Skip to content
CON-CASE_stage4_TOM1
14 de dezembro de 2021

STAGE 4: criação de marca e identidade visual para um Hub de Inovação

14 de dezembro de 2021

STAGE 4: criação de marca e identidade visual para um Hub de Inovação

Navegue por tópicos

Hubs de inovação são ambientes nos quais startups recém-criadas podem explorar suas ideias inovadoras na prática. Nestes espaços, os empreendedores têm acesso a recursos, local de trabalho e oportunidades de networking com outras empresas e com investidores em potencial.

Neste cenário, é fato que a identidade visual do hub precisa estar alinhada aos principais valores deste mercado: inovação e tecnologia. Sabendo disso, uma multinacional do setor de hardware e eletrônicos procurou a Agência Contato para um projeto inédito da multinacional na América do Sul: um Hub de Inovação ainda sem nome, sem identidade e sem plano de lançamento

E é claro que a Contato aceitou o desafio! Por isso, no blog de hoje, vamos contar como transformamos um hub sem identidade em um dos cases de sucesso da nossa agência. Vamos lá!

Qual era o grande desafio? 

A ideia da multinacional era criar um Hub de Inovação capaz de reunir startups ligadas à área de eletrônica e hardware e, assim, fomentar o desenvolvimento desses novos negócios em uma aceleradora de startups.   

Tudo que sabíamos era que o objetivo do projeto era conectar diferentes públicos em um ambiente fértil para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções em hardware. E o principal desafio era entender e comunicar com um público diferente do que a multinacional já se relaciona: as Startups e empresas de pequeno e médio porte. ​ 

Além disso, ainda era importante estar atento aos objetivos laterais da proposta. Como a necessidade de ancorar a marca principal da multinacional a essa iniciativa, promovendo seu lado social, comunitário e empreendedor. Além da necessidade de criar uma rede de relacionamento corporativo com governo, entidades representativas, investidores e formadores de opinião.

Identificando o cenário

Para desenvolver um projeto como esse, identificamos a necessidade de extrair a essência do que o conceito de uma startup tem a oferecer:

  • Inovação;
  • Pensamento ágil;
  • Senso de colaboração.

E combinar com aquilo que uma grande indústria, como multinacional, tem de melhor:

  • Estrutura;
  • Tecnologia;
  • Know-how. 

Com a união destes conceitos à expertise dos profissionais da Agência Contato, desenvolvemos duas soluções para que este hub pudesse finalmente nascer no mercado: seu naming e sua identidade visual.

Solução 1: naming

Ao contrário do que pensam, criar um nome para uma marca não é uma tarefa fácil. Afinal, pensar no nome de uma empresa é como pensar em um personagem de um filme. Por trás daquela palavra queremos passar uma ideia, um conceito, uma sensação

Para chegar na solução que encontramos para este cliente não foi diferente. O primeiro passo foi identificar a personalidade e os valores que queríamos transmitir. No caso deste Hub de Inovação, queríamos passar as seguintes ideias:

  • Conexão; ​ 
  • ​Inovação;​ 
  • Soluções em hardware; ​ 
  • Tecnologia;  
  • Colaboração; ​ 
  • Desenvolvimento; ​ 
  • Agilidade e Velocidade; 

E, depois de centenas de possibilidades levantadas na tentativa de resumir estes valores, foram apresentadas algumas soluções e chegamos ao seguinte nome: 

l.

Solução 2: identidade visual

A diferença entre criar uma logo e desenvolver uma identidade visual pode se resumir a uma palavra: planejamento.  É como criar uma personalidade para um negócio, pensando em como aquilo poderá ser aplicado a uma realidade de mercado. 

Um projeto de identidade visual é muito mais do que criar um trabalho esteticamente bonito. É criar algo que funcione, que seja feito sob medida para os objetivos da empresa e para alcançar o seu público.  

No caso da Stage 4, procuramos uma solução jovem e descontraída, que trouxesse maior movimento nas formas e contraste na aplicação das cores já características da multinacional, representando o progresso tecnológico. 

Tudo isso sem deixar de valorizar o tom corporativo com leveza e compromisso, norteando o desenvolvimento e a inovação, que são valores fundamentais para o projeto. Com isso em mente, a equipe da Contato chegou ao seguinte design:

Identidade Visual desenvolvida pela Agência Contato para a Stage 4.

Qual foi o resultado final deste projeto?

Com a ideia inicial do cliente e a experiência dos profissionais da Agência Contato, o resultado não poderia ser diferente: um projeto completo e eficiente para a criação de uma marca competitiva no mercado.

Confira um pouco mais dos resultados que fizeram a Stage 4 se tornar um dos cases de sucesso em naming e identidade visual da Contato:

Se você tem uma ideia de negócio e ainda não sabe como posicionar a sua marca no mercado, clique aqui para falar agora mesmo com o nosso consultor de marketing digital. 

Vai ser um prazer poder escrever o nosso próximo case com a história da sua empresa! ?

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress