A mais nova mudança anunciada pelo Google é a INP (Interaction to Next Point), uma métrica que compõe o Core Web Vitals. Mas o que ela avalia, exatamente? Neste artigo, explicaremos o que é a INP, qual métrica ela substitui e quais métricas estão em vigor para analisar a experiência do usuário atualmente. Continue a leitura!
O que é o INP (Interaction to Next Paint)?
O INP (Interaction to Next Point) é a nova métrica do Google que integra o Core Web Vitals para avaliar a experiência do usuário em uma página. Ela vai substituir a FID (First Input Delay), métrica que deixava a desejar por ter algumas limitações.
Por isso, a equipe do Google pesquisou e realizou experiências com uma métrica que estava em fase de testes e que superava as limitações da FID de forma eficaz. Em 2022, a empresa revelou que essa métrica era a INP e iniciou uma experimentação com a comunidade para testá-la.
Após mais de um ano de testes e feedbacks do público, a empresa decidiu lançar a INP como a nova métrica do Core Web Vitals para a capacidade de resposta, sendo utilizada oficialmente a partir de 2024.
O que o INP vai substituir?
O INP foi desenvolvido para substituir a FID, métrica que até então era utilizada para avaliar a capacidade de resposta da página. Mas por que ela será substituída?
Basicamente, o FID mede o tempo necessário para que o navegador comece a processar a primeira interação do usuário em uma página. Para isso, ele avalia a diferença entre o tempo em que o usuário interage com o dispositivo e o tempo em que o navegador realmente começa a processar manipuladores de eventos.
A grande limitação do FID é que ele representa parte da experiência do usuário quando ele decide interagir com um site que acabou de carregar. Em outras palavras, ele não mede toda a quantidade de tempo que um usuário espera após a interação.
Por isso, o grande desafio do Google é ter uma métrica que represente essa experiência por completo, capturando uma maior parte do tempo esperado pelo usuário.
Por isso, em março de 2024, a FID deixará de fazer parte das Core Web Vitals e será substituída pela INP, medindo a capacidade de resposta das páginas.
Mas não se preocupe! De acordo com o próprio Google, para facilitar o trabalho de proprietários e desenvolvedores de sites a utilizarem a nova métrica, o Search Console vai adicionar a INP ao relatório das Core Web Vitals ainda em 2023.
Isso significa que será possível avaliar e ajustar as páginas para a nova métrica. Assim, quando a mudança ocorrer em 2024, a INP será a nova métrica de referência.
Quais as métricas atuais?
Atualmente, as métricas que compõem o Core Web Vitals são:
- LCP (Largest Contentful Paint): mede o desempenho de carregamento, indicando o tempo necessário para o maior elemento de conteúdo da página ser exibido. O recomendado é que isso ocorra em até 2,5 segundos;
- FID (First Input Delay): como já citamos, indica o tempo para que a página responda ao primeiro toque ou clique do usuário. O tempo indicado é de até 100milissegundos;
- CLS (Cumulative Layout Shift): reflete a quantidade de mudanças inesperadas no layout da página. O CLS recomendado é de 0,1 no máximo.
O Core Web Vitals
O Core Web Vitals diz respeito a indicadores utilizados pelo Google para avaliar a qualidade da experiência do usuário em uma página. De forma resumida, eles avaliam três aspectos fundamentais: a velocidade de carregamento, a interação do usuário e a estabilidade visual.
Além de serem um fator de ranqueamento do Google, os Core Web Vitals podem influenciar na satisfação e na fidelização dos seus visitantes. Por isso, é muito importante otimizar suas páginas para garantir a melhor experiência possível para os usuários e, assim, aumentar a autoridade e a visibilidade do seu site.
Para entender mais sobre o CWV e como otimizá-lo, leia nosso guia: Core Web Vitals: o que é e por que você deve otimizar o do seu site
A Agência Contato
A Agência Contato é uma empresa especializada em serviços de marketing digital, publicidade e design. Nos destacamos no mercado por oferecer soluções personalizadas para cada tipo de negócio, de forma que você conecte seu público à sua empresa e conquiste sua autoridade digital.
Dentre nossas especialidades, está o trabalho com SEO, e por isso acompanhamos todas as mudanças relacionadas ao algoritmo do Google. Por isso, acompanhe o nosso blog para não perder nenhuma novidade no mundo do SEO!
E se quiser conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços, basta falar com um de nossos consultores. Aqui, queremos ouvir suas necessidades e atendê-las da melhor forma possível. Faça contato!