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Homem com megafone enquanto divulga o seu site.
28 de abril de 2023

Tipos de Site: conheça 10 maneiras de divulgar seu negócio 

Homem com megafone enquanto divulga o seu site.
28 de abril de 2023

Tipos de Site: conheça 10 maneiras de divulgar seu negócio 

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O mercado digital se atualiza a todo momento e vem se tornando cada vez mais competitivo. Por isso, ter um site se tornou essencial para todo negócio, porém é preciso ter em mente que há diferentes tipos de site e cada um se adequa a um tipo de nicho. Logo, com o site certo é possível obter o maior alcance e aumentar a sua possibilidade de negócios.

Por isso, a Contato trouxe hoje 10 tipos de site, para que você conheça a melhor forma de divulgar seu negócio. Continue lendo e saiba mais!

Por que investir em um site?

Antes de conhecer os tipos de site é importante conhecer os motivos de se investir em um. Como falamos acima, o mundo digital está sempre se atualizando e a maneira mais efetiva de ser encontrado é através de um site. O principal meio de busca quando uma pessoa está a procura de algo é através do Google e por isso, é importante investir em um site. 

Além disso, com um site sua empresa consegue ter mais artifícios e se tornar uma autoridade no mercado. Através da criação de conteúdo, é possível provar para a persona que você entende do assunto e que tem capacidade técnica para ser a solução dos problemas que ela enfrenta. 

Outro motivo para investir em um site é a geração de leads. Pense nessa lógica: para você adquirir mais clientes, você precisa de mais leads e para gerar mais leads, você precisa de mais visitantes. E para receber os visitantes é necessário de um site para recebê-los. 

E segundo o Inbound Marketing, após de atrair o visitante para o seu site, convertê-lo em um lead e construir um relacionamento, é a hora de vender seu produto ou negócio. Neste momento, um site pode servir tanto para vendas consultivas ou para vendas self-service, como os ecommerces.

Conheça os principais tipos de site disponíveis

Agora que você já descobriu a importância de se ter um site, tenha em mente que há diferentes tipos de site e uma série de itens que devem ser levados em consideração antes de escolher o ideal para o seu negócio. Entre eles estão orçamento, prazo para conclusão, estilo e hospedagem. 

1. Site institucional

O primeiro tipo de site que a Contato trouxe é o institucional. Fundamental para qualquer empresa, esse tipo de site funciona como um cartão de visitas online. Ele apresenta as informações de uma empresa – como a logo, um pouco da sua história, seus valores, visão e missão –  e seus produtos ou serviços. 

Entretanto, o site institucional tem pouco efeito para visitantes que não estão familiarizados com o negócio. Dessa forma, muitos dos visitantes acessam o site através de um blog, trazendo um tráfego mais qualificado e com maiores chances de fechar um negócio. 

Além disso, por ter um conteúdo limitado, os sites institucionais tendem a ser limitados a ações de Marketing de Conteúdo. Por isso, novas estratégias têm sido usadas para trazer visitantes. 

Uma delas é o uso de chatbots, que são os robôs programados para fazer o atendimento inicial para os visitantes. Eles são uma ótima maneira de solucionar dúvidas recorrentes e construir um relacionamento a longo prazo entre o cliente e a empresa. 

Outra estratégia é fornecer informações completas sobre cada produto através de comparativos entre modelos, um extensivo FAQ, download de manuais, tutoriais de uso, características técnicas e benefícios.

2. Site dinâmico

Outro tipo de site muito utilizado por empresas é o dinâmico. Por ter excelentes resultados e combinar diferentes seções, o site dinâmico é uma ótima ideia para melhorar o alcance na internet. 

Apesar de ser mais complexo de manter, esse tipo de site oferece muitas vantagens tanto para os proprietários como para os usuários. Uma das vantagens é o gerenciamento de conteúdo ou CMS, que consegue fazer atualizações em publicações de blogs e a inserção de novas postagens sem precisar mexer no código fonte. 

Outra vantagem é que o conteúdo se expande ao longo do tempo, contribuindo para ações de marketing digital mais eficazes. No site dinâmico é possível adicionar um diário virtual que oferece dicas e informações relevantes para adquirir clientes por meio de conteúdos que despertem interesse.

3. Loja virtual ou e-commerce

Já a loja virtual ou e-commerce são os tipos de site responsáveis por efetuar a venda direta de produtos ou serviços ao cliente on-line. Porém, para que ele funcione é preciso desenvolver um site responsivo que seja sempre atualizado. 

Nesse tipo de site, a experiência do cliente é o ponto central e a finalidade é gerar interesse em comprar o que está sendo oferecido. Por isso, investir em sites mais limpos costuma levar vantagem sobre os concorrentes. Além disso, esse site deve ter mais cuidado com as questões de segurança da informação. 

Logo, uma loja virtual tem uma estrutura complexa, mas uma solução para as empresas é usar a estratégia de blog para segmentar melhor o público que acessa o site do comércio eletrônico.

4. Blog

Um dos tipos de site mais utilizados, o blog é usado para a publicação recorrente de conteúdos. Ele é usado por empresas de diferentes segmentos para atrair o público e nutri-lo com informações durante a sua jornada de compra. Ou seja, antes de acessar o site institucional de uma empresa, o lead costuma primeiro acessar os conteúdos relacionados aos seus interesses e ao negócio. 

Portanto, os blogs são uma ótima maneira de usar o marketing de conteúdo para iniciar um relacionamento com os clientes. Por terem dúvidas sobre certos assuntos, um blog pode ajudar a trazer soluções dos problemas de um lead e com isso, as chances de fechar negócio tendem a aumentar, principalmente a médio e longo prazo. 

Uma dica importante: como um blog precisa ter seu conteúdo otimizado com técnicas de SEO regularmente, é preciso que você entenda qual é o seu público alvo e seus interesses. 

5. Portfólio

Já o portfólio é um tipo de site que tem como objetivo a divulgação de produtos e serviços. Muito usado por profissionais autônomos como forma de expor seu trabalho de forma mais visual e disponibilizá-los na internet. 

Já para a realidade das empresas, o portfólio pode ser usado para mostrar os melhores serviços prestados aos clientes no passado. Com isso, é possível ver profissionalismo e seriedade da empresa aos potenciais clientes e por consequência aumentando a chance de fechar um negócio. 

Além disso, o portfólio permite ter o botão para entrar em contato com a empresa, com o objetivo de pedir um orçamento, tirar dúvidas ou conhecer outros trabalhos que não foram publicados. 

6. Site one-page

O site one-page é aquele tipo de site que toda a sua navegação e conteúdo são carregados em apenas uma página, à medida que o usuário rola a tela abaixo. Por ter todo seu conteúdo em apenas uma página subdividida em seções abertas, esse tipo de site é altamente responsivo. 

Também vale destacar que os sites one-page são mais modernos e apresentam um grande apelo visual. Além de fornecer um diferencial na experiência mobile. Entretanto, deve se ter cuidado com o tamanho da página e o tempo de carregamento, que pode atrapalhar a experiência do usuário. 

7. Hotsite

Outro tipo de site é o Hotsite. Criados de forma eventual, eles são usados para reforçar algum tipo de campanha de publicidade. Eles podem ser referentes a um novo produto ou alguma campanha que uma empresa irá lançar. 

Uma característica desse tipo de site é o fato deles terem data de validade online, ou seja, ficam disponíveis para acesso apenas durante o tempo da promoção ou lançamento. 

Um exemplo de hotsite são os sites criados por empresas do setor automobilístico e usados para divulgar o lançamento de um carro novo. 

8. Landing Page 

Já a landing page foca na produção de conteúdo em uma única página para mostrar serviços e produtos. Dentro de uma estratégia de marketing digital, esse tipo de site é responsável por gerar leads através de algum material de valor, como ebooks, planilhas, webinars, entre outros.

Uma característica do landing page é que o objetivo do site deve ser claro, com todo design e conteúdo precisam ser pensados para gerar conversões. 

9. Portal

De todos os tipos de site, o portal é um dos sites mais completos. Nesse tipo de site, há uma enorme quantidade de informação e conteúdos, que são divididos em diversas seções. Por isso, são muito utilizados em empresas que lidam com dados e notícias e que necessitam de um número maior de visitantes. 

Por ter muitas informações, é indicado terceirizar a administração do site. Uma dica é fazer parcerias com colaboradores externos que produzem notícias para se manterem constantemente atualizados.

Alguns exemplos conhecidos de portais são os jornalísticos como o G1, Estadão e Folha de São Paulo. 

10. Fóruns de discussão

O último tipo de site que trouxemos são os famosos fóruns de discussão. Apesar de serem conhecidos, muitas pessoas não sabem das vantagens desse tipo de site para as empresas. O conteúdo é composto de posts, threads ou topics e a partir disso, recebe interações de perguntas e comentários feitos pelos visitantes sobre o conteúdo. 

Sua principal característica, que garante o sucesso do site, é a administração, já que é a partir do administrador e moderador do fórum, que o conteúdo é filtrado e se está de acordo com as políticas de uso e participação.

Outra característica é a audiência dos fóruns, que reúne pessoas com interesses comuns, mas com níveis diferentes de conhecimento. Dessa maneira, é possível que as pessoas tirem as dúvidas e possam se converter para possíveis clientes. 

Você sabia que existiam diferentes tipos de sites? Acesse o blog da Agência Contato e fique por dentro das novidades do Marketing Digital.

Até a próxima!

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