O mercado está cada vez mais disputado, e os profissionais enfrentam a necessidade de adaptação constante. O comportamento do consumidor também mudou muito. Agora todo o mundo está conectado. Por isso, construir uma presença digital se tornou um fator indispensável para o sucesso.
Um segmento que encontra dificuldade é o dos Profissionais de Saúde. Em 2020, existiam mais de 500 mil médicos para 210 milhões de brasileiros.
O número de médicos aumentou 11,7 vezes, enquanto a população subiu 2,2 vezes. Esses dados são de uma pesquisa de Demografia Médica no Brasil, realizada em colaboração entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade de São Paulo (USP) em 2020.
Com cada vez mais médicos e menos pacientes, diferenciar-se em meio à multidão de profissionais se tornou um desafio e tanto.
E nosso cliente, o Dr. Axel Yañez, confiou na Agência Contato para encontrar uma solução por meio do Marketing Digital. Conheça mais uma história de sucesso!
Quem é o Dr. Axel?
O Dr. Axel Yañez é um profissional completo! Veja as especialidades desse médico:
- Ginecologista;
- Obstetra;
- Mastologista; e
- Ultrassonografista.
Além de toda essa formação, ele possui mais de 30 anos de experiência e atua em clínicas localizadas em Belo Horizonte e Contagem, no estado de Minas Gerais.
Observando o mercado mais competitivo e as mudanças no comportamento do consumidor, o Dr. Axel optou por investir em produção de conteúdo nas redes sociais e construir autoridade no mundo digital.
E quem foi convocado para essa missão? Os especialistas da Agência Contato!
Quais foram as ações da Contato?
Depois de muita pesquisa e análise sobre o segmento de atuação e o público de interesse do médico, executamos ações estratégicas personalizadas:
- Criamos uma identidade visual;
- Elaboramos um cartão de visita;
- Desenvolvemos um cartão interativo digital;
- Configuramos as redes sociais existentes; e
- Definimos a linha editorial de conteúdo.
Iniciamos o projeto com força total!
Resposta: sucesso das estratégias!
Iniciamos o projeto em junho de 2020. Logo no início, as redes sociais foram abraçadas pelas pacientes!
Muitas que já consultavam com o doutor passaram a segui-lo e acompanhar suas publicações e compartilhar com amigas e familiares.
O engajamento crescente trouxe novas seguidoras e novas pacientes para o Dr. Axel.
O médico sempre se preocupou em orientar, ser prestativo e atencioso em cada consulta, e nós trouxemos essa essência do atendimento presencial para as redes sociais do nosso cliente.
Os objetivos da estratégia foram:
- compartilhar informações relevantes;
- estimular o autoconhecimento sobre o corpo;
- nutrir o relacionamento com o público; e
- promover a troca de experiências.
Todos esses objetivos foram cumpridos!
Como o Dr. Axel conquistou o público?
Nosso diagnóstico inicial verificou que o Dr. Axel Yañez oferece diversos tipos de atendimento:
- Realiza consulta ginecológica e pré concepcional.
- Faz acompanhamento obstétrico.
- Realiza partos de vários tipos.
- Executa cirurgias íntimas e procedimentos como colocar DIU e laqueadura tubária.
Para abarcar esse cenário amplo, nossa equipe criou uma linha editorial diversificada, a fim de produzir conteúdo relevante para cada perfil de paciente.
Por isso, definimos um mapa de tópicos que abrange questões como:
- saúde íntima;
- jornada da gravidez;
- desafios da maternidade;
- cirurgia íntima;
- métodos contraceptivos;
- educação sexual; e
- menopausa.
Dessa forma, entregamos conteúdo informativo e educativo para todos os perfis de pacientes.
Além disso, buscamos elaborar publicações mais interativas e que promovem identificação. Veja 4 exemplos interessantes, em forma de pergunta:
- “Como foi seu parto?”
- “Não quero ter filhos”
- “Quais desejos você teve na gestação?”
- “Qual método contraceptivo você usa?”.
Esse planejamento foi desenvolvido para cativar e estimular as pacientes a comentar sobre suas experiências e compartilhar pensamentos e sentimentos. Criamos, assim, uma comunidade!
Resultados atuais
Podemos resumir em 3 pontos os resultados atuais das estratégias executadas para o Dr. Axel Yañez:
- Tornamos o contato com suas pacientes mais ativo e próximo.
- Conquistamos mais admiração e credibilidade.
- Ampliamos a sua visibilidade no meio digital.
Como consequência natural dessa transformação, hoje é comum uma seguidora que acompanha as redes sociais, depois de algum tempo, agendar uma consulta com o médico.
Isso significa que a produção de conteúdo passou tamanha confiança para a seguidora que, ao precisar de um Ginecologista ou Obstetra, ela escolheu o Dr. Axel.
Em outras palavras, a pessoa foi nutrida por conteúdo digital relevante, reconheceu a autoridade digital do médico e passou de interessada a cliente.
Promova o seu consultório no meio digital!
A era digital é uma realidade, inclusive para Profissionais da Saúde e seus pacientes.
As pessoas estão cada vez mais conectadas, e a internet se tornou o melhor ambiente para alcançá-las.
Talvez você também seja um(a) excelente Profissional da Saúde, em suas diversas áreas de atuação: Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e muitas outras.
Mas hoje, se uma pessoa não te encontra na Internet, como ela saberá que você existe, que o seu tratamento é eficaz, que o seu atendimento é humanizado?
Você precisa estar presente no meio digital! Assim, você construirá a sua autoridade perante o seu público e, com o tempo, os interessados se tornarão seus novos pacientes.
Quer transformar a comunicação da sua clínica? A Agência Contato é especialista em Marketing Digital! Procure nossa equipe e seja nosso próximo case de sucesso na área da saúde!