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Rich Media: você sabe o que é?
14 de dezembro de 2022

Rich Media: você sabe o que é?

Rich Media: você sabe o que é?
14 de dezembro de 2022

Rich Media: você sabe o que é?

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A internet é repleta de anúncios que estão a todo tempo tentando atingir os usuários, e no meio de tanta concorrência, é essencial que a publicidade digital crie ferramentas que sejam diferentes, como é o caso da Rich Media, conceito que tem ganhado destaque atualmente. 

Tendo como principal objetivo gerar engajamento com o público que consome os anúncios, esse termo tem crescido cada vez mais entre os publicitários, que estão sempre procurando formas humanizadas de cativar os seus potenciais clientes. 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pelo Statista, o investimento nesse tipo de publicidade tem se desenvolvido significativamente nos Estados Unidos, chegando ao incrível número de US$ 12,9 bilhões.

E esse crescimento tem como fator a sua grande abrangência, atendendo os mais diversos campos de atuação, desde o restaurante que deseja divulgar almoço na empresa até loja que queira divulgar suas promoções. 

O que é rich media e quais os seus formatos

Diferente dos outros tipos de anúncio, que muitas vezes são estáticos e que promovem uma comunicação unilateral, os anúncios rich media são aqueles que tem como principal objetivo gerar envolvimento do usuário com o conteúdo que está sendo exposto no meio digital. 

É como se um empreendimento de lavagem de tapetes a seco criasse um anúncio interativo, ou seja, em formato de jogo, de forma que o usuário precise limpar o maior número de tapetes possíveis em um determinado tempo. 

É assim que a rich media funciona, ela chama a atenção do público de um jeito que eles sentem a necessidade de fazer parte daquele conteúdo que está sendo exibido, consumindo, assim, a publicação da marca. 

Existem diversas formas que a rich media pode se manifestar digitalmente. Além dos jogos, os anúncios podem ser em formato de vídeo, imagens e áudio, recursos criativos que tragam inovação e, principalmente, que sejam interativos. 

As chances desse engajamento gerar cliques por parte dos usuários são maiores que os anúncios estáticos, isso porque, de acordo com o Meio e Mensagem, uma taxa de 40% das pessoas atendem melhor os estímulos por meio de imagens, como é o caso da rich media. 

Dessa forma, quando há cliques no conteúdo, automaticamente o empreendimento tem em suas mãos a oportunidade de converter aquele visitante em um cliente dos seus produtos e serviços, conquistando então o intuito principal do anúncio que foi criado. 

Outras formas de colocar em prática o conceito de rich media é por meio dos seguintes tipos de conteúdo:

  • Imagens dinâmicas;
  • Lightboxes;
  • Banners;
  • Push-down;
  • Peel-down.

Cada material acima estimula uma sensação diferente no visitante da página e podem ser colocadas em práticas de acordo com o desejo do anunciante. 

  1. Imagens dinâmicas 

São aquelas que possuem um movimento diferente com o clique ou apenas com o movimento do mouse. Um exemplo é o anúncio de uma operadora de internet via rádio para zona rural que pode flutuar na página principal. 

  1. Lightboxes 

É o tipo de anúncio que se expande pela tela quando acontece uma interação entre a pessoa e o anúncio publicado. 

  1. Banners 

Sendo os mais conhecidos, os banners muitas vezes são estáticos e ocupam a parte lateral, ou aparecem no final, da página da web. 

  1. Push-down 

Ganhado cada vez mais espaço, o anúncio push-down é aquele que quando aparece, se expande pela tela puxando o restante do conteúdo para baixo. A aparição desse anúncio é feita de acordo com a rolagem do mouse pela página. 

  1. Peel-down 

Já o peel-down é uma espécie de banner, como um voltado para câmera de monitoramento via internet, por exemplo, que ganha destaque com o movimento do mouse do usuário sobre ele. 

Quais os motivos para investir em rich media 

Uma série de vantagens transformam essa publicidade digital em um mina de ouro para quem a coloca em prática. Além de ter um grande impacto sobre o usuário, promovendo uma melhor fixação do conteúdo da marca, a rich media ainda tem as seguintes vantagens:

  • Maior personalização;
  • Métricas mais definidas;
  • Campanha diversificada;
  • Interação com o usuário. 

Os benefícios citados acima são resultados positivos que a rich media fornece para os anunciantes, que conseguem atingir com mais objetividade o seu público-alvo. 

  1. Maior personalização 

Quando uma estratégia de marketing é desenvolvida, é crucial que ela tenha sido criada a partir da segmentação do público. Isso porque gera uma maior conexão com quem realmente irá consumir o produto. 

Dessa forma, a rich media é um tipo de anúncio acessível que permite essa definição de quem irá receber e consumir os conteúdos criados, independente se são pessoas que procuram painel de LED para propaganda externa ou brinquedos infantis. 

  1. Métricas mais definidas 

Mensurar dados também é uma tarefa fundamental que o estrategista de marketing deve ter, afinal, saber se o que está sendo criado é realmente o que o público deseja ajuda a manter um conteúdo mais objetivo e diminuir as falhas de divulgação que ocorrem. 

Por meio da rich media é possível ter um controle sobre os números de cliques, quantas vezes ocorreu a interação com o material, números de visualizações e por quanto tempo os usuários ficaram interagindo com o anúncio publicado. 

Além disso, as métricas que podem ser exploradas a partir desse recurso ainda dão aos anunciantes uma visão do perfil das pessoas que engajaram com a publicação. 

Essa perspectiva é muito importante porque ajuda o empreendimento, seja empresa de serviços gerais ou não, a terem um melhor direcionamento de como produzir suas próximas campanhas e com quem investir os seus recursos financeiros. 

  1. Campanha diversificada 

Muitas vezes os empreendimentos acabam ficando apenas nos mesmos tipos de campanha, não explorando outros terrenos e nem outros públicos. Isso é um erro, pois faz com que o negócio fique estagnado no uso das ferramentas de estratégia. 

Assim, investir em rich media promove um maior alcance do conteúdo criado pelo empreendimento, podendo dobrar a quantidade de acessos em seu site ou redes sociais, já que o anúncio criado é atrativo e destaca a marca da concorrência. 

  1. Interação com o usuário 

Muitas vezes os negócios desenvolvem anúncios e produtos que não promovem a conexão com quem está do outro lado da tela, os afastando para a concorrência que tem conteúdos humanizados e que agregam valor na experiência do usuário. 

E é justamente esse papel que a rich media cumpre, ela faz com que o público consuma a marca de uma forma atrativa, a deixando mais próxima. 

Dessa forma, uma empresa de cortina grande para quarto que faz uso desse formato de anúncio consegue ter uma maior propagação do seu produto do que outro negócio que não utiliza a rich media como forma de anunciar os seus serviços. 

Onde utilizar a rich media 

Existem diversas plataformas presentes na internet que permitem que a rich media seja criada e colocada em ação. Apesar de ainda está se desenvolvendo no Brasil, o formato já conta com a adesão de grandes marcas que atuam no mercado digital. 

As três principais plataformas que fazem com que esse tipo de conteúdo seja colocado em prática são: Facebook Ads, Google Ads e Linkedin Ads, cada uma possui as suas próprias especificações. 

  1. Facebook Ads 

Já muito utilizado dentro do marketing digital, o Facebook Ads é voltado especificamente para o seu público interno, fornecendo aos anunciantes uma série de ferramentas, como: gerenciador de anúncios, configurações de segmentação e muitos outros. 

Um grande ponto positivo do Facebook é que é a rede social mais utilizada atualmente, tendo um grande alcance na hora da promoção do conteúdo. 

  1. Google Ads 

Sendo uma plataforma mais escolhida na hora de realizar anúncios, no Google Ads o estrategista irá poder fazer uso de dois tipos de anúncios, de pesquisa ou de display. 

Além disso, ele ainda estende o seu poder de atuação para outros sites que são muito consumidos no meio digital, como o Youtube e o Gmail, e ainda deixa o orçamento aberto para o anunciante, deixando ele escolher o quanto irá investir no produto. 

  1. LinkedIn Ads  

Assim como o Facebook, o LinkedIn Ads é voltado para o seu público interno e tem um valor definido do quanto deve ser investido para o anúncio rodar dentro da plataforma. 

Considerações finais 

A rich media tem crescido intensamente dentro do mercado digital, promovendo a criação de anúncios diferenciados e que conversam com o público de maneira mais humanizada, estimulando a interação com a marca. 

Podendo ser utilizado por qualquer nicho, como aqueles voltados para serviço jardinagem, por exemplo, esse recurso tem grande poder em chamar a atenção do usuário para o empreendimento, de forma que estimula o clique e a conversão do mesmo em cliente. 

Assim, fazer uso da rich media nas estratégias de divulgação da marca é uma escolha positiva e que promove uma série de vantagens para o negócio, ajudando a conquistar aquilo que se deseja, o aumento das vendas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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