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12 de junho de 2023

O que faz um Gestor de Tráfego?

12 de junho de 2023

O que faz um Gestor de Tráfego?

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Uma estratégia do Marketing Digital que se mostrou eficiente é a Gestão de Tráfego. Por isso, vêm aumentando a procura por profissionais dessa área, conhecidos como gestores de tráfego. Responsáveis por planejar e otimizar campanhas em canais pagos, essa função tem a tendência de crescer nos próximos anos. 

Por isso, a Contato trouxe hoje um artigo explicando tudo que um Gestor de Tráfego faz. Boa leitura!

O que é gestão de tráfego?

Antes de explicar o que um gestor de tráfego faz, é preciso entender o que é a gestão de tráfego em si. Ela é uma estratégia do Marketing Digital que tem como objetivo aumentar o fluxo de visitantes para o site ou redes sociais de uma marca. 

Uma boa gestão de tráfego traz melhor visibilidade e posicionamento da marca em relação aos concorrentes, além de ser responsável pelo aumento das vendas e por consequência, do faturamento! 

Dessa forma, há 6 tipos de tráfegos: o tráfego pago, o orgânico, o social, de referência, direto e do email marketing. Porém, os principais são o pago e o orgânico. 

O tráfego orgânico está relacionado com as visitas que são geradas de forma natural, sem o pagamento de anúncios. Ou seja, são os resultados que aparecem nas primeiras posições sem a tag “anúncio” nos buscadores. A vantagem desse tipo de tráfego é que ele tem maior valor a longo prazo para a empresa. 

Já o tráfego pago ocorre através de anúncios em sites, redes sociais e até mesmo pelos buscadores. E como o nome já diz, ele tem um custo para quem contrata. A vantagem do tráfego pago é que ele tem efeito imediato e pode ser usado como complemento ao tráfego orgânico, gerando bons resultados a longo prazo. 

O que faz um Gestor de Tráfego?

Como falamos anteriormente, o Gestor de Tráfego é responsável por gerar tráfego pago para os sites de uma empresa. Seu trabalho funciona através das ferramentas de marketing disponíveis na forma digital, como sites, redes sociais e os buscadores.  

Com isso, para ser um bom profissional é necessário analisar dados, entender qual o melhor canal, quais são as possibilidades de otimização e a relação entre as diversas métricas que cada canal apresenta. Além disso, é importante que um gestor de tráfego tenha um conhecimento multidisciplinar no Marketing Digital, não apenas em mídia paga. 

As principais funções desse cargo são: 

  • gerar estudos de palavra-chave e do público para planejar e implementar campanhas; 
  • desenvolver o planejamento, criação e otimização de campanhas de Mídia Paga;
  • distribuir a verba entres os canais de Mídia Paga;
  • analisar e acompanhar as campanhas de mídia, através da gestão de verba das contas de anúncios e procurando oportunidades de melhoria;
  • criar contas, perfis ou gerenciadores de campanhas para os clientes em diversos canais;
  • analisar desempenhos de campanhas e seu impacto nas estratégias de marketing;
  • criar relatórios ou dashboards para mensurar os resultados. 

Tipos de gestor de tráfego

Como a função de um gestor de tráfego pode ser ampla, já que existem diversas ferramentas que podem ser administradas, foi pensado algumas divisões para facilitar o trabalho e obter melhores resultados. Continue lendo e saiba quais são! 

Google Ads

Todas as empresas almejam estar no topo das páginas do Google, mas nem sempre é algo fácil de alcançar. Pensando nisso, um gestor de tráfego do Google ads tem como função controlar o custo de uma campanha paga para que a empresa apareça no topo da página em forma de anúncio. 

Desse modo, este profissional atua com foco no que está buscando no que o seu público está buscando no momento. Para isso, é importante conhecer as ferramentas e técnicas que podem ajudar a chegar em uma boa quantidade boa e bem qualificada de palavras-chave. 

Social Ads

Já um gestor de tráfego com foco no Social Ads é responsável por criar anúncios para as redes sociais, como o Instagram Ads, Facebook Ads e Linkedin Ads. Com isso, os profissionais focam em atividades em cima do perfil das personas ou potenciais clientes, conhecendo seus interesses e especificações para um público que consuma o que está sendo ofertado. 

Multidisciplinar

O gestor de tráfego multidisciplinar é o profissional da área que é mais requisitado. Por conseguir atrair visitantes e fazer a gestão do tráfego em diversos canais, é necessário para um bom profissional ter conhecimento em todas as ferramentas. 

Com isso, o bom gestor de tráfego deve ser mais estratégico, não focando apenas nas ferramentas que domina, mas focando na melhor estratégia para aumentar o tráfego de uma página.  

Por que investir em tráfego pago?

Você já viu a importância do Gestor de Tráfego para um negócio. Mas fica a dúvida: por que investir em tráfego pago? 

Uma vantagem do tráfego pago são os resultados em curto prazo, ou seja, a partir do momento que a empresa colocar dinheiro nas plataformas já é possível ver resultados, diferente dos canais orgânicos. Com isso, estes resultados a curto prazo são importantes para qualquer negócio, principalmente para aqueles que estão iniciando no ambiente digital. 

Outra vantagem desse tipo de tráfego é que ele é uma maneira eficiente de gerar leads, já que é possível capturar mais leads. Com isso, o tráfego pago consegue encontrar pessoas específicas, que estão buscando exatamente o que você está oferecendo. 

Além disso, é possível diversificar sua campanha ou realizar um marketing 360º. Com isso, é possível fazer com que os anúncios sejam diversos e cheguem a mais pessoas. Logo, investir nesse tipo de estratégia é ótimo para quem está no processo de estruturação e consolidação da marca. 

A Contato já fez um artigo apresentando algumas vantagens de se investir no Tráfego Pago. Caso queira saber mais, clique aqui

O que é preciso para ser um gestor de tráfego?

Independentemente da função, um bom profissional precisa ter conhecimento. E com o gestor de tráfego não seria diferente. Por isso, continue lendo e saiba quais são os requisitos desse profissional! 

Capacidade analítica

Um bom gestor de tráfego tem um bom conhecimento analítico, ou seja, é importante que ele saiba analisar dados das campanhas lançadas para entender se os objetivos inicialmente traçados serão cumpridos.

Já que para cada objetivo de campanha é necessário analisar os indicadores para saber se está tendo ou não um bom desempenho, é fundamental que o gestor tenha uma boa capacidade analítica. Por isso, é interessante ter conhecimento em ferramentas como Excel ou Google Sheets, que poderão facilitar as análises.

Boa comunicação

Outro requisito importante é uma boa comunicação. Como um gestor de tráfego precisa ter relação com vários setores de uma empresa como marketing, vendas, TI, produto, suporte, é necessário ter uma boa capacidade de comunicação com todas estas áreas. 

Além disso, uma boa comunicação é necessária para apresentar relatórios e reuniões de definições de estratégias.

Especialização

Pode parecer óbvio, mas um bom gestor deve se especializar, pois só assim ele conseguirá dominar as principais ferramentas de mídia. Por isso, é importante estudar sobre a área. Algumas dicas que podem ajudar na hora de estudar são: 

  • faça cursos sobre o tema;
  • complemente os estudos com tutoriais;
  • aplique os conceitos aprendidos na prática; 
  • troque ideias com outros gestores de tráfego. 

Conhecimento de negócios 

Mesmo tendo um técnico muito bom, um bom gestor de tráfego precisa ter conhecimentos na área dos negócios. Por isso, ter o conhecimento nessa área ajuda a entender os objetivos de negócio ampliando a visão sobre os resultados. E ao entregar mais resultados, o profissional será mais valorizado. 

Qual o salário de um gestor de tráfego?

De acordo com o site Glassdoor, um gestor de tráfego ganha em média R$ 2.500,00 por mês. Todavia, devemos lembrar que esse valor irá variar de acordo com a região e empresa que está oferecendo o cargo. 

Além do mais, os profissionais dessa área podem atuar como freelancer/autônomo, tendo contato com vários clientes. E quanto mais maduro e experiente for o gestor de tráfego, maior o valor que poderá ser cobrado de seus clientes. 

Conheça a gestão de tráfego da Agência Contato 

A Agência Contato é especializada em serviços de Marketing Digital estratégico. Com a missão de transformar a experiência das empresas no meio digital, contamos com uma equipe especialistas em gestão de tráfego que irão executar campanhas que vão impulsionar o sucesso da sua marca no ambiente digital!

Caso queira saber mais sobre a Gestão de Tráfego na Agência Contato, clique aqui!

E não deixe de acompanhar nosso blog para ficar por dentro do universo do Marketing Digital. Até a próxima!

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