O Brasil fechou o ano de 2020 como o maior número de empreendedores da sua história. O que significa que atrair clientes tem se tornado uma tarefa cada vez mais competitiva.
Por isso, já não basta oferecer o melhor custo-benefício para conquistar novos consumidores. É preciso investir na experiência de compra e em um posicionamento estratégico de mercado.
Quer saber como o seu negócio pode se destacar entre a concorrência? Então, continue a leitura. No blog de hoje, vamos revelar os 7 melhores investimentos para atrair clientes para a sua empresa!
Descubra a sua persona
Provavelmente você já ouviu dizer que quem tenta falar com todo mundo, acaba não sendo ouvido por ninguém. Infelizmente — ou não —, este é um fato. E vale também para o mundo dos negócios.
De maneira geral, a persona é um personagem semi fictício que representa o cliente ideal de uma marca. Ou seja, aquela pessoa que tem tudo a ver com a sua empresa e que seria um consumidor fiel ao seu negócio.
Apesar deste ser um conceito do marketing digital, a verdade é que quanto mais definido for o seu público, mais próxima e assertiva será a sua comunicação com ele on e off-line. Logo, mais fácil será criar um relacionamento de confiança e transformar esta pessoa em um cliente.
Tenha uma identidade visual
A identidade visual é a primeira impressão que as pessoas têm do seu negócio. Por isso, ter uma identidade bem definida é fundamental para atrair clientes. Desde o logotipo e cores principais, até o design do próprio estabelecimento.
Especificamente aplicada ao ponto de venda, esta estratégia pode ser entendida como Visual Merchandising. Que é a composição de estratégias de comunicação visual, marketing, arquitetura e design de interiores para valorizar os produtos e a própria marca e estimular os clientes a fecharem a compra.
Além disso, esta identidade também poderá ser aproveitada em toda a estratégia de marketing on e off-line da sua empresa. Como em posts de redes sociais e materiais gráficos.
O mais importante é que este alinhamento visual demonstra, acima de tudo, profissionalismo e credibilidade. Dessa forma, é um grande diferencial para se destacar no mercado.
Ofereça um atendimento de excelência
Tão importante quanto atrair clientes, é garantir que eles possam voltar a fazer negócio com você. E, para isso, é essencial investir em um atendimento que seja referência em qualidade.
Para garantir que a sua equipe esteja preparada para oferecer este suporte, uma boa opção é investir em treinamentos e capacitações voltadas para o relacionamento com o público.
Vale lembrar que, ao contrário do que dizem, o cliente nem sempre tem a razão. Mas, é importante que, ainda assim, a sua empresa possa oferecer o melhor atendimento possível para que as pessoas possam ficar satisfeitas com o seu negócio. Mesmo que não cheguem a finalizar a compra.
Aposte no marketing de referência
Com certeza você já se interessou por algum produto ou serviço recomendado por uma pessoa próxima, certo? E você não foi o único! Na verdade, grande parte das pessoas preferem consumir por meio de indicações.
Por isso, nem só de influenciadores digitais pode viver o marketing do seu negócio. O marketing de referência é uma estratégia que se baseia na indicação do seu produto por parte dos próprios clientes para amigos ou familiares.
Para isso, além do atendimento de excelência, aposte em uma boa experiência de compra e em um programa de vantagens em troca de indicações.
Crie um programa de fidelidade
Como vimos, para atrair clientes é importante criar uma espécie de relacionamento com o seu público-alvo. E, como qualquer relacionamento, este também deve ser uma via de mão dupla. Afinal, se o seu cliente te ajuda a crescer, por que não oferecer a ele um reconhecimento por esta parceria?
Geralmente, a melhor maneira de fazer esta oferta é a partir de um programa de fidelidade. Que é uma estratégia para fidelizar consumidores por meio de prêmios, sorteios ou acúmulo de pontos que podem ser trocados por outros itens.
Esta é uma forma de fazer com que o cliente se sinta reconhecido pela empresa. E, principalmente, que sinta o desejo de manter este relacionamento a longo prazo. Mas, além disso, esta também é uma das principais ferramentas para atrair novos clientes interessados por estas vantagens.
Faça promoções
Se um programa de fidelidade é uma estratégia eficiente para atrair clientes, as promoções são tanto quanto — ou mais. Isto porque elas oferecem uma proposta de benefício rápido. O que chama a atenção de consumidores mais imediatistas.
Uma boa estratégia para isso é oferecer promoções para a primeira compra. Assim, você incentiva ainda mais o possível cliente a dar o primeiro passo para conhecer o seu produto ou serviço.
Outras oportunidades imperdíveis para se destacar com promoções é nas datas sazonais. As mais comuns são: natal, dia das mães e dia dos pais, por exemplo. Entretanto, o melhor momento para a sua empresa precisa ser aquele que tenha alguma relação com o serviço que você oferece.
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Tenha um planejamento de marketing digital
Mais de 4 bilhões de pessoas estão conectadas à internet no mundo inteiro. Investir no digital já não é mais uma opção para se tornar mais competitivo. Mas, uma realidade essencial para conseguir se manter no mercado.
E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o marketing digital não se limita às redes sociais. Embora este seja um importante canal para se aproximar do público, esta estratégia isolada não irá gerar um grande impacto para o seu negócio.
Para atrair clientes e garantir resultados efetivos — e lucrativos — é necessário ter um planejamento de marketing digital com estratégias integradas e personalizadas para o seu negócio.
Então, não fique atrás da concorrência! Fale com um especialista da Agência Contato e saiba como atrair mais clientes por meio de um plano de marketing digital que vai decolar os resultados da sua empresa! ?