Se vocĂª estĂ¡ aqui Ă© porque tem um negĂ³cio e quer aumentar as suas vendas, certo? EntĂ£o, saiba que uma boa ideia para fazer isso acontecer Ă© traçar boas estratĂ©gias de marketing para a Black Friday deste ano.
O evento surgiu nos Estados Unidos e Ă© um dia em que os lojistas fazem grandes promoções. Entretanto, nĂ£o adianta apenas abaixar os preços se vocĂª nĂ£o usar o marketing como seu aliado neste processo.
Em 2021, a Black Friday acontecerĂ¡ no dia 26 de novembro. Por isso, o ideal Ă© começar a traçar as suas estratĂ©gias de marketing o quanto antes para garantir uma vantagem competitiva no grande dia.Â
Por isso, se vocĂª quer aprender como usar o marketing na Black Friday continue a leitura! No blog de hoje vamos te dar dicas prĂ¡ticas de como aumentar as suas vendas durante este perĂodo. Confira!Â
Vale a pena participar da Black Friday?
Muita gente se pergunta se vale a pena participar da Black Friday. E a resposta nĂ£o poderia ser outra: sim, vale a pena! Isso porque a Black Friday Ă© a data favorita das novas gerações para fazer as compras de fim de ano!
AlĂ©m disso, por mais que vocĂª tenha que aplicar uma margem menor de lucro nos produtos durante a promoĂ§Ă£o, o volume de vendas serĂ¡ maior. Dessa forma, esta ainda Ă© uma Ă³tima oportunidade para aumentar as vendas e garantir grandes resultados!
Uma pesquisa apontou que ano passado, devido Ă pandemia, a Black Friday aumentou 25,1% das vendas nas lojas virtuais. Por isso, aplicar conceitos de marketing digital Ă© uma estratĂ©gia que tem tudo para dar certo! Â
7 dicas rĂ¡pidas de marketing para a Black Friday
Agora que explicamos a importĂ¢ncia de fazer marketing na Black Friday, surge a dĂºvida de como colocar os planos e as estratĂ©gias em prĂ¡tica.
Entretanto, Ă© muito difĂcil dar os primeiros passos quando nĂ£o se tem ideia de onde começar. Mas, nĂ£o se preocupe! É por isso que listamos 7 ações para ajudar o seu negĂ³cio a bombar nessa Black Friday. Confira!
Crie expectativa
Uma boa estratĂ©gia de marketing começa com a criaĂ§Ă£o de expectativas! Dito isso, nĂ£o adianta deixar para colocar suas ações em prĂ¡tica em cima da hora.
O chamado Marketing de Expectativa tem o objetivo de envolver o pĂºblico emocionalmente para um evento futuro e, dessa forma, gerar um maior engajamento.
Neste contexto, uma das formas de colocar isso em prĂ¡tica Ă© criar anĂºncios lembrando que a data da Black Friday se aproxima e dar spoilers das promoções que estĂ£o por vir!
Trabalhe o e-mail marketing
Outra forma de consolidar uma estratĂ©gia de marketing na Black Friday Ă© por meio do e-mail marketing. A publicidade atravĂ©s do correio eletrĂ´nico pode atrair o pĂºblico alvo desejado para a sua loja.
Por isso, Ă© importante construir uma lista de e-mails, criar um template atrativo e escrever seu texto seguindo as regras do copywriting. Afinal, uma escrita que tem como foco a conversĂ£o Ă© muito mais eficaz neste contexto.
AlĂ©m disso, a maior vantagem do e-mail marketing Ă© que Ă© possĂvel analisar o retorno gerado ao avaliar relatĂ³rios e grĂ¡ficos. Assim, vocĂª pode notar o que pode ser melhorado em ações futuras.Â
Explore o remarketing
Mais uma dica que pode te ajudar no marketing da Black Friday Ă© o remarketing. Isso significa fazer marketing novamente para alguĂ©m que jĂ¡ se interessou pelo seu produto.
VocĂª provavelmente tambĂ©m jĂ¡ foi afetado pelo remarketing. Ele aconteceu quando vocĂª viu um produto em uma loja e depois encontrou um anĂºncio relacionado no Facebook.
Por meio do Google, vocĂª pode marcar e identificar quem jĂ¡ deu uma olhada no seu site. Dessa forma, vocĂª pode programar para que seus anĂºncios sejam reapresentados a esses usuĂ¡rios quando eles navegam pela internet.
Promova campanhas segmentadas
VocĂª jĂ¡ deve ter ouvido que Ă© muito mais eficaz criar uma estratĂ©gia de marketing se o foco estiver direcionado em seu pĂºblico alvo. Por isso, Ă© fundamental promover campanhas segmentadas durante essa Black Friday.
Dessa forma, utilize dados, mĂ©tricas e ferramentas pagas que atinjam as pessoas que potencialmente possam comprar seus produtos. Plataformas como o Audience Insights, do Facebook, podem te ajudar a conhecer melhor a sua audiĂªncia.
Dito isso, Ă© importante saber o pĂºblico que vocĂª quer atingir para criar um storytelling que se conecte Ă essa audiĂªncia. VocĂª sĂ³ vai conseguir atrair um determinado tipo de pĂºblico com ações que dialoguem com suas personalidades e preferĂªncias.
Planeje a jornada de compra
Jornada de compra Ă© o caminho que o cliente percorre antes de fechar uma compra. Assim, Ă© preciso planejar este processo que acontece por meio de quatro etapas:
- O cliente descobre e aprende sobre o seu produto;
- Ele reconhece que tem um problema que poderia ser resolvido com um produto como o seu;
- EntĂ£o, considera o seu produto como a soluĂ§Ă£o do seu problema;
- E, finalmente decide comprar o seu produto!
Resumindo: vocĂª precisa atrair, encantar e engajar o seu consumidor! Assim, o seu marketing na Black Friday deve traçar estratĂ©gias que atendam a esses quesitos desde a sua criaĂ§Ă£o!
Faça parceria com influenciadores
Cada vez mais, os usuĂ¡rios das redes sociais acompanham os influenciadores digitais. Por isso, ter a sua aĂ§Ă£o de Black Friday divulgada por esses profissionais pode atrair muitos clientes para a sua loja.
Entretanto, tenha atenĂ§Ă£o na hora de escolher um profissional. Isto porque vocĂª estarĂ¡ atrelando a ele a imagem da sua marca. Dessa forma, procure influenciadores que tenham credibilidade.
Deste modo, eles irĂ£o emprestar a boa imagem que conquistaram com o pĂºblico para o seu produto. Por isso, os consumidores que confiam na opiniĂ£o do profissional nĂ£o deixarĂ£o de dar aquela olhadinha na sua loja durante a Black Friday!Â
Explore o gatilho da escassez
Os gatilhos mentais sĂ£o fundamentais na redaĂ§Ă£o de textos publicitĂ¡rios. Isto porque eles estimulam o cĂ©rebro humano a tomar determinadas decisões e efetuar a compra de um produto.
Dessa forma, um dos melhores gatilhos mentais para se usar durante uma promoĂ§Ă£o Ă© o da escassez.
Por isso, dizer que um produto Ă© limitado ou que estĂ¡ acabando farĂ¡ com que o potencial comprador acelere o processo de compra. Isto acontece porque ele terĂ¡ medo de se frustrar quando o produto ficar indisponĂvel.
Gostou dessas dicas para criar ações de marketing na Black Friday? EntĂ£o, acesse o blog da Contato e encontre outros textos que vĂ£o te ajudar a traçar as melhores estratĂ©gias para o marketing digital da sua empresa!