Periodicamente, o Google realiza uma série de alterações em seus sistemas e algoritmos de pesquisa, que são anunciadas ao longo do ano. No dia 22 de agosto de 2023, foi informada uma atualização do Core Update, que já era uma modificação esperada devido à volatilidade da SERP. Neste texto, você vai entender o que esse indicador significa e qual é a mudança proposta pela Big Tech. Continue a leitura!
O que é Core Update?
Core Update ou Atualização Principal, em inglês, são alterações realizadas pelo Google para melhorar seu sistema de avaliação de conteúdo. O objetivo é mostrar resultados mais úteis e confiáveis para os usuários.
O algoritmo do Google está em constante atualização, por isso são anunciadas diversas mudanças várias vezes ao ano para aprimorar seu desempenho, que são chamadas de Core Update.
Essas atualizações não são direcionadas a sites ou páginas especÃficas, mas sim ao modo como o conteúdo é avaliado, de forma geral. Nesse sentido, é comum que algumas páginas percam ou ganhem desempenho nos resultados de pesquisa após uma atualização principal, mas isso não significa que elas são boas ou ruins.
Segundo a própria Big Tech, é como se você atualizasse uma lista dos melhores filmes que existem depois de alguns anos, de forma que novos tÃtulos entrariam e outros mudariam de posição.
Resumidamente, então, as Core Updates são mudanças significativas que afetam a forma como o algoritmo avalia e classifica as páginas, para mostrar os melhores resultados possÃveis aos usuários.
Histórico de Atualizações do Google
Como citamos anteriormente, o Google anuncia mudanças várias vezes ao ano. Em 2023, a última mudança foi realizada no mês de abril, envolvendo o sistema de avaliações do produto.
Já a última Atualização Principal foi implementada em março de 2023, priorizando conteúdos úteis, confiáveis, relevantes e de alta qualidade para melhorar a experiência do usuário.
O Core Update anunciado em agosto já é a 4ª atualização realizada pelo Google neste ano.
A volatilidade da SERP
A volatilidade da SERP é uma métrica que indica como as posições dos sites nos resultados de busca do Google mudam ao longo do tempo. Por esse motivo, é essencial acompanhá-la e entender como ela impacta o seu site.
Basicamente, quanto maior a volatilidade, mais alterações são feitas nas classificações dos sites. Por isso, normalmente uma volatilidade muito alta indica uma alteração no algoritmo do Google. E foi o que aconteceu no mês de agosto.
Ao longo de nossas auditorias de SEO, percebemos uma alta volatilidade na SERP, que despertou nossa atenção para uma possÃvel mudança a ser anunciada pela Big Tech:
Como era esperado, o Google anunciou sua Atualização Geral no dia 22. Ainda não sabemos exatamente quais são os pontos de mudança, pois não foi informado pelo Google, mas temos a previsão de 2 semanas para o término da implantação.
Quais os impactos dessa nova atualização?
Ainda não é possÃvel realizar nenhuma projeção, pois não sabemos exatamente o que vai ser atualizado pelo Google. Até então, a implementação foi informada em 22 de agosto e pode levar até duas semanas para ser concluÃda.
Contudo, essas mudanças provavelmente estão relacionadas à links e à experiência do usuário, que são aspectos presentes nas últimas alterações. Falaremos mais sobre elas no próximo tópico!
Nova medida para a SERP
Há algumas semanas atrás, ainda no mês de agosto, o Google anunciou uma mudança na forma de exibição dos resultados de pesquisa aprimorada, que pode estar relacionada ao novo Core Update.
Trata-se da redução de visibilidade das Perguntas Frequentes (FAQs) e a limitação das instruções para dispositivos desktop.
Agora, os snippets de FAQ só aparecem em sites de saúde e governamentais confiáveis. Para os demais sites, essa busca avançada não é mais mostrada, de forma que o Google decide quais sites estão qualificados ou não.
Já as instruções (HowTo) estão restritas para computadores, deixando de serem exibidas em dispositivos móveis. Para isso, a versão mobile do seu site precisa ter a marcação adequada.
E como isso impacta o trabalho de SEO? Bom, pensando no número de impressões, é possÃvel ter uma queda dependendo do seu rankeamento. Se sua página não estiver nos primeiros resultados de pesquisa e estiver rankeada apenas nos snippets, por exemplo, você será prejudicado.
Por outro lado, as chances de clique no seu site podem aumentar, pois as respostas não vão estar de imediato no inÃcio da página.
O que fazer se meu site for afetado pelo Core Update?
A grande dica é oferecer conteúdo relevante e de qualidade, que é o que o Google espera. Por isso, desenvolva sempre materiais úteis e confiáveis, alinhando-se às boas práticas recomendadas pela Big Tech.
Após a mudança, analise quais páginas tiveram queda de desempenho e compare-as com outras páginas que responderam melhor à s pesquisas dos usuários. Otimize seu site constantemente e procure um serviço especializado de SEO, sempre que possÃvel.
Lembre-se: o Google prioriza cada vez mais a experiência do usuário, por isso nunca deixe-a de lado em seu site.
Se você gostou de entender mais sobre o 2023 August Core Update, acesse o blog da Contato para acompanhar as atualizações do Google em primeira mão!