 de outubro de 2023

Legibilidade: o que é flesch reading ease? 

legibilidade - flesch reading ease
13 de outubro de 2023

Legibilidade: o que é flesch reading ease? 

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A legibilidade é um fator muito importante para a produção de conteúdo digital, principalmente no SEO. Afinal, ela está diretamente relacionada à facilidade de compreensão de um conteúdo e à experiência do usuário. Por isso, neste texto vamos falar sobre uma ferramenta importante para avaliar esse aspecto do seu texto e oferecer algumas dicas para melhorá-lo: o Flesch Reading Ease. Vamos lá? 

O que é Flesch Reading Ease?

Flesch Reading Ease ou Índice de Flesch de Facilidade de Leitura é uma ferramenta que avalia a legibilidade de um texto. Ela é baseada na fórmula criada pelo escritor Rudolf Flesch, que na década de 1940 desenvolveu um cálculo para medir a facilidade de compreensão de textos. 

Se você já utilizou plugins como o Yoast SEO, por exemplo, já teve contato com a pontuação do Índice de Flesch. Basicamente, ele funciona por meio de duas variáveis:

  • o número de palavras que cada frase possui;
  • a quantidade média de sílabas que cada palavra possui.

Assim, ele fornece uma pontuação entre 0 e 100, de forma que os números mais altos indicam que seu texto é fácil de ler e as mais baixas de que ele é de difícil compreensão.

Como esse índice é calculado?

No tópico anterior, vimos que o Flesch Reading Ease utiliza dois critérios para medir a legibilidade de um texto: o comprimento das frases e palavras. Para isso, a fórmula desenvolvida por Flesh foi:

206.835 – 1.015 x (palavras/frases) – 84.6 x (sílabas/palavras)

Felizmente as ferramentas que utilizam esse índice já realizam esse cálculo automaticamente, então as chances de você ter que realizá-lo por conta própria são mínimas. 

O importante é entender os resultados, que indicam se os leitores poderão ler seu texto com facilidade ou não. Os valores mais comuns e seus significados são:

  • 90-100: muito fácil
  • 80-90: fácil
  • 70-80: razoavelmente fácil
  • 60-70: padrão
  • 50-60: razoavelmente difícil
  • 30-50: difícil
  • 0-30: muito difícil

É importante ressaltar que quanto mais longas as palavras e frases do seu texto forem, menor será a sua pontuação. Por isso, é essencial priorizar frases mais curtas durante a escrita. Isso ocorre porque quanto maior a sua pontuação de FRE, melhor é o nível de compreensão do seu texto.

Qual a importância da legibilidade para SEO?

A legibilidade é um aspecto muito importante no SEO, pois influencia o modo como o seu conteúdo é percebido pelos visitantes. E a experiência do usuário é um dos fatores decisivos para que alguém continue em seu site ou deixe de acessá-lo. 

Pense comigo: quantas vezes você já teve impressões negativas ou já até abandonou o site de uma marca porque o texto era difícil de compreender?

Um conteúdo de qualidade, bem escrito e de fácil compreensão pode melhorar a sua credibilidade e motivar o usuário a interagir com o seu site, estimulando ações como o preenchimento de um formulário, por exemplo. 

Além disso, um texto mal escrito pode dificultar o entendimento de informações essenciais sobre o seu negócio, como características de produtos ou serviços, formas de pagamento, entre outros aspectos relevantes para a decisão de compra. Por isso, prezar pela legibilidade é garantir que você não atrapalhe esse processo.

Dessa forma, investir nesse aspecto dos seus textos é uma forma de atrair mais leitores e clientes em potencial, além de aumentar as suas taxas de conversão. 

É preciso otimizar o conteúdo de acordo com o índice Flesch de Facilidade de Leitura?

Em termos de fator de rankeamento, ou seja, aspectos que vão interferir no posicionamento do seu site no Google e nos demais buscadores, o FRE não é determinante. Isso significa que uma nota baixa não vai prejudicar diretamente a sua posição nos resultados de busca. 

Contudo, ele interfere na capacidade do leitor de entender seu conteúdo, que, caso seja negativa, pode resultar em pouco tempo de permanência nas suas páginas e altas taxas de rejeição. Esses indicadores, por sua vez, podem prejudicar a sua imagem perante o Google, o que pode sim trazer desvantagens para o desempenho do seu site. 

Por isso, ele auxilia na construção de conteúdos mais úteis para o público, trazendo satisfação e engajamento com o seu site. E uma vez que está relacionado à experiência dos usuários, que é um dos aspectos mais importantes para o SEO, o índice Flesch é um excelente indicador para aprimorar seu conteúdo e otimizá-lo, atraindo a atenção do leitor. 

Mas é importante ressaltar que apenas a legibilidade não vai guiar o seu projeto para o sucesso. É preciso utilizá-la em conjunto com outras técnicas, como o desenvolvimento de um conteúdo próprio para a sua audiência. Vamos falar um pouco mais sobre elas no próximo tópico! 

Dicas para melhorar a sua legibilidade com o flesch reading ease

Agora que você já sabe o que é o flesch reading ease e a importância de se atentar para a legibilidade do seu conteúdo, reunimos algumas dicas para que você desenvolva-o da melhor forma possível. Confira! 

Escreva para o seu público

Em primeiro lugar, é essencial entender seu público e suas preferências, para que você desenvolva uma linguagem que seja adequada a ele e, assim, torne o seu conteúdo relevante. 

Utilizar o FRE para produzir seus textos significa apenas que você vai priorizar um desenvolvimento que seja o mais legível possível, e não que escreverá sempre do mesmo jeito. Por isso, é preciso sempre adaptar seu conteúdo para o seu público em específico, utilizando o tom, o estilo e o formato mais assertivos para se comunicar com ele. 

Foque no conteúdo

De nada adianta utilizar um formato de texto bem escrito se os leitores não encontraram as respostas que procuravam, não é? Por esse motivo, é importante ter em mente que você deve pensar na estrutura do texto e no seu conteúdo ao mesmo tempo. 

É muito comum nos depararmos com textos bem escritos mas que não cumprem com o esperado de acordo com o título, por exemplo. Ações como essas apenas prejudicam a experiência do leitor, frustrando-o e diminuindo seu potencial de alcance. 

Por isso, nunca deixe de fornecer todas as informações necessárias para um conteúdo em específico. Dessa forma, você agrega valor ao cliente e traz confiabilidade para o seu site, estimulando o acompanhamento dos seus conteúdos futuros. 

Evite frases muito longas

Outro aspecto relevante é a priorização de frases curtas, que mantêm o assunto mais claro quando comparadas às frases longas, que acabam dificultando a leitura do texto. 

Na maioria das vezes, frases longas apresentam muitas informações, de forma a confundir e dispersar o leitor, exigindo muito a sua atenção e a sua memória.

Por outro lado, quando as frases do seu texto são curtas, você permite que os leitores absorvam as informações com mais facilidade, ajudando a leitura e tornando-a mais prazerosa. 

Priorize palavras de fácil compreensão

Além disso, é muito importante evitar palavras difíceis, que dificultam a leitura e ainda podem ser desconhecidas pelo público. Imagine ler um texto na procura de informações importantes e ter que interromper o processo para entender o significado de uma palavra?

Esse é mais um exemplo de situação que frustra o visitante e desestimula a visitação do seu site. Por isso, sempre que pensar em utilizar termos complexos, substitua-os por sinônimos mais simples e claros, quando possível. 

É claro que certos termos dependem do objetivo do seu texto e das necessidades do seu público. Um conteúdo voltado para especialistas em um assunto, por exemplo, permite a utilização de termos específicos. 

Contudo, na maioria das vezes, o indicado é priorizar palavras de fácil compreensão, que transmitam a sua ideia de forma clara. E caso não seja possível substituir alguma palavra que seja relevante para o texto, você pode explicar seu significado de forma mais simples e objetiva.

Conte com o apoio de profissionais

Por fim, é importante lembrar que a produção de conteúdo estratégico exige planejamento e execução de qualidade. 

Por isso, para alcançar os melhores resultados, não hesite em contratar um profissional dessa área para o seu projeto.

Os profissionais de marketing de conteúdo conhecem o seu público, criam uma jornada de relacionamento e transformam informação em textos que atraem e convencem.

Se você gostou de entender mais sobre a legibilidade no SEO, não deixe de acompanhar o blog da Agência Contato para mais dicas sobre marketing digital! 

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