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Imagem de um grupo de bonecos olhando um em cima de um blocos, representando a facilidade de encontrar o site.
21 de abril de 2023

Como fazer o Google encontrar seu site e gerar mais tráfego

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21 de abril de 2023

Como fazer o Google encontrar seu site e gerar mais tráfego

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O Google é atualmente a maior ferramenta de busca e ter o seu negócio no topo da página é o sonho de muitas pessoas. Porém, fica a dúvida: como o Google encontra os sites?

Quando os sites são encontrados, o Google passa a indexa-los e se esforça para analisar todo o conteúdo e catalogá-lo. Mas com uma infinidade de sites, se torna um desafio se destacar. 

Pensando nisso, a Contato trouxe hoje algumas dicas de como fazer o Google encontrar seu site e gerar mais tráfego. 

Como o Google faz o ranqueamento de páginas?

Os fatores de ranqueamento do Google são os critérios – há cerca de 200 critérios – que o próprio buscador leva em consideração para posicionar de forma orgânica o site na página de resultados através da busca por palavras-chaves. Porém, ele não divulga todos esses fatores de forma explícita. 

Entretanto, sabemos que um conteúdo de qualidade é fundamental para que uma página esteja no topo da página. Por isso, continue lendo e conheça alguns fatores que o Google usa para ranquear as páginas!

Conteúdo

Como falamos acima, o Google analisa e classifica todo o conteúdo do seu site antes de ranqueá-lo. Dessa forma, ter um conteúdo relevante é muito importante para aumentar as chances de aparecer no topo da página e gerar mais tráfego. 

Uma dica é investir em conteúdos relevantes com uma maior quantidade de informações. Para o Google não há um número ideal de palavras ou caracteres, porém quanto maior melhor. 

Entretanto, apesar da lógica de que um texto menor será mais superficial do que um maior, nem sempre isso é verdade. Um texto cheio com muito conteúdo e pouca qualidade, fará com que o seu leitor abandone o texto antes de chegar no final. 

Qualidade

Como falamos acima, qualidade vale mais do que o conteúdo. E a melhor maneira de garantir a qualidade é colocar em prática uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. 

Através de um conteúdo de qualidade sua autoridade é reforçada. Além de ajudar a conseguir links, eles criam uma audiência. Assim, o Google valoriza mais um texto bem escrito do que um texto com apenas palavras-chaves. 

Dicas para aumentar o tráfego do seu site

Agora que você conhece como o Google faz o ranqueamento dos sites, é importante conhecer algumas dicas que podem ajudar a gerar mais tráfego para o seu site. 

A primeira dica é otimizar seu site para motores de busca, ou seja, certificar que o seu site esteja otimizado para motores de busca (SEO) usando palavras-chaves relevantes, títulos descritivos e URLs amigáveis. 

Outra dica é criar conteúdo de qualidade, que seja relevante, de alta qualidade e atualizado regularmente. Isso pode incluir artigos, blogs, vídeos, infográficos e outros tipos de conteúdo que sejam relevantes para sua audiência.

Também é possível usar técnicas de publicidade on-line, como anúncios pagos nos buscadores, banners publicitários em outros sites e publicidade em redes sociais para promover o seu site e atrair mais tráfego. 

Entretanto, lembre-se de que o aumento do tráfego do seu site requer tempo, esforço e consistência. Dessa maneira, mantenha-se focado em criar conteúdo de qualidade, promovê-lo efetivamente e interagir com sua audiência para construir uma comunidade ativa em torno do seu site.

Por que o SEO é fundamental para gerar tráfego?

Como falamos, otimizar o seu site para os motores de busca é uma ótima maneira de gerar tráfego. Por isso é fundamental investir no SEO, já que os mecanismos de busca, como o Google, utilizam algoritmos para classificar e exibir resultados relevantes para os usuários em suas pesquisas. 

Ao otimizar o SEO de uma página, é possível melhorar a posição dela nos resultados de pesquisa, aumentando assim a probabilidade de ser visto por usuários que buscam por conteúdo relacionado. Isso pode aumentar significativamente o tráfego para o seu site e, consequentemente, melhorar o desempenho de seu negócio.

Algumas das técnicas de SEO incluem a utilização de palavras-chave relevantes, a criação de conteúdo de alta qualidade, a melhoria da estrutura do site, a otimização de títulos e meta descrições, e a obtenção de backlinks de qualidade para sua página.

Dicas para impulsionar seu tráfego

Agora que você já viu a importância de se manter no topo da página, a Contato trouxe algumas dicas de como impulsionar seu tráfego. Porém, como falamos acima, é um processo lento e que requer paciência. 

Vamos conhecer as dicas?

Tenha uma estratégia de blog bem estruturada

A primeira dica é ter uma estratégia de blog bem estruturada. Por apresentar ótimos resultados de tráfego, independentemente do nicho que está inserido, com o blog é possível produzir textos que permitem um maior aprofundamento dos conteúdos. Isso é essencial para que seu negócio ganhe autoridade tanto para o Google quanto para os leitores. 

O blog também dá a possibilidade de conversar de forma aberta e clara com o público que se interessa pelo seu produto ou serviço, permitindo que você trabalhe com o posicionamento da sua marca. 

Dessa forma, será possível aumentar a autoridade do seu site no seu segmento. Já que ao ser visto como autoridade, os buscadores irão posicioná-lo melhor nos resultados de busca, assim gerando mais tráfego orgânico. 

Invista em anúncios pagos

Além de investir em uma boa estratégia de blog, é importante investir em anúncios pagos. Publicidade em mídias sociais, banners e o Google Adwords são uma ótima maneira de atrair visitantes, construir sua marca e divulgar o seu site. Há diversas ferramentas que podem ajudar com os anúncios. 

Entre elas está o Facebook Ads, que se tornou uma alternativa acessível para que está começando a investir em marketing e uma de suas vantagens é escolher o valor diário que a pessoa deseja investir, além de permitir uma alta segmentação. Porém, há uma desvantagem: a quantidade de funções de ferramenta. 

Vídeo marketing 

Outra dica é a criação de vídeo marketing. Pois além de criar conteúdo relevante e útil, você não irá gastar dinheiro ao adaptar seu material para diferentes formatos. Dessa maneira, seu conteúdo será diversificado para vários canais. 

Uma plataforma que é bem útil é o Youtube, que além ser um excelente canal para atrair e engajar novos assinantes, é uma estratégia de marketing muito eficiente. Pois, permite que os clientes vejam a demonstração do seu produto e que consigam sanar as dúvidas sobre ele e assim direcionar o tráfego de pesquisa orgânica para o seu site. 

Palavras-chave

O uso de palavras-chaves também é um fator fundamental para que o seu site apareça no topo da página dos buscadores. Isso é importante, já que um usuário ao pesquisar por algo, geralmente digita uma palavra ou termo. 

Dessa forma, ao identificar quais são as palavras-chaves mais comuns que as pessoas buscam no nicho de atuação é possível direcionar seu conteúdo e produzir material baseado nesses termos. Com isso, o algoritmo dos buscadores irá encontrar seu site mais facilmente e gerar um tráfego orgânico. 

A velocidade de carregamento do seu site também é importante

Apesar de não ser muito lembrando, a velocidade de carregamento do seu site também é importante. Quando um site carrega rapidamente, os usuários têm uma experiência mais agradável e são mais propensos a permanecer no site por mais tempo. Porém, se um site demora a carregar, os usuários podem ficar frustrados e abandonar o site. 

Além disso, a velocidade de carregamento do site também pode afetar o seu posicionamento nos resultados de pesquisa do Google. O Google considera a velocidade de carregamento do site como um fator de classificação, o que significa que sites mais rápidos podem ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

Isso, por sua vez, pode gerar mais tráfego para o site, uma vez que os usuários são mais propensos a clicar nos resultados de pesquisa que aparecem no topo da página.

Guests Posts

Investir em guests posts também pode aumentar o tráfego do site a partir de duas formas. Você pode ser convidado para escrever em algum site de autoridade do nicho do seu negócio ou convidar algum especialista para compartilhar material em seu site. 

Dessa maneira, seu texto como convidado pode aumentar o tráfego para o seu site, além de melhorar o posicionamento da sua marca. Além disso, um especialista pode trazer backlinks para o seu site, aumentando o seu tráfego de referência. 

Link Building

Essa dica está diretamente relacionada com os guests posts. O link building tem como objetivo, principalmente, conquistar links de outros sites que levam ao seu, conhecido como backlinks. Essa dica também está relacionada com os links internos, que são incluídos em sua própria página e direcionam o seu leitor tanto para dentro quanto para fora do seu site. 

A partir disso, os buscadores passam a entender que o seu site tem autoridade. Dessa forma, quanto mais links seu site receber, mais ele se torna relevante para a sua área de atuação. 

UX

Outra dica são as Estratégias de User Experience (UX). Elas são utilizadas para atrair e manter os usuários engajados com a sua marca. Desse modo, é importante pensar de que maneira você irá oferecer uma boa experiência para o usuário quando ele navega em seu site. 

Há algumas práticas que influenciam na usabilidade e velocidade de carregamento da página. Entre elas vale destacar o visual atrativo, a responsividade, conteúdos de qualidade, leitura simples e de fácil navegação. 

Contrate um especialista para te ajudar!

Apesar das dicas acima conseguirem fazer com que o seu site receba mais tráfego, talvez você não consiga obter resultados expansivos. Por isso, caso queira obter melhores resultados no tráfego, converse com um especialista!

A Agência Contato é especializada em serviços de Marketing Digital Estratégico e com a nossa experiência podemos te ajudar a aumentar o tráfego do seu site. 

A Agência Contato

Com a missão de transformar a experiência das empresas no meio digital, a Contato é especialista em estratégias de Marketing Digital.  Oferecemos soluções completas, inovadoras e personalizadas para o seu negócio.

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