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2 de fevereiro de 2021

Case de Sucesso: Manobras de ressuscitação de site com SEO

2 de fevereiro de 2021

Case de Sucesso: Manobras de ressuscitação de site com SEO

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Temos certeza que você já sabe a importância de um site para a sua empresa, certo? Mas se você pretende ser encontrado nas buscas realizadas pelos seus potenciais consumidores, o seu site precisa estar otimizado.  

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de boas práticas para o seu site chegar à primeira posição nos resultados de busca, conquistar visitantes e, consequentemente, mais vendas! Desprezar estas boas práticas pode impactar negativamente nos resultados do site da sua empresa. Vamos contar uma das nossas experiências com a otimização de sites. 

Quem é empreendedor sabe como a contabilidade é importante para uma empresa. Mais que expressar e registrar números, um contador é capaz de indicar os melhores caminhos para uma empresa percorrer e atingir o sucesso. Aqui na agência, temos um cliente assim: a Appice. 

Quem é essa tal de Appice? 

A Appice é um escritório de contabilidade para empresas em Contagem e, assim como nós, ela enxergou no Marketing Digital várias oportunidades para ser reconhecida e conquistar clientes. 

Se você tem uma empresa, provavelmente já pesquisou suas dúvidas sobre contabilidade, finanças e empreendedorismo no Google. É uma maneira fácil para aprender sobre o que te interessa e encontrar o que precisa. Entretanto, o outro lado da moeda é que existe muito esforço por trás desses  sites que aparecem nos resultados da sua busca. 

Apesar de ser uma empresa consolidada no mercado de contabilidade, o site da Appice apresentava problemas que o escondiam nas buscas orgânicas. Para se ter uma ideia, quanto mais distante da primeira página de resultados, menos um site aparece. 

Era exatamente o que estava acontecendo. Os erros que o site continha diminuíam cada vez mais as suas chances de receber visitantes. Até que um dia, este número chegou a zero. 

O diagnóstico 

Vamos dizer que o site da Appice foi jogado na imensidão da internet e já não tinha mais sinais vitais. Estava vagando sem rumo, cada vez mais longe das primeiras posições do Google e cada vez mais difícil de ser encontrado. Ninguém sabia o que havia acontecido para chegar a esse ponto. 

Aqui, entramos na história. O nosso paciente, o site da Appice, dava os seus últimos suspiros, no caso, suas últimas impressões. A Agência Contato investigou as causas do problema e descobriu severos erros internos do site, falhas somente detectáveis por profissionais especializados em marketing e desenvolvimento, além, é claro, do algoritmo do Google. 

Primeira falha detectada: Textos com uma quantidade extremamente baixa de palavras e falta de palavras-chaves. 

Segunda falha detectada: Erros em quesitos técnicos na estrutura do site. 

Terceira falha detectada: O conteúdo de algumas páginas era cópia de outros sites. Para quem não sabe, o Google prioriza o conteúdo original e relevante, quem gosta de copiar não merece se destacar.  

As 4 manobras de ressuscitação utilizadas 

Após os diagnósticos iniciais, aplicamos as nossas manobras de ressuscitação, também chamadas de boas práticas de SEO (Search Engine Optimization): 

1 – Detectar páginas com plágio 

É um erro acreditar que o caminho mais fácil é o melhor. Com certeza, copiar o conteúdo de outros sites não ajudará no SEO. O Google é bem claro quanto a sua insatisfação em caso de plágio. Longe de querermos encontrar os culpados, pensamos em resolver logo esses impedimentos. Detectar os plágios foi essencial para entendermos a profundidade do problema e quais páginas deveriam ter seu conteúdo completamente reescrito. 

2 – Pesquisar palavras-chaves relevantes para cada página e serviço 

Uma das principais formas de conectar conteúdo ao usuário é entender o tipo de pesquisa e definir qual é a melhor palavra-chave para isso. Nesta parte, nos aprofundamos sobre cada serviço de contabilidade oferecido pela Appice, depois fizemos uma pesquisa de palavra-chave com dados reais, disponibilizados por ferramentas confiáveis. Aqui o achismo não tem vez. 

3 – Refazer todo o conteúdo do site 

Profissionais de marketing já ouviram a famosa frase “Conteúdo é rei”. É exatamente isso, quem tem conteúdo ganha destaque. Entretanto, não adianta produzir textos irrelevantes.  

Conteúdo é essencial, fato, mas ele deve ser valioso e útil. Além da originalidade, o Google está de olho na relevância, afinal, é isto que os seus usuários querem e precisam encontrar. 

No site da Appice, refizemos todo o conteúdo. Acrescentamos informações e reestruturamos cada página. Foram dias de trabalho, mas que renderão resultados positivos. 

4 – Blog semanal e com conteúdo pertinente a persona 

O blog é o grande parceiro para o aumento de tráfego e relevância de um site. Atrair a persona com o conteúdo de seu interesse mostra como a sua empresa pode ser útil, mesmo não vendendo o seu serviço. Este é um dos fundamentos do Marketing de Conteúdo: ter a atenção do usuário da internet porque o seu conteúdo é relevante e valioso, porque o ajuda a resolver problemas e não é focado na empresa em questão. Falar de si é desinteressante. 

Evolução do caso 

Erros corrigidos, melhorias aplicadas e o nosso trabalho ainda continua. Em poucos meses, conseguimos fazer o site da Appice voltar à ativa: 

Os resultados do SEO acontecem num período de médio a longo prazo, entretanto, são duradouros quando realizados de forma correta. Cerca de 5,5 bilhões de buscas são feitas no Google por dia e os sites que não estão otimizados brincam de esconde-esconde com o usuário em cada pesquisa. Com certeza não é isso que você deseja, não é mesmo?  

A Agência Contato desenvolve sites otimizados e também otimiza aqueles que já estão em produção. O nosso objetivo é fazer você dominar o topo do Google no seu segmento. Seja encontrado por pessoas que tenham interesse ativo no seu serviço e conquiste a atenção delas com conteúdo relevante. Entre em contato conosco e seja um dos nossos cases de sucesso também. 

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