Não há como negar: cada vez mais os brasileiros têm aprendido a investir e acompanhar os movimentos da bolsa de valores. A prova disso é o aumento expressivo do número de novos pequenos e médios investidores pessoa física no mercado de capitais nos últimos 20 anos.
Neste cenário, nasceu a Vortuna: um aplicativo de fácil navegação para análises rápidas e intuitivas do cenário de investimento do cliente a partir da integração de contas. Assim, as pessoas poderiam tomar decisões mais assertivas em relação aos seus investimentos.
A Vortuna tem um objetivo simples: solucionar a vida do pequeno e médio investidor do mercado de capitais da bolsa de valores B3 (antiga Bovespa). Entretanto, explicar esse serviço para o público era um grande desafio.
É neste momento que a Agência Contato passa a fazer parte desta história: a nossa missão era tornar o serviço desta fintech entendível para o seu público-alvo. E, para isso, foi preciso estruturar um plano de marketing de conteúdo completo e focado na persona da empresa.
No blog de hoje, vamos contar como o time da Contato transformou este desafio em um case de sucesso em marketing de conteúdo para startups de investimento! Vamos lá!
Desafio: como explicar o que a Vortuna faz?
Um dos grandes desafios das empresas ligadas à inovação é explicar quais resultados elas podem entregar aos seus clientes.
Em alguns casos, o produto ou serviço é tão novo que é preciso antes criar uma demanda para que a marca se estabeleça em seu mercado, conquiste os primeiros usuários e projete um crescimento em escala.
E foi exatamente este o cenário que encontramos para a Vortuna. Isto porque, embora o gerenciamento de riscos no mercado de capitais seja familiar entre os grandes players de investimento, essa não é a realidade dos pequenos e médios investidores, que são o público desta startup.
Diante disso, como criar essa demanda? A solução encontrada pelos profissionais da Contato foi dividida em três frentes de atuação: identidade visual, marketing de conteúdo e conteúdos ricos.
Solução 1: identidade visual
O nome Vortuna vem dos próprios fundadores da empresa. Para chegarem nesta palavra, eles foram até a Roma Antiga e trouxeram uma referência à deusa da fortuna, da sorte e da esperança, que era conhecida como Vortumna.
Adaptando o nome bem sugestivo ao cenário atual, chegaram ao resultado final: Vortuna.
No projeto de identidade visual, foi preciso trabalhar ainda mais conceitos neste sentido para a agregar à personalidade desta marca. Para isso, dividimos as características que gostaríamos de transmitir em 3 grupos:
- Grupo 1: confiável, clara, prática e objetiva;
- Grupo 2: humana, acolhedora e personalizável, capaz de lidar com o investimento não como dinheiro, mas como os sonhos e objetivos de alguém;
- Grupo 3: descontraída, mas ainda assim uma empresa séria.
Buscando uma imagem que pudesse resumir todos estes valores, chegamos à seguinte solução:
Identidade visual desenvolvida para a Vortuna pela Agência Contato.
? Saiba mais: conheça o projeto completo de identidade visual desenvolvido para a Vortuna.
Solução 2: marketing de conteúdo
Para tornar o serviço da Vortuna mais claro para o seu público, é preciso entender quais são as suas dores. Nesse sentido, identificados que o principal desafio dos pequenos e médios empreendedores são a insegurança e o medo de perder o pouco dinheiro investido em uma oscilação de mercado na bolsa.
Em seguida, concluídos que este receio é causado, principalmente, porque estas pessoas têm pouco conhecimento sobre a gestão de risco ou imagina que isto seja algo inacessível para elas.
Como o propósito da Vortuna é ser uma solução democratizada para a gestão de risco no mercado financeiro, ficou claro que era importante também democratizar o acesso a este tipo de informação.
Para isso, foi estruturado um projeto de marketing de conteúdo centralizado no blog da Vortuna e totalmente focado na persona da empresa. Neste momento, nossos principais objetivos eram:
- Construir autoridade;
- Educar o mercado sobre risco e retorno;
- Educar o mercado sobre os serviços da Vortuna;
- Dar poder ao usuário para que ele possa controlar o risco de seu investimento e ter retorno constante.
Solução 3: Conteúdo Rico
Para criar uma comunidade fiel e capaz de promover o software da empresa e ampliar a visibilidade do lançamento da Vortuna, resolvemos colocar à disposição do público aquilo que a marca tem de melhor: o conhecimento.
Dessa forma, desenvolvemos uma landing page estratégica, que fosse capaz de captar leads interessados em aprender sobre gestão de risco. Neste espaço, disponibilizamos um curso gratuito sobre o assunto criado pelos próprios fundadores da startup:
Estes foram os passos que seguimos para desenvolver um planejamento estratégico de conteúdo que pudesse impulsionar os negócios de uma startup de investimento. E agora é a hora de fazer o mesmo pela sua empresa!
Clique aqui para falar agora mesmo com o consultor de marketing digital da Agência Contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio a construir estratégias que decolam! ?