Ter comunicação e presença no mundo digital é essencial para alcançar melhores resultados e vendas. No entanto, em alguns segmentos, é maior a dificuldade para traçar uma estratégia de sucesso. Imagine o desafio de elaborar uma estratégia de comunicação para um cemitério!
Embora estejamos no século XXI, a morte ainda é um tabu na sociedade. É comum que as pessoas evitem falar sobre o assunto.
Por isso, perguntar a alguém “Como você quer que seja o seu velório?” é arriscar não obter resposta alguma ou, pelo menos, ouvir um “Deus me livre!” ou um “Vire essa boca para lá!”.
Ou seja, quando a morte vira pauta de uma conversa, logo é encerrada com poucas palavras, e o papo toma outros rumos.
Essa resistência, esse medo das pessoas, dificulta a criação de estratégias de comunicação e vendas para negócios como cemitérios e funerárias.
Mas a Agência Contato não tem medo de desafio nem de cemitério, então confira o relato deste case de sucesso do Terra Santa!
O que é o Terra Santa?
O Terra Santa é um cemitério parque localizado na região metropolitana de Belo Horizonte.
A instituição possui mais de 15 anos de mercado, mas, nesse tempo, não investiu em Marketing Digital.
Como o tabu da morte possui uma força muito grande, a empresa não acreditava ser possível vencer a resistência do público.
O que fazer? A Agência Contato mostrou um caminho para o Terra Santa. E, assim, iniciamos o projeto em setembro de 2020.
O que a Agência Contato fez pelo Terra Santa?
Em uma visão geral, nossas ações estratégicas para o Terra Santa foram as seguintes:
- Criamos todas as redes sociais do zero.
- Planejamos campanhas de anúncios para atrair as pessoas certas.
- Começamos a produção de conteúdo relevante para o público.
Inicialmente definimos uma linha editorial mais tradicional, com ênfase aspectos-chave:
- cuidado;
- prevenção;
- planejamento familiar; e
- tranquilidade para os falecidos.
Buscamos também valorizar os pontos fortes da empresa, como a localização, o atendimento empático e os serviços, sempre equilibrando o olhar comercial e o destaque dos benefícios.
Adaptando a estratégia com o aprendizado
À medida que trabalhávamos com o cliente, fomos observando os resultados e conhecendo melhor o público.
Desse modo, inserimos curiosidades e passamos a indicar filmes, séries e livros relacionados a morte e luto, com o objetivo de abordar a temática de forma mais leve.
Inclusive, definimos essa linha de conteúdo no site e publicamos o blog 11 livros sobre luto, que recebe mais de 400 visitas mensais.
Percebemos que conteúdos de desenvolvimento pessoal, bem-estar, qualidade de vida e curiosidades sobre o segmento são mais bem recebidos pelo público.
Para desviar o foco do receio ligado ao tema, utilizamos esse tipo de conteúdo mais leve.
Dessa maneira, conseguimos atrair um volume maior de pessoas nas redes sociais e em iscas de conteúdo rico.
A estratégia de comunicação deu tão certo nas redes sociais e no blog, que o Terra Santa aumentou o investimento, e agora também trabalhamos o Inbound Marketing desse cliente.
O case do Terra Santa é uma prova que conhecer o comportamento do público é a chave para o sucesso. Devemos analisar os resultados alcançados e aprender lições para aplicar em novas estratégias.
Largue o peso dos tabus e voe alto com o Marketing Digital!
Talvez você também precise superar tabus e outros tipos de dificuldades na comunicação da sua empresa.
Hoje em dia, ter um produto ou um serviço eficaz e por um preço competitivo não é suficiente para lograr o sucesso nos negócios.
Mais do que consumir, o seu público deseja conectar-se à sua marca, e essa conexão é simplesmente impossível sem o Marketing Digital!
Quer aumentar o faturamento da sua empresa por meio de Marketing de Conteúdo e redes sociais?
Procure a Agência Contato! Somos especialistas em Marketing Digital. Possuímos mais de 8 anos de mercado e vários outros cases de sucesso.
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