Atualmente, qualquer empresa precisa investir em presença digital. Além das redes sociais, também é importante ter um site otimizado e com uma boa performance. Afinal, independente do seu nicho, um site ruim impacta negativamente na experiência dos usuários, nas vendas e na autoridade da empresa.
Pensando nisso, neste blog conversaremos sobre os fatores que tornam um site ruim e quais ações você deve adotar para captar mais usuários e potencializar a jornada de compra dos seus clientes. Acompanhe!
Um site fraco pode afetar os seus negócios
A divulgação e a construção de autoridade de um negócio demandam tempo, investimento e constância. Atualmente, se o seu potencial cliente não encontra a sua marca no mundo digital, é como se a sua marca não existisse!
É justamente por isso que as redes sociais geram uma série de benefícios a qualquer negócio! E com os sites, não serie diferente. Resumidamente, um bom site vai proporcionar à sua empresa:
- destaque em meio à concorrência;
- conexão com os seus clientes;
- maior autoridade com os clientes e no seu segmento;
- fidelização de clientes e captura de leads; e
- aumento das vendas.
Porém, caso o seu site tenha uma performance ruim, ele causará impactos inversos e negativos.
Para te ajudar a identificar e corrigir possíveis falhas, descubra agora as 7 razões mais comuns que tornam um site ruim!
1. Você não publica conteúdo
Pode parecer óbvio, mas talvez você esteja cometendo este erro básico!
A produção de conteúdo dentro de um site de uma empresa é essencial para nutrir os seus clientes das informações chaves que eles buscam e precisam: desde o primeiro contato com a empresa até a efetivação da compra do serviço ou produto.
Imagine o seguinte: você acessa a página inicial de um site e encontra palavras e fotos soltas, sem valor algum e que não despertam o seu interesse nem te apresentam a marca. Provavelmente a sua ação imediata será buscar outra empresa!
Ou seja, para captar e fidelizar o seu cliente, é preciso fornecer informações valiosas: o que sua empresa faz, os canais de contato, descrever os produtos, incluir os valores, mostrar clientes antigos e parceiros.
Invista em conteúdo relevante e de qualidade, OK?
2. Seu site é lento
Um outro fator crucial na captação de potenciais clientes é a velocidade do seu site. As pessoas têm-se tornado cada vez mais impacientes e esperam da internet agilidade e assertividade.
Mesmo o que o Design e o conteúdo do seu site sejam incríveis e atrativos, se o carregamento dele for lento, as pessoas abandonarão a leitura.
Um estudo aponta que 40% das pessoas desistem e abandonam um site que leva mais de 3 segundos para carregar. Como desistência significa queda das conversões, um site lento é um grande problema.
3. As informações não estão completas
Como dissemos, as informações que um site contém são extremamente valiosas! O conteúdo precisa transmitir confiabilidade a clientes antigos e novos.
Explicite os canais de contato, informações de localização e as provas sociais sejam fáceis de serem encontradas.
Esse cuidado trará legitimidade ao seu negócio e transmitirá às pessoas a certeza de que receberão o produto que compraram da melhor forma e com qualidade durante todo o atendimento.
4. O seu site não é organizado
A organização também é um ponto chave. Criar seções e páginas internas que auxiliem na disposição e na localização das informações institucionais e dos produtos é uma ótima alternativa.
Na dúvida, invista nas seções clássicas, como “Quem Somos”, “Produtos” e “Orçamento”, e faça pequenas personalizações.
5. O Design do seu site não chama a atenção
No Marketing e no mundo digital, o aspecto e o impacto visual são transformadores na experiência dos usuários.
Se o seu site parece desatualizado e com uma identidade visual poluída ou conflitante, isso pode soar como negativo aos clientes e atrapalhar na jornada de compra deles.
Pequenos detalhes no Design do site podem fazer grande diferença. Assim, fique atento(a) às fontes, ao estilo visual e às cores utilizadas.
Não se esqueça também de pensar nessas adaptações para o formato mobile! Muitas pessoas acessam as páginas pelo celular. Existem formatos específicos para garantir a melhor experiência visual e de navegação.
6. O seu site não é otimizado para smartphones
Já ouviu falar em site responsivo? Um site responsivo significa que ele consegue adaptar-se às telas convencionais dos computadores e também às telas dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
Cerca de 49% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular. Portanto, é essencial que a estratégia de comunicação do seu site seja otimizada para a versão mobile.
Tudo o que conversamos antes para que o seu site contenha uma boa performance continua válido para a experiência do usuário na versão mobile, viu?
7. O seu site está com muita informação desnecessária
Tente responder a esta pergunta: o seu site consegue transmitir, de forma clara e objetiva, o que faz e o que representa a sua empresa?
Se você ficar na dúvida ou achar que a informação chave não respondem a isso, estará na hora de rever e mudar! Por isso, atenção: informação de qualidade não significa dados em excesso que geram dúvidas e dispersão, OK?
As frases chamariz também devem estar presentes para direcionar o cliente a alguma ação: inscrição no seu boletim informativo, download de ebook, compra de um serviço, por exemplo.
Bom, esperamos que você tenha aprendido o que torna um site ruim para reverter esse quadro e aumentar a sua taxa de conversão e fidelização de clientes.
A Agência Contato desenvolve um site novo e otimizado para a sua empresa ou otimiza o que já existe. Oferecemos aos nossos clientes o melhor custo-benefício na criação de sites profissionais que potencializarão o crescimento do seu negócio. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!