Skip to content
tráfego orgânico
28 de fevereiro de 2023

Tráfego Orgânico é fundamental para o crescimento da sua empresa. Saiba o porquê!

tráfego orgânico
28 de fevereiro de 2023

Tráfego Orgânico é fundamental para o crescimento da sua empresa. Saiba o porquê!

Navegue por tópicos

O tráfego orgânico diz respeito as visitas que você tem em seu site sem precisar gastar rios de dinheiro. Mas por que investir no tráfego orgânico?

A Contato trouxe hoje os motivos pelos quais o tráfego orgânico é fundamental para o crescimento da sua empresa. Continue lendo para conhecer mais!

O que é o Tráfego Orgânico?

Qualquer visita de um canal digital — como um site ou um blog de uma empresa — são conhecidas como tráfego. 

Assim, o tráfego orgânico são as visitas conquistadas de maneira espontânea, sem usar os anúncios pagos. Esse tipo de tráfego vem dos mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo.

De acordo com a pesquisa feita pela Sistrix e divulgada pelo site Marketing de Buscas e Notícias, o primeiro resultado orgânico da Pesquisa Google tem uma taxa de cliques de 28,5%.

E para obter resultados ainda melhores, você pode investir em estratégias de Marketing de Conteúdo. É por meio dele que os conteúdos otimizados são feitos para ajudar as pessoas a encontrar sua empresa mais rapidamente nos buscadores. 

A diferença para os outros tipos de tráfego

Agora que você já conhece o tráfego orgânico, saiba que existem outros tipos de tráfego que você pode investir para a sua empresa. Vamos conhecê-los?

Pago

Como o próprio nome já indica, nesse tipo de tráfego você precisa pagar para os visitantes chegarem até seu site. Isso é feito via anúncios que contém palavras-chave escolhidas por você e que só irá pagar quando os usuários clicarem nesses anúncios. 

Porém, para manter esse tipo de tráfego é necessário ter sempre anúncios ativos. Além disso, para que sua empresa cresça, é importante que os anúncios estejam adequados às mídias nas quais serão divulgados. 

Direto

O tráfego direto representa os visitantes que chegam ao seu site após digitar a URL no navegador, clicar no link de uma fonte offline — como um PDF ou algum outro tipo de documento — ou de uma fonte não reconhecida pelo Google Analytics. 

Ao fazer uma análise deste canal, é necessário verificar se durante o período que houve aumento de acessos, houve ações de marketing que aumentaram o brand awareness — conhecido também por consciência de marca.

Social

Já o tráfego social é referente aos acessos recebidos a partir de links nas redes sociais, como o Instagram ou o Facebook. Os dados coletados desse tipo de tráfego são úteis para servir de insights para a criação de conteúdo para o blog da sua empresa.

Referência 

O tráfego de referência acontece quando os visitantes do seu blog chegam até você por meio de um link que clicou em um site diferente do seu — ou até de páginas do seu próprio blog. Esse tipo de tráfego é gerado com a conquista de backlinks em outros sites ou com a estratégia de guest post. 

Por que investir em tráfego orgânico é uma boa opção?

Agora que você já conheceu aos diferentes tipos de tráfego, deve ter ficado a dúvida do porquê usar o tráfego orgânico entre tantas outras opções. Continue lendo para saber mais!

Custo-benefício

Como falamos acima, o tráfego pago só é eficiente se você investir nos anúncios. Já o tráfego orgânico não, já que o seu site ou blog é exibido enquanto seu conteúdo for tido como relevante. Assim, você terá um maior lucro sobre as vendas. 

Relevância

Dessa forma, para uma boa estratégia de marketing, o tráfego orgânico é um ótimo caminho para a sua empresa ter maior visibilidade. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo blog SEO Master, cerca de 70–95% dos usuários dão preferência aos resultados orgânicos de sites de pesquisa

Ao utilizar as técnicas de SEO de maneira correta, a sua empresa tem mais credibilidade e assim irá aparecer em evidência nas buscas. 

Construção de autoridade

Além disso, os consumidores atuais desejam mais do que apenas ter tal produto ou o serviço. A experiência durante todo o processo também passou a ser valorizada. Por isso, aparecer no topo das páginas dos buscadores mostra maior credibilidade

Assim, os resultados orgânicos têm uma maior relevância em comparação ao tráfego pago que — na maioria das vezes — passa a imagem de algo “forçado”. 

Retenção de público

Outro fator é a retenção de público. Esse benefício está ligado com a construção de autoridade!

Como o tráfego orgânico traz uma maior credibilidade com os usuários, ele também permite à sua empresa a construção de um relacionamento de maior proximidade com o cliente. Assim, acompanhando-o por toda a jornada de compra.

Durabilidade

No tráfego orgânico, os resultados são eternos! Porém, é essencial ressaltar a importância de se manter no topo dos buscadores. Por isso, você só terá bons resultados se você se dedicar a alimentar o seu blog periodicamente.

Tráfego Orgânico e Marketing Orgânico são a mesma coisa?

A resposta é não! 

O marketing orgânico é uma filosofia de marketing cujo objetivo é gastar o mínimo possível em propaganda. Nesse sentido, a verba é investida na melhoria de produtos e até em ações de marketing digital. 

Assim, o marketing orgânico é mais semelhante ao Inbound Marketing do que ao tráfego orgânico. Porém, há diferenças entre o Inbound marketing e o marketing orgânico, já que o primeiro tem um objetivo claro de gerar resultados com o mínimo possível de canais pagos.  

Tráfego Orgânico x Tráfego Pago: qual o melhor

Tanto o Tráfego Orgânico quanto o Tráfego Pago têm vantagens e podem ser usados juntos para melhores resultados na sua empresa. 

Porém, como já dissemos acima, se o investimento no tráfego pago parar, toda a estratégia também para. Já no tráfego orgânico isso demora mais tempo para acontecer, mas se parar também é provável que comece a cair. 

O que irá definir qual o melhor tráfego para a sua empresa são os objetivos e o orçamento da sua empresa

Como é feita uma estratégia de tráfego orgânico

Você já viu os tipos de tráfego, a importância de usar o tráfego orgânico, mas como fazer uma estratégia com ele? Continue lendo, para te explicarmos!  

Pesquisa por palavras-chave

Usando do SEO, procure criar uma estratégia para as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio, ou seja, fazer um resumo da intenção de busca em palavras. 

Algumas ferramentas que ajudam na pesquisa de palavras-chave são os SEMrush, Ubersuggest, Ahrefs, SE Ranking, Keyword Tool e a própria ferramenta do Google, o Google Trends. 

Foco na persona

É preciso definir de forma clara qual o público que irá consumir o conteúdo do seu site ou blog. Por isso, é importante a elaboração de uma persona para conquistar o tráfego orgânico, já que é preciso captar a atenção das pessoas. 

Experiência do usuário em primeiro lugar

Além disso, é importante garantir uma boa experiência do usuário. A navegabilidade em seu blog é fundamental para essa experiência e alguns fatores ajudam nesse processo.

Por exemplo, o tempo de carregamento, legibilidade do texto, contraste adequado entre fundo da página e cor do texto, tamanho do texto e acessibilidade.

Quer conhecer mais sobre o tráfego orgânico? Então, fale agora com um consultor de marketing da Agência Contato e saiba como podemos te ajudar no seu negócio. Até a próxima!

Novos conteúdos

Seu tráfego caiu? Pode ser as atualizações do Google — entenda o que fazer

Em 2024, foram realizadas mais de 15 atualizações do Google que foram significativas em seu algoritmo de busca. Para quem trabalha com marketing digital ou depende do tráfego orgânico para
comunicação interna de uma organização

Por que investir em comunicação interna é importante para a sua estratégia organizacional?

Embora não seja tão bem investida quanto os planejamentos e estratégias para adquirir clientes, a comunicação interna é tão importante quanto para sua estratégia organizacional e crescimento no ramo, independente
pessoa com liberdade criativa para produzir

Liberdade criativa: como a criatividade estratégica transforma marcas e resultados

Em um cenário de hiperconexão e excesso de estímulos, prender a atenção do público se tornou um verdadeiro desafio nos últimos anos. Nesse ambiente, o diferencial não está apenas em

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress