É essencial acompanhar todas as métricas que dizem respeito ao desempenho do seu site. Nesse sentido, os dados relacionados aos diferentes tipos de tráfego marcam presença nos relatórios do Google Analytics. Pensando nisso, neste texto falaremos sobre um indicador muito importante: o tráfego de referência. Quer saber o que é ele, qual sua importância e como medi-lo para o seu site? Continue a leitura!
O que é o tráfego de referência?
O tráfego de referência é o termo utilizado para dar nome aos usuários que chegam ao seu conteúdo por meio de links em outros sites, redes sociais, blogs, fóruns, entre outros. Esses links são conhecidos como backlinks.
Basicamente, então, é quando um usuário acessa uma página do seu site a partir de um link que está em outro site. Por isso, ele é uma forma essencial para atrair visitantes para o seu site e é medido por plataformas de análise para mostrar a origem do seu público.
Por que o tráfego de referência é importante para o SEO?
O tráfego de referência é importante pois reflete o quanto o seu conteúdo é relevante e interessante para outros sites e usuários que o indicam por meio de links. Para os mecanismos de busca, isso é um sinal de que seu conteúdo tem valor e qualidade, e que pode ajudar ou entreter os visitantes.
Ao acompanhá-lo, você pode identificar a influência desses sites na geração de tráfego para o seu site, considerando também as outras fontes de tráfego, como pesquisa orgânica ou mídia paga.
Esses links também ajudam a melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca, pois os motores os interpretam como uma recomendação de qualidade. Isso significa que quanto mais backlinks você tiver, mais autoridade o seu site terá.
Porém, quando se trata de backlinks, é importante ressaltar que nem todos os backlinks têm o mesmo valor. Alguns sites têm mais relevância e credibilidade do que outros e, por isso, passam mais autoridade para o seu site. Esse conceito é conhecido como link juice e é um dos principais fatores de otimização.
Por exemplo, um link em um site de grande audiência e renome vale mais do que vários links em sites pequenos e desconhecidos. Portanto, a qualidade dos backlinks é muito mais importante do que a quantidade.
Como medir essa métrica?
O tráfego de referência é medido nas plataformas de análise que fornecem dados completos sobre seus visitantes e suas fontes de tráfego.
O Google Analytics é uma ferramenta analítica essencial para o SEO e possui a opção de encontrar a origem do seu tráfego. No botão de aquisição, basta acessar a opção “todo o tráfego”, em que constarão as fontes de tráfego do seu site, incluindo uma aba apenas para as referências.
Esse indicador é medido pela proporção de visitantes que chegam ao seu site por meio de links de outros sites. Por exemplo, se em um determinado período você tiver 100 visitantes no seu site e 10 deles vierem de links de referência, a sua taxa de referência será de 10%.
Ao acompanhar essa métrica, você pode comparar os resultados dos diferentes canais de comunicação que você utiliza e identificar aqueles que são mais eficientes para o seu negócio. Também é interessante testar diferentes formatos de conteúdo para otimizar seus projetos e torná-los mais adequados e relevantes para o seu público.
Como adquirir tráfego de referência?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o tráfego de referência e porque ele é importante, saiba as principais formas de obtê-lo para o seu site!
Redes Sociais
As redes sociais são uma excelente fonte de tráfego de referência, ajudando a divulgar o seu site, engajar com a sua audiência e criar autoridade para o seu domínio. Por isso, é muito importante explorar ao máximo o que elas oferecem.
Crie uma estratégia bem definida para as redes mais adequadas para o seu público, con conteúdos que agreguem valor e chamem a atenção dos usuários. Também é importante manter uma regularidade nas postagens para manter o público engajado e interessado no seu conteúdo.
Além disso, elas são uma ótima oportunidade para se aproximar com a sua audiência. Por isso, não deixe passar batido e utilize-as para responder todas as dúvidas, receber críticas e elogios e criar uma comunidade em torno da sua marca.
Link Building
A estratégia de link building consiste em obter links de referência para o seu site. Ela começa com a produção de conteúdo de qualidade, que vai despertar o interesse dos outros sites em referenciar o seu conteúdo e fazer parcerias com você.
Por meio de um acordo, você pode buscar sites do mesmo segmento que o seu ou com conteúdos relacionados para trocar links e realizar guest posts, por exemplo.
Assessoria de imprensa com base em dados
Outro aspecto relevante é a utilização de dados confiáveis e relevantes para gerar conteúdos que possam interessar canais ou veículos de comunicação importantes.
Essa é uma excelente oportunidade para demonstrar a importância do seu conteúdo, gerando mais confiança e autoridade para o seu site. Ainda é possível chamar a atenção de um número significativo de pessoas, de forma que o seu conteúdo seja divulgado por diversos órgãos e canais.
Marketing cruzado
O marketing cruzado é uma forma de conquistar tráfego de referência por meio da colaboração com outras marcas ou influenciadores que tenham afinidade com o seu público-alvo.
Para colocá-lo em prática, você precisa escolher por uma parceria com audiência semelhante ou complementar à sua, assim como objetivos que vão de encontro aos seus. Dessa forma, vocês devem planejar em conjunto como a divulgação do conteúdo será realizada e como os resultados serão medidos para aprimorar as ações.
KPIs
Para que a conquista de tráfego de referência seja bem sucedida, é importante medir as suas estratégias constantemente. Por meio das métricas adequadas, você poderá medir esse indicador e otimizá-lo para alcançar seus objetivos.
Alguns KPIs interessantes para isso são:
- Número de visitantes: é o número total de pessoas que acessaram o seu site por meio dos links compartilhados nas redes sociais. Esse indicador mostra o alcance e a relevância do seu conteúdo.
- Taxa de conversão: é a porcentagem de visitantes que realizaram uma ação desejada no seu site, como se inscrever na sua newsletter, baixar um e-book ou comprar um produto. Esse indicador mostra o engajamento e a fidelização do seu público.
- Custo por aquisição: é o valor que você investiu para atrair cada visitante para o seu site, considerando os gastos com as redes sociais, como anúncios, ferramentas ou equipe. Esse indicador mostra a eficiência e a rentabilidade das suas campanhas.
Para entender melhor os KPIs e conhecer outras métricas de marketing digital, leia: O que é KPI: veja as principais métricas do marketing digital
Produção de Conteúdo
O conteúdo é uma das chaves de qualquer estratégia de marketing digital e por isso deve ser desenvolvido da melhor forma possível para aumentar a sua visibilidade e a sua autoridade.
Seja em diferentes canais de comunicação e para diversas finalidades, sempre desenvolva um material de qualidade e que agregue valor aos usuários. Essa é uma das dicas mais importantes para estimular que as pessoas referenciem o seu conteúdo e estabeleçam parcerias com você continuamente.
Criação de demanda
A criação de demanda é um conceito atual para uma estratégia que consiste em atrair tráfego de forma orgânica. Isso é realizado de forma a incentivar as pesquisas por um produto ou serviço específico, usado principalmente em negócios que trazem inovação.
Assim, o sentimento de novidade gera um interesse natural das pessoas, aumentando as chances de avaliações e menções com backlinks naturais para o seu site.
Se você gostou de entender mais sobre o tráfego de referência, acesse o blog da Contato para mais conteúdos sobre Marketing Digital!