Skip to content
case metropax revitalizando o marketing
10 de agosto de 2023

Case de Sucesso: Revitalizando o marketing com SEO e Mídia Paga

case metropax revitalizando o marketing
10 de agosto de 2023

Case de Sucesso: Revitalizando o marketing com SEO e Mídia Paga

Navegue por tópicos

O que acontece quando praticamente todo o trabalho de marketing digital criado para um site é perdido? Foi diante dessa situação que a Metropax procurou a Agência Contato. 

De braços abertos, aceitamos esse desafio e criamos juntos um projeto de revitalização do marketing da marca, voltado principalmente para os serviços de SEO e Mídia Paga. 

Neste artigo, vamos entender as circunstâncias que levaram à criação desse projeto, quais eram nossos obstáculos e como nossa equipe agiu para alcançar os objetivos almejados pela empresa. Vamos lá? 

O Contexto

A Metropax é uma empresa com 45 anos de história, destacando-se pelo acolhimento, respeito e comprometimento com a vida de milhares de famílias brasileiras. 

Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, a funerária se expandiu ao longo dos anos para a região metropolitana, com unidades em Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Nova Contagem, Ibirité, Betim, Sabará, Lagoa Santa, Eldorado, Barreiro e Hipercentro. 

A empresa, portanto, é marcada por uma forte atuação na região metropolitana de Belo Horizonte, consolidando sua liderança além da capital mineira. 

Os desafios

Com todo esse panorama de uma marca consolidada e que já tinha seu espaço virtual na internet, a empresa procurou nossa equipe após sofrer com ações maliciosas de terceiros, que prejudicaram o desempenho, a reputação e a segurança do site em 2022. 

Gráfico gerado no Google Search Console, mostrando o total de cliques e impressões do site em 2022

Esse é um assunto muito delicado, pois faz com que trabalhos de longo prazo sejam interrompidos e, no caso da Metropax, comprometeu a autoridade do site, reduzindo sua visibilidade e o seu tráfego. 

Por esse motivo, realizamos uma análise criteriosa do domínio da empresa para orientar o nosso plano de ação. 

Em nossa investigação, percebemos que o site passou por problemas de indexação e URLs não encontradas, o que afetou significativamente o seu alcance. Por isso, é perceptível uma queda brusca no número de cliques e impressões no gráfico acima. 

Também percebemos a necessidade de melhorar o desempenho do site tanto na versão desktop quanto na versão mobile, além de outros aspectos de otimização de SEO Off-page, como erros nas páginas com maior número de domínios de referência e backlinks de baixa qualidade. 

Diante disso, identificamos dois principais aspectos para alavancar esse projeto:

Construção de autoridade

Diante de ações que prejudicaram a credibilidade do site perante os mecanismos de busca, a Metropax precisava reconstruir a autoridade da sua página na web. Esse aspecto estaria relacionado não apenas à sua relevância para os motores de busca como o Google, mas também aos usuários. 

Isso porque ter um site com autoridade alta significa que sua empresa oferece conteúdo de qualidade, é reconhecida e recomendada por outras páginas, atende às expectativas e necessidades da audiência e, enfim, se destaca entre os concorrentes. 

Pesquisa de palavra-chave

Outra etapa importante que definimos foi uma pesquisa completa de palavras-chave. Esse processo consistiria em analisar e identificar as palavras ou expressões utilizadas pelos usuários para encontrar informações, produtos ou serviços relacionados ao mercado da Metropax. 

Dessa forma, seria possível entender as necessidades e preferências do público-alvo, aumentando novamente o tráfego da empresa e sua visibilidade. Mais do que isso: fortaleceríamos a marca e educaríamos seu público, consolidando-a como uma organização de referência em seu segmento.

O objetivo

Atualmente, a Metropax é uma das maiores empresas de prestação de Serviço Funerário e Plano de Assistência Funerária do Brasil, com mais de 20 pontos de atendimento. 

Contudo, a empresa sempre buscou o crescimento contínuo, visando aumentar sua confiança e expandir sua trajetória para outros estados do país. Por isso, estabeleceu um plano de expansão para Porto Alegre, que já estava em curso no ano de 2022. 

O novo projeto de SEO, então, teria como grande objetivo recuperar o seu tráfego e sua autoridade em seu nicho, construindo uma marca focada na satisfação dos clientes e tornando-a uma referência ainda maior no mercado. 

Os resultados

Depois de muito estudo e planejamento, entendemos o propósito do site da Metropax, assim como seu público e sua proposta de valor. 

Com o desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo relevante e otimizado para os usuários, melhorias no desempenho do site, investimentos em links de autoridade relevantes e em Google Ads e Meta Ads, aumentamos o número de cliques e visitas do site, assim como sua autoridade. 

Comparação entre o alcance do mesmo período no ano de 2022 e 2023 (as linhas contínuas representam o ano de 2022, enquanto as pontilhadas dizem respeito à 2023).


Agora veja o gráfico do momento atual da empresa, novamente crescente:

Gráfico gerado no Google Search Console, analisando os últimos 3 meses de cliques e impressão geral do site em 2023

Também investimos em uma melhor experiência do usuário em dispositivos móveis, pois percebemos que era o dispositivo mais utilizado pelo público da Metropax. Assim, aumentamos a visibilidade da empresa tanto na versão desktop quanto na versão mobile, trazendo um número ainda maior de visitantes para conhecer seus produtos e serviços. 

Dados obtidos no Google Search Console, refletindo um aumento de cliques e impressões do site nas versões desktop e mobile em 2023.

Dessa forma, o tráfego orgânico cresceu de forma expressiva, ajudando a construir a imagem da Metropax no mercado e transformando-se em uma fonte de leads qualificados para a marca. 

E assim, aumentamos diariamente o alcance e a visibilidade da empresa, tornando possível seu objetivo de expandir sua atuação e autoridade para todo o Brasil. 

Esses resultados refletem um projeto muito bem estruturado pela nossa equipe, que trabalha ativamente para oferecer soluções personalizadas para cada tipo de negócio. 

Com comprometimento e dedicação, reconstruímos o tráfego da Metropax e estamos aprimorando o seu desempenho a cada dia. 

Afinal, como já sabemos, SEO é um trabalho de longo prazo, então teremos resultados ainda melhores pela frente! 

A Agência Contato

A Agência Contato é uma empresa especializada em serviços de marketing digital, focada em conversão, tráfego e branding de qualidade para a sua empresa. 

Nossa grande missão é oferecer soluções adaptadas para os objetivos e as necessidades do seu negócio, conectando sua empresa ao seu público. 

Quer conquistar sua autoridade digital? Converse hoje mesmo com um de nossos consultores e construa uma nova história para a sua empresa! Vamos decolar juntos! 

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress