Se você está aqui é porque tem um negócio e quer aumentar as suas vendas, certo? Então, saiba que uma boa ideia para fazer isso acontecer é traçar boas estratégias de marketing para a Black Friday deste ano.
O evento surgiu nos Estados Unidos e é um dia em que os lojistas fazem grandes promoções. Entretanto, não adianta apenas abaixar os preços se você não usar o marketing como seu aliado neste processo.
Em 2021, a Black Friday acontecerá no dia 26 de novembro. Por isso, o ideal é começar a traçar as suas estratégias de marketing o quanto antes para garantir uma vantagem competitiva no grande dia.
Por isso, se você quer aprender como usar o marketing na Black Friday continue a leitura! No blog de hoje vamos te dar dicas práticas de como aumentar as suas vendas durante este período. Confira!
Vale a pena participar da Black Friday?
Muita gente se pergunta se vale a pena participar da Black Friday. E a resposta não poderia ser outra: sim, vale a pena! Isso porque a Black Friday é a data favorita das novas gerações para fazer as compras de fim de ano!
Além disso, por mais que você tenha que aplicar uma margem menor de lucro nos produtos durante a promoção, o volume de vendas será maior. Dessa forma, esta ainda é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e garantir grandes resultados!
Uma pesquisa apontou que ano passado, devido à pandemia, a Black Friday aumentou 25,1% das vendas nas lojas virtuais. Por isso, aplicar conceitos de marketing digital é uma estratégia que tem tudo para dar certo!
7 dicas rápidas de marketing para a Black Friday
Agora que explicamos a importância de fazer marketing na Black Friday, surge a dúvida de como colocar os planos e as estratégias em prática.
Entretanto, é muito difícil dar os primeiros passos quando não se tem ideia de onde começar. Mas, não se preocupe! É por isso que listamos 7 ações para ajudar o seu negócio a bombar nessa Black Friday. Confira!
Crie expectativa
Uma boa estratégia de marketing começa com a criação de expectativas! Dito isso, não adianta deixar para colocar suas ações em prática em cima da hora.
O chamado Marketing de Expectativa tem o objetivo de envolver o público emocionalmente para um evento futuro e, dessa forma, gerar um maior engajamento.
Neste contexto, uma das formas de colocar isso em prática é criar anúncios lembrando que a data da Black Friday se aproxima e dar spoilers das promoções que estão por vir!
Trabalhe o e-mail marketing
Outra forma de consolidar uma estratégia de marketing na Black Friday é por meio do e-mail marketing. A publicidade através do correio eletrônico pode atrair o público alvo desejado para a sua loja.
Por isso, é importante construir uma lista de e-mails, criar um template atrativo e escrever seu texto seguindo as regras do copywriting. Afinal, uma escrita que tem como foco a conversão é muito mais eficaz neste contexto.
Além disso, a maior vantagem do e-mail marketing é que é possível analisar o retorno gerado ao avaliar relatórios e gráficos. Assim, você pode notar o que pode ser melhorado em ações futuras.
Explore o remarketing
Mais uma dica que pode te ajudar no marketing da Black Friday é o remarketing. Isso significa fazer marketing novamente para alguém que já se interessou pelo seu produto.
Você provavelmente também já foi afetado pelo remarketing. Ele aconteceu quando você viu um produto em uma loja e depois encontrou um anúncio relacionado no Facebook.
Por meio do Google, você pode marcar e identificar quem já deu uma olhada no seu site. Dessa forma, você pode programar para que seus anúncios sejam reapresentados a esses usuários quando eles navegam pela internet.
Promova campanhas segmentadas
Você já deve ter ouvido que é muito mais eficaz criar uma estratégia de marketing se o foco estiver direcionado em seu público alvo. Por isso, é fundamental promover campanhas segmentadas durante essa Black Friday.
Dessa forma, utilize dados, métricas e ferramentas pagas que atinjam as pessoas que potencialmente possam comprar seus produtos. Plataformas como o Audience Insights, do Facebook, podem te ajudar a conhecer melhor a sua audiência.
Dito isso, é importante saber o público que você quer atingir para criar um storytelling que se conecte à essa audiência. Você só vai conseguir atrair um determinado tipo de público com ações que dialoguem com suas personalidades e preferências.
Planeje a jornada de compra
Jornada de compra é o caminho que o cliente percorre antes de fechar uma compra. Assim, é preciso planejar este processo que acontece por meio de quatro etapas:
- O cliente descobre e aprende sobre o seu produto;
- Ele reconhece que tem um problema que poderia ser resolvido com um produto como o seu;
- Então, considera o seu produto como a solução do seu problema;
- E, finalmente decide comprar o seu produto!
Resumindo: você precisa atrair, encantar e engajar o seu consumidor! Assim, o seu marketing na Black Friday deve traçar estratégias que atendam a esses quesitos desde a sua criação!
Faça parceria com influenciadores
Cada vez mais, os usuários das redes sociais acompanham os influenciadores digitais. Por isso, ter a sua ação de Black Friday divulgada por esses profissionais pode atrair muitos clientes para a sua loja.
Entretanto, tenha atenção na hora de escolher um profissional. Isto porque você estará atrelando a ele a imagem da sua marca. Dessa forma, procure influenciadores que tenham credibilidade.
Deste modo, eles irão emprestar a boa imagem que conquistaram com o público para o seu produto. Por isso, os consumidores que confiam na opinião do profissional não deixarão de dar aquela olhadinha na sua loja durante a Black Friday!
Explore o gatilho da escassez
Os gatilhos mentais são fundamentais na redação de textos publicitários. Isto porque eles estimulam o cérebro humano a tomar determinadas decisões e efetuar a compra de um produto.
Dessa forma, um dos melhores gatilhos mentais para se usar durante uma promoção é o da escassez.
Por isso, dizer que um produto é limitado ou que está acabando fará com que o potencial comprador acelere o processo de compra. Isto acontece porque ele terá medo de se frustrar quando o produto ficar indisponível.
Gostou dessas dicas para criar ações de marketing na Black Friday? Então, acesse o blog da Contato e encontre outros textos que vão te ajudar a traçar as melhores estratégias para o marketing digital da sua empresa!