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Marketing de Performance
16 de dezembro de 2022

Marketing de performance: conheça mais sobre essa estratégia!

Marketing de Performance
16 de dezembro de 2022

Marketing de performance: conheça mais sobre essa estratégia!

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Diante da vastidão de ferramentas que há dentro do ambiente digital, torna-se fundamental compreendê-las em seus aspectos mais íntimos. Um dos elementos que podem ajudar nessa questão é, justamente, o marketing de performance.

Desde os primórdios da revolução industrial, a comunicação e gestão empresarial passaram a fazer parte do léxico do mercado.

Isso se deu, via de regra, por conta da necessidade de dar vazão para o grande fluxo produtivo que aquelas novas tecnologias haviam propiciado.

No século seguinte, a partir de uma série de mídias que foram se consolidando como parte do cotidiano das pessoas, a publicidade virou sua principal manifestação.

Fosse na televisão, cinema ou no rádio, as marcas passaram a apostar nessas alternativas para conseguir gerar desejo em seu público.

Sendo assim, uma fornecedora de estrutura metálica aparente poderia aparecer com muito mais facilidade para os seus compradores.

Isso estruturou todas as dinâmicas empresariais e, ainda hoje, tem seus ecos em diversas modalidades comunicacionais.

No entanto, diante das revoluções digitais, alguns novos recursos passaram a fazer parte da vida cotidiana.

Marketing digital: um novo paradigma

Por conta dessas novidades, alguns fatores foram possibilitados e começaram a ditar as regras dentro do mercado.

Por essa razão, o marketing digital tem sido uma das perspectivas mais utilizadas por qualquer empresa que deseja se manter de forma salutar em seu mercado.

Isso se dá por conta de seu caráter quase que impositivo, uma vez que é uma dinâmica que quase todos são partícipes.

Além disso, há uma máxima que permeia o mercado desde seu início, que é: quem não investe em inovações, certamente, terá uma concorrência que o fará.

Nesse sentido, existe um risco muito grande de se perder uma série de perspectivas mercadológicas importantes.

Uma empresa que faz vaporizador para hidratação de cabelo pode conseguir conquistar uma série de realizar a partir da perspectiva de conteúdo, por exemplo.

Ter em mente alguns de seus benefícios mais importantes pode, em grande medida, ajudar a ilustrar um pouco melhor essa implementação. Alguns deles são:

  • Atração de leads;
  • Qualificação de leads;
  • Levantamento de dados;
  • Orientação de comunicação.

Esses são alguns dos elementos centrais que o marketing de conteúdo consegue proporcionar para quem o aplica.

Nesse sentido, cabe um detalhamento maior quanto a essas relações, uma vez que elas podem facilitar na hora de compreender sua importância.

Atração de leads

Sendo esse um dos elementos centrais para qualquer implementação no ambiente digital, não há espaço para equívocos em cima disso.

O lead é, dessa forma, um possível cliente que ao entrar na plataforma precisa ser orientado para a conversão em cliente.

Se, por acaso, houver uma pesquisa referente a espelho banheiro sob medida, na medida que esse usuário entrar no site de uma empresa, ele já pode ser considerado um lead.

Qualificação de lead

É fundamental ressaltar que esse tipo de contato entre empresa e público não é feito de forma generalista.

Na verdade, ele está baseado na qualificação que aquele lead consegue ganhar dentro dessa dinâmica. Isso acontece porque o interessa, antes de qualquer coisa, é um elemento que parte dele para a empresa e não o contrário.

Para uma empresa identificar uma potencial locação de impressora em sua loja, ela, primeiro, vai avaliar a demanda que partirá do público.

Levantamento de dados

Poucos recursos são tão importantes quanto esse. Afinal de contas, são os dados que devem nortear todas as relações comerciais.

O ambiente digital propiciou que esses levantamentos fossem feitos de forma cada vez mais precisa.

O que antes demoraria dias para ser feito, agora, em segundos, pode ser obtido de forma muito mais precisa.

Isso vai desde questões referentes ao público até, em maior medida, questões que podem nortear uma estratégia.

Seja como for, isso pode fornecer as ferramentas adequadas para que uma empresa que faz revitalização de piso consiga implementar novas perspectivas.

Orientação de comunicação

Por fim, diferente da perspectiva do marketing tradicional que se apoiava em outras mídias para executarem a sua comunicação, essa dinâmica faz uso do ambiente digital.

Esse recurso, por sua vez, tem uma grande capacidade de segmentar a comunicação, levando-a a patamares que não existiam.

Ou seja, a partir da avaliação precisa de qual é o público, é possível que um pet center shop consiga orientar a sua comunicação só para quem tem animais de estimação.

Esse ponto pode evitar uma série de desperdícios de recursos e orientar cada vez mais uma venda.

O que é marketing de performance?

Por conta do grande ferramental que a perspectiva digital levou para as empresas, acabou se tornando necessárias algumas posturas.

Compreender a performance de uma campanha, é claro, sempre foi uma questão muito importante para qualquer implementação.

No entanto, basear-se nesse aspecto para fundamentar toda uma perspectiva de marketing pode ser encarado como uma novidade.

Sendo assim, uma marca consegue partir de dados e gerar novas informações que vão fazer com que outras perspectivas sejam adotadas.

O marketing de performance é, portanto, um aspecto pautado na realização estratégica em cima de indicadores sólidos.

Terminologias importantes

Para entender como se dá esse tipo de perspectiva, é importante ter em mente alguns dos dados mais importantes que ela vai se basear.

Lead

Como dito anteriormente, esse ponto mercadológico faz referência aos possíveis clientes que estão dentro de uma plataforma e que precisam de uma orientação para conversão.

Cliques

Como o próprio nome sugere, esse aspecto está relacionado a cada clique que um conteúdo pode receber.

Essa perspectiva acaba orientando, por exemplo, a implementação de uma estratégia baseada em Custo Por Clique (CPC).

Tráfego

Essa categoria diz respeito ao fluxo de acessos que um portal tem a partir de uma perspectiva de anúncio.

Se ele for feito de forma não paga, pode-se considerar um tráfego orgânico na plataforma, por exemplo.

O que são KPIs?

Os KPIs são indicadores de desempenho que vão nortear, sobretudo, o marketing de performance a estabelecer novos rumos.

Alguns desses dados mensuráveis são essenciais e, nesse sentido, precisam ser esclarecidos.

Ticket médio

Esse ponto diz respeito à média efetuada a partir da compra dos clientes de um site ou plataforma de e-commerce.

Ela serve para orientar diversas estratégias e pode ser dividida por produto ou de forma mais generalista para o site todos.

Para efetuar seu cálculo, basta pegar o total da receita obtida e dividir pelo número de vendas feitas.

CAC

O CAC representa o custo de aquisição de clientes e, na verdade, ele é um KPI muito importante.

Afinal de contas, é ele que vai dizer se, por exemplo, uma estratégia de anúncio de cortina blackout para varanda está funcionando.

Para efetuar esse cálculo é muito simples, basta dividir os investimentos feitos pelo total de clientes obtidos.

Taxa de conversão

A taxa de conversão tem a capacidade de informar quantos leads estão conseguindo ser conduzidos para virarem clientes.

Para efetuar esse cálculo, uma regra de três básica consegue dar conta. Basta dividir o total de vendas pelo número de visitas no site e multiplicar por cem.

Por que investir em marketing de performance?

Diante dos dados mencionados até esse ponto, torna-se imprescindível apontar algumas vantagens que esse tipo de relação pode trazer para uma empresa.

Precisão

Toda política de dados que se preza tem a capacidade de gerar algumas orientações muito precisas.

Nesse caso, não há dúvidas que, a partir dos KPIs, torna-se possível recalcular as rotas sempre que for necessário.

Fundamentação

Vender máscara preta personalizada sem ter dados norteando essa relação pode, em grande medida, naufragar a estratégia.

Ter onde se basear, nesse sentido, acaba propiciando uma capacidade muito grande das empresas efetuarem suas comunicações de forma precisa.

Como implementar?

Por fim, saber como implementar esse tipo de horizonte estratégico acaba sendo essencial para essa relação.

Para que isso ocorra, alguns passos essenciais precisam ser dados para que não se caia em generalismos.

Definir objetivos

Para saber quais KPIs vão orientar a produção do marketing, é necessário saber, sobretudo, quais são os objetivos a serem atingidos.

Se for aumentar o ticket médio, há uma série de estratégias que podem ser tomadas que, por exemplo, podem ser divergentes de uma perspectiva de CAC.

Definir verba

Esse, na verdade, é o ponto comum entre todas as estratégias que têm base no marketing, sobretudo, na perspectiva digital.

Afinal de contas, é a partir da verba que poderão ser definidas as métricas e implementações a serem feitas.

Definir métricas

O marketing de performance é baseado em mensuração de resultados e, por isso, as métricas utilizadas são o seu ponto essencial.

Defini-las significa entender os objetivos e as verbas implementadas para que, assim, sejam orientadas de forma bastante precisa.

Considerações finais

Diante da alta complexidade que o marketing digital trouxe para o cotidiano empresarial, tornou-se essencial a criação de uma perspectiva de controle.

O marketing de performance existe, justamente, para conseguir mensurar todas essas implementações e orientar novas.

A partir de métricas baseadas em KPIs, é possível seguir de forma bastante precisa dentro de um mercado.

Por essa razão, saber como implementá-lo pode ser o ponto central de uma boa realização estratégica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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