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20 de julho de 2023

Case de Sucesso: Dobrando o tráfego orgânico com SEO

20 de julho de 2023

Case de Sucesso: Dobrando o tráfego orgânico com SEO

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É preciso ter uma estratégia muito bem estruturada para alcançar visitas orgânicas, isto é, não pagas. Felizmente, a Agência Contato desenvolve ações personalizadas de acordo com cada negócio e suas necessidades. Neste artigo, você vai entender como dobramos, no período de um ano, o tráfego orgânico do espaço virtual do Terra Santa Cemitério Parque. Vamos lá? 

O Contexto

O setor de cuidados funerários está em uma constante consolidação em todo o mundo, e isso inclui a expansão para o mercado digital. Se pararmos para pensar, ele é um dos setores mais tradicionais no mercado, mas isso não o impede de se adaptar às novas tendências. 

É justamente o contrário, já que com a necessidade de ter maior aproximação com os seus clientes, investir em estratégias de marketing digital e serviços personalizados é o melhor caminho. 

O Terra Santa Cemitério Parque entendeu isso e buscou a Contato para melhorar o desempenho e a atratividade do seu site, visando atrair uma audiência interessada em seus serviços. 

A missão

O Terra Santa já contava com uma experiência de 15 anos no mercado, mas procurou a Agência Contato para realizar seu primeiro investimento em marketing. O grande objetivo da empresa era impactar mais clientes, principalmente fora da sua localidade de atuação, na cidade de Sabará. 

A empresa sempre se destacou pela sua estrutura física, qualidade de atendimento e venda de produtos exclusivos, com facilidade de pagamento. Contudo, como nunca havia trabalhado com divulgação tanto nas mídias de massa quanto mídias segmentadas, seus serviços ainda eram pouco conhecidos.

Nesse caso, o negócio ainda tinha que lidar com a baixa aceitação do público em geral sobre seu trabalho, já que o mercado funerário é muito específico e possui certa imagem negativa no imaginário das pessoas. 

Por isso, estruturamos juntos um plano de ação que focava em ampliar a carteira de clientes da empresa, atuando na grande Belo Horizonte e Sabará por meio do site e das redes sociais 

É importante ressaltar que, para esse cliente, também investimos em anúncios segmentados, mas destacaremos neste artigo o trabalho realizado com o tráfego orgânico. 

A seguir, entenda os pontos que guiaram a nossa missão: 

Autoridade Digital

Em primeiro lugar, o Terra Santa queria construir sua autoridade digital, para que sua credibilidade no mercado também estivesse presente na internet. Isso incluiria sua capacidade de se destacar entre a concorrência, sendo reconhecida e respeitada pela audiência, além de gerar valor e confiança. 

Fortalecimento de marca

Além disso, a empresa queria fortalecer sua marca, tornando-a mais conhecida, valorizada e preferida pelo seu público-alvo. 

Para isso, seriam produzidos conteúdos que, ao mesmo tempo, engajariam os possíveis clientes e agregariam valor para o negócio, inserindo-o como referência em seu segmento.

O trabalho com marketing digital é muito importante nesse caso, permitindo que a empresa adquira uma personalidade marcante na web e tenha uma reputação positiva entre o público.

Novas oportunidades de negócio

Por fim, ao alcançar um público cada vez mais conectado e informado, a organização tinha como meta adquirir novas possibilidades de negócio. Com estratégias bem fundamentadas, o objetivo seria aumentar a visibilidade da empresa na internet, atraindo e fidelizando clientes, e aumentando, assim, as vendas e o lucro. 

O processo

Agora que você já sabe os aspectos que guiaram o nosso projeto, entenda o que fizemos para alcançar cada um desses objetivos:

Mapeando as palavras-chaves corretas

Nossa estratégia começou com o mapeamento de palavras-chave, que consiste basicamente em identificar os termos mais relevantes e buscados pela audiência do Terra Santa. 

Elas são essenciais nesse processo, pois orientam toda a nossa criação de conteúdo para atender as necessidades e as intenções dos possíveis clientes da empresa. 

Escolhemos palavras-chave relacionadas ao seu segmento, abordando temas como planejamento de vida, família, zelo e paz. Além disso, descobrimos que para esse tipo de negócio, as buscas apresentavam intenção informativa, na maioria das vezes. 

Assim, exploramos conteúdos que trouxessem uma conscientização sobre o processo de luto. Também fomos além do esperado para o mercado funerário, com temas que trouxeram mais leveza e positividade para o espaço virtual do Terra Santa. 

Textos otimizados

Investimos em conteúdos relevantes para os leitores do Terra Santa, com o objetivo de atrair, educar e engajar o público. O entendimento sobre o conceito de planejamento de vida foi essencial nesse caso, para que as pessoas percebessem como os produtos e serviços da empresa estariam alinhadas à essa necessidade. 

Em seguida, partimos para a otimização dos textos. Afinal, de nada adianta ter conteúdos úteis se não melhorarmos a experiência do usuário e aplicarmos boas práticas para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca. 

Por isso, dedicamos nossa atenção para aspectos essenciais, como:

  • O uso de palavras-chave de forma natural e estratégica, sem exageros ou repetições;
  • A utilização de uma linguagem adequada ao público-alvo, com clareza e objetividade;
  • A aquisição de links internos e externos, aumentando a autoridade do site; 
  • Garantia de uma estrutura clara para os textos, com títulos, subtítulos, listas e imagens de apoio;
  • Otimização de title tag e meta description, atraindo mais cliques nos resultados de pesquisa;
  • URLs amigáveis, curtas e descritivas. 

Como o SEO ajuda

Você deve ter percebido que utilizamos muitas técnicas de SEO para alavancar esse projeto. Ele foi um dos nossos maiores aliados e por isso, falaremos um pouco mais sobre sua importância. 

Conquistando espaço

A estratégia de SEO permite que você posicione seu negócio como uma referência no segmento em que você atua. Isso é possível com um conteúdo relevante, otimizado, atualizado e focado na intenção de busca do usuário, além de uma completa análise da concorrência.

Além disso, o SEO se caracteriza como um trabalho de longo prazo, que é aprimorado continuamente para gerar mais valor e autoridade para a sua marca. Assim, é possível alcançar um público maior e mais qualificado para adquirir seus produtos e serviços. 

Construindo credibilidade

Além disso, o trabalho de SEO permite construir a credibilidade da marca, transmitindo uma imagem de autoridade, confiança e relevância ao posicioná-la nas primeiras posições dos resultados de busca.

Isso inclui não apenas a qualidade e a originalidade do seu conteúdo – que deve ser planejado de forma estratégica para uma audiência específica – mas também a otimização técnica do seu site. Isso ocorre pois devem ser considerados aspectos como segurança, navegabilidade e responsividade para garantir a melhor experiência possível para o público.

Assim, além de mostrar ao Google que o seu site é de confiança e pode ser priorizado na página de resultados, é possível conquistar o público ao afirmar seu compromisso com a experiência oferecida em seu site. 

Os Resultados

Com toda essa bagagem e a qualificação dos profissionais da Contato, adquirimos resultados surpreendentes. Comparando os números de acessos orgânicos de Maio em 2023 com o mesmo período do ano anterior, a melhora é evidente.

Isso porque de 11 mil acessos, o site passou a ter 26 mil acessos orgânicos através do marketing de conteúdo.

E você, quer ter o seu site posicionando nas primeiras posições do Google? Entre em contato com a nossa equipe e decole!

 

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