No mundo dos negócios, um dos conhecimentos mais importantes para o crescimento é o de saber conversar. Sendo assim, dominar algumas das principais técnicas de persuasão em vendas é diferencial para micro e médios empresários que buscam se destacar.
Ou seja, a capacidade de influenciar, guiar e conquistar a confiança das pessoas para que se tornem fiel a sua marca pode fazer toda a diferença. Dessa forma, vamos explorar neste artigo quais são as seis principais técnicas de persuasão em vendas que você pode aplicar elas no dia a dia.
Confira logo abaixo.
Veja as principais técnicas de persuasão em vendas
Sabendo o quanto é importante saber encantar potenciais clientes, também conhecidos como leads, mostrar o valor da sua marca pode não ser o bastante para trazer a confiança do seu produto a um novo usuário.
Dessa forma, veja abaixo algumas técnicas de persuasão em vendas para aplicar no mundo corporativo:
Desperte a afeição do cliente
Um dos pilares para uma conversa bem-sucedida de troca entre ambos os lados é a criação de um vínculo positivo com a outra pessoa. Vale destacar que tendemos a confiar de quem temos pontos em comuns, como gostos ou vivências. Por isso, despertar a afeição do cliente é uma das técnicas de persuasão de vendas mais poderosas.
Para começar a aplicar ela você vai precisar de alguns passos simples. Entre eles:
- utilize uma abordagem amigável e genuína;
- faça perguntas para entender as necessidades do outro;
- tenha boa escutatória;
- demonstre real interesse em ajudar o outro.
Sendo assim, uma empresa, ou microempreendedor, que se preocupa com o cliente e demonstra empatia cria uma conexão mais profunda e de longo prazo, o que ajuda na retenção e também em bons feedbacks de retorno. Para melhor noção, que tal irmos para um exemplo prático?
Durante uma conversa com uma pessoa interessada em seu serviço ou mercadoria, ao invés de focar apenas nos benefícios da oferta, tente conhecer um pouco mais sobre a pessoa em si. Caso ela mencione que está buscando uma solução para economizar tempo, mostre que você entende essa necessidade, oferecendo a solução ideal para sua dor.
Reconheça suas dores e aja de maneira empática
Toda pessoa busca uma solução para um problema ou “dor”. Como falado acima, ao buscar o real interesse no outro, habilidades como empatia para reconhecer o que incomoda o outro é crucial para persuadir de maneira eficaz para a sua solução.
O segredo para essa técnica de persuasão de vendas é ouvir mais do que falar (lembra da escutatória listada acima?).
Sendo assim, quando você se coloca no lugar do outro e oferece soluções que atendem diretamente às suas necessidades, a chance de fechar a venda aumenta e da pessoa se tornar um cliente fiel da sua marca.
Além disso, se um cliente expressar preocupação com o preço de um serviço, por exemplo, ao invés de ignorar e não ser flexível, reconheça a preocupação e explique como o valor investido trará retorno a longo prazo, oferecendo garantias ou exemplos de sucesso. Caso necessário, dê ofertas, diferentes formas de pagamento, etc.
Tenha autoridade no assunto
Ser percebido como um especialista no seu nicho é uma excelente técnica de persuasão de vendas.
Conhecido como gatilho de autoridade, as pessoas tendem a confiar mais em quem demonstra conhecimento sobre um assunto. Por exemplo: você só toma um remédio específico para sua dor quando um médico que passou anos estudando do tema te fala que ele ira solucionar seu problema.
Sendo assim, você deve estar sempre atualizado na sua área, além de ser capaz de explicar as vantagens e benefícios do seu produto ou serviço de maneira assertiva. Quanto mais preparado você estiver para responder às dúvidas dos potenciais clientes, mais segurança é transmitida.
Aplique a prova social no tema
A prova social é uma das técnicas de persuasão de vendas mais poderosas para se utilizar em uma negociação. Isso porque, ela se baseia na ideia de que as pessoas tendem a seguir o comportamento de outras que já compraram o mesmo produto ou serviço.
Sendo assim, mostrar depoimentos de clientes satisfeitos, estudos de caso ou números que indicam o sucesso de sua oferta pode ser decisivo na persuasão. Já percebeu como e-commerces sempre deixam as indicações, reviews e opiniões de outros usuários sobre um produto? É para seguir essa lógica!
Se errar, corrija rapidamente e admita a falha
A confiança é um fator fundamental nas vendas, e isso inclui a maneira como você lida com erros. Se você cometer algum equívoco durante uma negociação, admita rapidamente e tome as medidas necessárias para corrigi-lo.
Agir com transparência e prontidão aumenta a confiança do cliente em sua marca e aparece como uma das técnicas de persuasão de vendas para anotar em seu caderno. Lembre-se: somos humanos e todos erramos em algum momento, mas o que importa mesmo é como o erro é tratado.
Use o gatilho da escassez
O princípio da escassez se baseia na ideia de que as pessoas tendem a valorizar mais algo que está em falta ou que é limitado. Sendo assim, ofertas por tempo limitado, estoques reduzidos ou promoções exclusivas criam um senso de urgência, que pode motivar o cliente a agir rapidamente para a efetivação de um negócio.
Essa técnica de persuasão em vendas é amplamente usada em estratégias de marketing e sempre é valorizada pelos profissionais pela sua efetividade.
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