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celular representando uma estratégia martech
21 de maio de 2025

O futuro do Marketing digital: conheça o Martech e como funciona na prática

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21 de maio de 2025

O futuro do Marketing digital: conheça o Martech e como funciona na prática

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Com o uso da Inteligência Artificial em muitos planejamentos e estratégias de marketing, uma tendência está se mostrando concreta para 2025: o uso da tecnologia nas empresas. O que antes era baseado em instinto, hoje é orientado por dados e uma infinidade de ferramentas que trabalham nos bastidores das marcas. Nesse novo cenário, o conceito de Martech tem ganhado popularidade entre os empreendedores.

De acordo com novos estudos, o número de ferramentas Martech cresceu de cerca de 150 em 2011 para mais de 13 mil em 2023. Além disso, entre 2023 e 2024, houve um novo aumento de 27,8%. 

Esses registros de crescimento aparentam não parar por aí, principalmente com o avanço da inteligência artificial, a extinção dos cookies e a busca por experiências personalizadas do usuário.

Mas, afinal, o que é Martech? Como ela funciona na prática? Quais ferramentas fazem parte desse universo? E por que tantas empresas estão investindo pesado nesse tipo de solução? É exatamente isso que você vai descobrir ao longo deste conteúdo. Acompanhe a seguir:

Afinal, o que é Martech?

O termo Martech vem da combinação das palavras marketing e technology. Sendo assim, ela se refere a todas as ferramentas e plataformas usados para planejar, executar, analisar e otimizar ações focadas no cumprimento da jornada do consumidor para a compra de um produto ou serviço. 

Em outras palavras, é tudo aquilo que conecta o mundo criativo da comunicação com o poder analítico dos dados. Isso inclui softwares de automação de e-mail, plataformas de CRM, ferramentas de I.A. e muito mais.

Esse ecossistema tenológico atua como um grande aliado na hora de entender o comportamento das pessoas e de seus nichos-alvo, na busca de gerar identificação dos clientes com seus produtos e otimizar a experiência enquanto ela é aplicada. 

Ou seja, ao invés de depender apenas da intuição dos profissionais do ramo, agora é possível tomar decisões baseadas em informações concretas de planejamentos estratégicos anteriores. Além disso, com os novos sistemas, ainda é possível entender quais as principais métricas do mercado para o sucesso da campanha.

Por que a Martech é tão importante?

O comportamento do consumidor atual é multicanal e altamente dinâmico. As pessoas navegam entre redes sociais, sites, e-mails, aplicativos e assistentes virtuais de forma natural, muitas vezes esperando respostas específicas para suas perguntas, além de conteúdos relevantes da área e experiências únicas para seu modo de pensar. 

Não à toa, o próprio algoritmo do Google já tem entendido a tendência e aplicado em seus navegadores de busca. A tecnologia entra justamente para atender — e superar — essas expectativas.

Utilizar os conceitos de Martech é uma forma de entregar campanhas mais eficazes, segmentadas e mensuráveis. 

Sendo assim, é possível acompanhar cada etapa da jornada do cliente, entender padrões de comportamento, prever necessidades do nicho e otimizar investimentos para determinadas épocas do ano. .

Os principais benefícios do Martech

Investir em Martech oferece uma série de vantagens, especialmente para empresas que desejam escalar seu planejamento estratégico para um novo passo de expansão comercial.

Dessa forma, um dos maiores benefícios é a possibilidade de personalizar a comunicação com o público em larga escala no meio digital. A partir de dados comportamentais e históricos de navegação, é possível criar mensagens direcionadas, recomendação de produtos e campanhas adaptadas ao perfil de cada cliente, aumentando consideravelmente as taxas de leads qualificados.

Outro ponto positivo é a automação de processos do planejamento. Tarefas repetitivas, como envio de e-mails podem ser realizados automaticamente por meio de ferramentas especializadas da área, como a do RD Stadion, o que economiza tempo e trabalho humano. 

Além disso, com sistemas de business intelligence, o marketing se torna orientado por dados. Em outras palavras, o ROI comercial se torna mensurável para todas as partes da equipe.

Por fim, a escalabilidade e a velocidade de adaptação também se destacam. Com os equipamentos certos, é possível lançar uma campanha em poucos cliques, testar abordagens em tempo real e adaptar estratégias conforme o comportamento do mercado.

Martech e inteligência artificial: o futuro já começou

Nos últimos meses, a integração entre Martech com as ferramentas de inteligência artificial generativas abriram novas possibilidades para os planejamentos comerciais. 

Isso porque, os sistemas, que são muitas vezes gratuitos, conseguem analisar volumes gigantescos de dados em segundos, identificar padrões de comportamento e gerar recomendações automáticas para melhorar campanhas e estratégias.ChatGPT, Gemini e Copilot são referências nesse quesito.

Essas ferramentas já são capazes de realizar atendimentos completos, responder dúvidas frequentes, fazer sugestões de produtos e até mesmo finalizar vendas, tudo isso com linguagem natural e disponível 24 horas. O seu uso também é de qualidade para gerar nobos conteúdos, desde descrições de produtos até textos para e-mails e redes sociais.

Como começar com Martech?

Para começar a usar Martech de forma estratégica, o primeiro passo é fazer um diagnóstico das principais necessidades do seu negócio para entender quais pontos do seu marketing atual podem ser otimizados com o uso de ferramentas tecnológicas. 

Pense nos canais que você já utiliza, nos processos que poderiam ser automatizados e na maturação do lead em seu planejamento atual.

Com base nesse mapeamento, você pode montar um conjunto inicial mais enxuto, escolhendo ferramentas que resolvam seus problemas reais e que ofereçam retorno claro no curto prazo. 

Buscar ajuda de especialistas, agências ou consultorias também pode acelerar o processo e garantir que você esteja tomando decisões alinhadas às práticas competitivas do mercado.

Tendências de Martech para os próximos anos

O universo Martech segue em constante transformação e deve se tornar prioridade para as empresas ainda em 2025. 

Algumas das tendências que devem ganhar ainda mais força envolvem o uso de dados zero-party, ou seja, informações fornecidas diretamente pelo consumidor, com consentimento, em troca de buscas mais nichadas. Esse é um ponto positivo já que parte do próprio usuário a permissão do uso de seus dados.

Outro destaque é o avanço das plataformas CDP (Customer Data Platform), que centralizam os dados dos clientes e permitem ações mais inteligentes. Também vemos um crescimento do marketing conversacional, que usa chats e voz com inteligência artificial para promover interações mais humanas e fluidas.

Entendeu sobre o conceito de Martech? Caso você esteja pensando em contratar uma agência de marketing digital, priorize aquelas que dominam esse conceito. Uma organização especializada no assunto vai estruturar sua estratégia de SEO e conteúdo com base em dados do seu público, estudando a fundo as intenções do usuário para a criação de seu funil de compras. 

Sendo assim, se você deseja garantir serviços eficientes para maximizar os resultados das suas estratégias, além contar com o suporte de profissionais especializados, a Contato pode ser a escolha ideal. 

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