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Reels do Instagram Como usar no marketing da sua empresa
24 de março de 2021

Domine o Reels do Instagram com o nosso Guia Completo

24 de março de 2021

Domine o Reels do Instagram com o nosso Guia Completo

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Você tem a sensação de que só piscou e as redes sociais já apareceram com um monte de formatos novos e ferramentas impressionantes? Pois é… Assim funciona o ambiente digital! 

Empreendedores, profissionais de marketing e produtores de conteúdos devem estar atualizados sobre os recursos disponíveis. Afinal, presença digital é essencial e veio para ficar, independente do nicho.  

No Instagram, a ferramenta do Reels tem transformado a comunicação das marcas com a gravação de vídeos curtos, divertidos e virais. Não conhece essa ferramenta ou ainda não se sente preparado(a) para usá-la? 

Não se preocupe! Vamos aprender agora como usar a ferramenta e aplicar estratégias para potencializar o sucesso do seu conteúdo digital. Vem com a gente!  

O que é o Reels? 

A funcionalidade do Reels veio para dinamizar a produção de vídeos. O motivo do seu lançamento foi o seguinte: no início de 2020, a rede chinesa do TikTok ganhou forte audiência no Brasil, alcançando 140 milhões de usuários no app. Logo, o tempo médio de uso na plataforma do Instagram foi diretamente impactado e diminuiu bastante.  

A reposta da rede do Facebook foi trazer o Reels com a criação de vídeos nas versões de 15 e 30 segundos. O formato de produção surpreendeu: edição simples, possibilidade de inserção de efeitos visuais e sonoros, compartilhamento instantâneo. 

Assim, a plataforma passou a oferecer uma ferramenta atrativa, simples de produzir e simples de consumir, complementando os recursos de Stories e IGTV.  

Uma curiosidade que muitas pessoas não sabem é que o Reels já existia. Sim! Originalmente ele foi lançado com o nome de “Cenas”, em 2019. Depois, claro, foi atualizado e se tornou o novo queridinho de usuários e produtores de conteúdo!  

Por que é importante utilizar o Reels? 

O Marketing Digital para empresas traz alguns desafios, como construir uma comunidade, trabalhar o posicionamento, alcançar leads. O diferencial do Reels é justamente trabalhar o relacionamento de uma marca com a sua audiência!  

Atualmente, não basta ter apenas um perfil nas redes sociais. É necessário saber explorá-lo ele e conquistar um canal sólido de comunicação com o seu público-alvo.  

A praticidade da ferramenta com os vídeos orgânicos trouxe popularidade e carácter estratégico: investindo nas hashtags certas na aba de “explore’’ do Instagram, o alcance dos vídeos aumenta significativamente, o que permite atingir novos públicos e fortalecer a interação.  

Outra facilidade é a instantaneidade. Conhecendo o comportamento das personas e do nicho de mercado em que você atua, é possível obter resultados consistentes em curto período de tempo.  

Os benefícios do Reels para a sua marca 

Os benefícios do Reels pode trazer para a sua empresa são reais e falam diretamente com o seu público:  

Visibilidade e presença digital 

Atualmente, qualquer empresa, independente do setor, perfil ou tamanho, precisa ter canais digitais para ser vista e lembrada e construir autoridade. Assim, escolhendo a abordagem correta, é possível utilizar o Reels para atrair novos públicos, solidificar clientes e gerar conversões. 

Conexão com a comunidade 

A conexão com as pessoas é o ponto alto do Reels. Através dele, o relacionamento, a interação e a proximidade com a marca são trabalhadas. Ao se identificar e ser nutrida, sua comunidade é construída!   

Construção de autoridade 

Usuários têm se relacionado e consumido de marcas com propósitos! Qual o posicionamento da sua marca? No que ela acredita? O que ela defende? É possível contar tudo isso aos seguidores de forma leve, autêntica e objetiva através dos vídeos do Reels. Essa é a importância dos vídeos nas redes sociais

Como criar vídeos no Reels? 

Vamos à prática de como criar conteúdo no Reels? Siga o nosso passo a passo para aumentar o engajamento e conquistar a sua audiência: 

  1. Baixe o aplicativo do Instagram no seu smartphone, caso ainda não tenha. É importante lembrar que não é possível fazer publicações na versão desktop.   
  1. Clique no ícone ‘’Reels’’ entre as outras opções de publicação, como feed, stories, IGTV.  
  1. Inicie a gravação do vídeo pressionado o botão na parte inferior da tela. Ao lado, 5 recursos irão aparecer: música, tempo, efeitos, velocidade e temporizador.  
  1. Adicione os efeitos para deixar o seu conteúdo mais atrativo: escolha músicas, insira filtros, aumente a velocidade, por exemplo. Caso queira, ainda é possível gravar o vídeo sem usar as mãos usando o ícone do cronômetro.  
  1. Para finalizar, compartilhe ou salve o vídeo como rascunho para usar futuramente! 

Todas as contas podem compartilhar o Reels nos stories, no feed e nas mensagens via inbox. Somente a aba de “Explorar” é restrita às contas públicas. 

Não se esqueça de que os vídeos podem ser gravados individualmente numa sequência, todos de uma vez ou usando vídeos da sua galeria.  

Onde o Reels fica salvo no perfil? 

Para acessar um vídeo saldo é simples: retorne à tela inicial do Instagram, vá até o seu perfil e clique em “Configurações”. Depois, busque pela “Conta” e finalize clicando em “Salvo”. Pronto, você encontrará todos os vídeos salvos na pasta!  

Se o seu objetivo é direcionar os seguidores, basta encaminhá-los para o perfil da sua marca, tocando no ícone do Reels. Lá, eles terão acesso à grade das publicações.  

Checklist para criar vídeos com o Reels do Instagram 

Como conversamos, o Reels chama atenção pela facilidade de gravação e edição. Mas se engana quem acha que basta qualquer conteúdo para viralizar.  

No Marketing Digital, tudo precisa de uma estratégia para obter resultados satisfatórios, dos mais simples aos mais complexos.  

Por isso, elencamos as dicas cruciais para te ajudar. Confira a seguir! 

1. Pense sobre o que será o vídeo 

Não, não é só abrir o aplicativo, acionar a câmera e gravar o vídeo! O primeiro passo é estabelecer o foco do Reels.  

Qual o tema do vídeo? Qual o objetivo? Gerar alcance? Alcançar novos públicos? Trabalhar a conexão e interação com a comunidade?  

O objetivo vai influenciar diretamente na construção do vídeo e, claro, no sucesso dele.   

Para te ajudar a visualizar, pense em algumas perguntas básicas e tenha a resposta na ponta da língua, OK?! É importante saber o que deseja para escolher o objetivo ideal.  

  • Por que você deseja lançar este Reels?  
  • O que você espera alcançar?   
  • O que você espera que as pessoas façam ao ver o vídeo? 

2. Faça um roteiro 

Mesmo com 15 ou 30 segundos de vídeo, elabore um roteiro. Com ele, você terá o controle da narrativa, do cenário, da proposta do conteúdo.  

Por meio de uma estratégia forte, a recepção da audiência será positiva.  

3. Vídeo de qualidade 

Muitos Reels deixam a desejar quando o assunto é a qualidade dos vídeos. 

Pense que está navegando no Instagram e acessa um conteúdo com cenário poluído, músicas com ruído, imagens borradas. Sua primeira reação é pular para outro conteúdo, não é?  

A qualidade do vídeo é importante para a experiência do usuário e isso inclui a dimensão correta para aparecer no feed, a resolução mínima, o tamanho do arquivo e o áudio original, por exemplo.  

Esteja atento(a) para aplicar esses critérios de qualidade dos vídeos e garantir que os seguidores da sua marca consumam e gostem do Reels.  

4. Aproveite os recursos de edição do Reels 

Nem sempre as agências de publicidade estão presentes em um negócio para profissionalizar e produzir materiais visuais de qualidade. A ferramenta do Reels também dribla isso!  

recurso de música, por exemplo, permite que você escolha uma entre as diversas da biblioteca licenciada. Também é fácil navegar pelo áudio e escolher o trecho que melhor combina o vídeo.  

Já com a ferramenta de velocidade é possível aumentar ou colocar em câmera lenta os clips. O tempo de gravação continua normal, só depois você seleciona a frequência do tempo.   

Os efeitos visuais também são ótimas opções e lembram os comuns dos stories, alterando o fundo e o cenário.  

Ah! É bom lembrar que as ferramentas de legenda e gifs continuam valendo, viu?  

Por isso, abuse dos recursos de edição para entregar materiais dinâmicos e marcantes que despertem interessem e aproximem as pessoas da sua marca.  

5. Use hashtags relevantes para o seu negócio 

Sem a escolha segmentada e a aplicação de palavras chaves nas redes sociais, é difícil gerar visibilidade entre os seguidores do seu negócio.  

Identificar as hashtags específicas do seu nicho de atuação e inserir nos conteúdos veiculados deve ser uma prática constante. É preciso saber dos recursos que cada rede social oferece e usá-los com técnica. 

Na hora do Reels, a regra permanece. Com as hasthags certas, seu vídeo dispara e as interações e conversões são atingidas.  

6. Faça desafios 

As novidades nas redes sociais não param, e as tendências seguem o mesmo ritmo! Sabe aquele desafio que, de uma hora para outra, todos os públicos estão fazendo e compartilhando? 

Os chamados challenges, como #StayAtHomeChallenge, #10ToquesChallenge e #SóAtéAmanhã por exemplo, são alguns que viralizaram durante a quarentena.  

Mas calma! Lembre-se da parte estratégica! Analise a sua audiência e encontre a tendência perfeita para apostar com inteligência.  

Também é importante prestar atenção no timing. Cada challenge tem um período viral, e os usuários acompanham o engajamento. Caso não consiga aderir, espere a próximo a tendência e se antecipe para produzir.  

7. Capriche na capa 

Os detalhes também são importantes na hora de compartilhar um Reels.  

Nossa dica é captar um frame que identifique o conteúdo do vídeo para prender a atenção das pessoas. Dependendo do tipo de vídeo, produza uma arte gráfica identificando a marca e insira como capa.  

Use a criatividade, OK?  

8. Explore outros aplicativos de edição 

Já existem muitos apps de edição de fotos e vídeos gratuitos e pagos para diversificar e profissionalizar um produto visual.  

Se sua empresa possuir uma equipe, é interessante usar ferramentas complementares para ampliar a qualidade e a originalidade dos vídeos, afinal esses apps trazem ainda mais funções e recursos.  

Dicas para o seu Reels viralizar 

Vamos às dicas para potencializar o Reels da sua marca? Acompanhe!  

Seja criativo e autêntico 

A concorrência e o volume de conteúdos nas redes sociais é cada vez maior. Com tantas informações, os usuários também têm se tornando mais seletivos. Por isso, produza Reels com originalidade! Pense em formas criativas de inserir vídeos, monte roteiros personalizados, conquiste a atenção da sua audiência com gatilhos.  

Passe a mensagem de forma leve e objetiva 

Uma das exigências e caraterísticas cruciais do Reels é ser um conteúdo dinâmico. O tema pode ser mais complexo e denso, mas é preciso torná-lo didático, com uma dose de humor e, claro, objetividade.  

Legende os vídeos 

Além da acessibilidade que as legendas geram, elas também aumentam o alcance das publicações. Caso uma pessoa não possa ativar o áudio naquele momento, ela consegue consumir o conteúdo pelos textos.  

Músicas e transições 

Os efeitos sonoros e de transição também instigam e mantém os usuários assistindo aos vídeos. Caso eles sejam monótonos, formais e engessados, as pessoas tendem a não se interessar.  

Conteúdos úteis para a sua audiência 

Identificar os conteúdos de valor é o que define se a sua produção de conteúdo terá resultados satisfatórios ou não. Entregar produtos que toquem nas dores, problemas, desejos e sonhos de sua persona faz toda a diferença.  

Não adianta lançar um Reels com pílulas de humor se aquilo não gera identificação, não sana um problema, não propõe uma ação ou interação futura. É importante que sua marca pense e aplique isso! 

Para continuar aperfeiçoando a maneira de atingir o seu público, confira nosso blog sobre a importância da persona para o sucesso de qualquer estratégia.  

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