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Lições de Marketing que podemos tirar de The Office
27 de abril de 2021

The Office: Lições de Marketing que podemos tirar da série

Lições de Marketing que podemos tirar de The Office
27 de abril de 2021

The Office: Lições de Marketing que podemos tirar da série

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The Office é uma sitcom americana que fez muito sucesso retratando o dia a dia da empresa Dunder Mifflin. Ainda que se trate de uma série de comédia e com várias sátiras sobre o ambiente de trabalho corporativo, The Office tem muito a nos ensinar sobre uma boa gestão de Marketing dentro de uma empresa.  

Durante as 9 temporadas de The Office, a filial de Scranton enfrenta diversos problemas relacionados a diminuição de venda de seus produtos, e isso acontece principalmente porque, em The Office, eles se recusam a se modernizar.  

Na era digital, o Marketing é a chave de ouro para tornar sua empresa reconhecida e alavancar as vendas. Se você se recusa a encarar as mudanças da sociedade, o seu negócio fica para trás. Foi isso o que aconteceu com a Dunder Mifflin.  

Como é viver em Curitiba, segundo a série The Office

Fora da ficção, toda empresa que pretende obter sucesso e ser reconhecida no seu meio de atuação também precisa utilizar recursos de Marketing. 

No texto de hoje, vamos falar sobre as principais lições de Marketing que The Office nos ensina para você poder aplicar na sua empresa e não correr o risco de ficar atrás da concorrência.  

The Office é uma série que tem muito a oferecer para a sua empresa 

Michael Scott não acreditava que a Dunder Mifflin precisava investir em Marketing e tampouco criar um site. Mas atenção: não siga a ideia do protagonista da série!  

Se você quer que a sua empresa cresça e aumente suas vendas, você precisa implementar um departamento de Marketing dentro do seu negócio.  

O Marketing é muito importante e anda de mãos dadas com o sucesso de qualquer grande marca.  

Em The Office, os colaboradores não entendiam isso muito bem e acabaram cometendo muitos erros pelo caminho, o que resultou em uma perda crescente de clientes ao longo de todas as temporadas da série.  

Os erros de The Office podem servir como aprendizado para gestores de negócio conseguirem colocar suas empresas nos trilhos do sucesso. O primeiro passo é: não repita as ações do Gerente da Dunder Mifflin.  

A série usa comédia para retratar os principais erros de um ambiente de trabalho que não está no meio digital

The Office utiliza sátiras para exemplificar como um bom gestor não deve agir.  

Michael Scott é um homem que ama o passado e não se abre para novas oportunidades benéficas que a modernidade traz. Nesse sentido, a empresa que ele gerencia perde muitas vendas por não acreditar no poder do meio digital, já que, para Michael, a velha propaganda é mais poderosa. 

Assim, o gestor da Dunder Mifflin acredita que estratégias digitais de Marketing não são necessárias e que os clientes serão convencidos com uma boa cesta de guloseimas. De fato, quem não ama doces?!  

Balas e chocolates não posicionam o seu site entre as melhores posições nos resultados de pesquisa do Google; um Marketing eficiente, sim.  

Além disso, The Office evidencia também que, para as ações de Marketing funcionarem eficientemente dentro de uma empresa, é necessário que haja uma boa gestão.  

Endomarketing de todo negócio precisa ser bem trabalhado para que os colaboradores se sintam motivados a entregarem melhores resultados. 

Isso não é uma realidade na série, em que os funcionários são desmotivados e encarregados com tarefas ilimitadas e, às vezes, sem sentido algum.  

The Office apresenta oportunidades de aprendizado sobre Marketing

Apesar de The Office ser uma sitcom e não ter compromisso com a realidade, a série consegue nos ensinar algumas dicas valiosas sobre como o Marketing é fundamental para o crescimento de qualquer empresa 

Ainda que Michael Scott não consiga aceitar isso, ao longo de todos os episódios de The Office, visualizamos situações que seriam facilmente resolvidas se a empresa de papéis aderisse a estratégias eficientes de Marketing.  

Com tantas piadas e situações incomuns, The Office apresenta oportunidades de aprendizado sobre Marketing na era digital.  

Ainda não está convencido(a) de que os funcionários da Dunder Mifflin têm muito a ensinar? Continue lendo para saber os principais aprendizados que podemos tirar de The Office.  

Boas avaliações dos seus clientes tornam a sua empresa uma autoridade no meio digital

Quando Dwight precisa conquistar mais avaliações positivas de clientes para sua fazenda de beterrabas no TripAdvisor, Jim e Pam se solidarizam para apoiar seu amigo e passar um fim de semana inesquecível na Fazenda Shrute.  

O que isso tem a ver com Marketing? As avaliações dos clientes devem ser uma prioridade alta para sua empresa conseguir gerar receita.  

Por isso, trabalhe incansavelmente para encantar seus clientes e, em seguida, crie uma campanha que consiga coletar avaliações positivas dos seus consumidores nos principais canais da empresa.  

Sempre faça pesquisas com os concorrentes  

Lembra-se da pobre Prince Family Paper?  

Quando os gestores da empresa pedem a Michael e a Dwight para espionar a empresa de papel concorrente, Michael se apresenta como um cliente em potencial e Dwight se apresenta como um candidato à vaga de emprego. 

Ambos fazem perguntas investigativas para descobrir detalhes sobre seu concorrente, incluindo quantas contas grandes eles possuem e quem são seus clientes. 

Diferentemente da ficção, você não precisa usar um disfarce para obter uma boa inteligência competitiva.  

Uma boa dica é investigar os sites dos concorrentes e descobrir seus principais diferenciais. Use inteligência competitiva para direcionar sua estratégia de marketing.  

Capacite sua equipe

Após Kelly Kapoor concluir o Programa de Treinamento Executivo de Minorias em Yale, a funcionária da Dunder Mifflin se sente mais segura e preparada para enfrentar os principais desafios da vida corporativa. Além disso, Kelly assume um papel de destaque dentro da empresa, melhorando a sua marca pessoal.  

Quando você capacita sua equipe para construir sua própria marca pessoal na sua organização, o resultado é uma equipe feliz e engajada que promove sua marca de dentro, espalhando seu alcance e amplificando a voz da sua marca. 

Oriente seus funcionários e incentive-os a crescer.  

Forneça treinamento para capacitar a sua equipe. Certamente o seu investimento otimizará toda a sua organização.  

Use o E-mail Marketing estrategicamente e com sabedoria

É fato: Michael Scott e sua equipe conduzem uma verdadeira masterclass sobre o que não fazer com e-mail comercial ao longo das nove temporadas de The Office.  

Desde cair em golpes extremamente conhecidos na internet até enviar acidentalmente uma foto sem camisa da sua supervisora, Jan, para todo o departamento de embalagem, o uso indevido de e-mail é uma tendência na série.  

Para usar o e-mail marketing de uma maneira eficiente, esteja certo(a) de que sua mensagem é clara e de que seus remetentes estão corretos. Além disso, use o e-mail de um modo estratégico, criando campanhas que possibilitem a captação de leads.  

Diferencie sua empresa   

A Michael Scott Paper Company oferece preços mais baratos em relação a Dunder Mifflin para roubar clientes da segunda empresa.  

Diferenciar sua empresa da concorrência vai muito além disso. Você precisa oferecer serviços com mais qualidade e eficiência.  

Concentre-se no desenvolvimento de diferenciais para o seu negócio. Pense e identifique o que torna sua empresa única e por que os clientes prefeririam você a seus concorrentes.  

Se você não consegue identificar nada único, pode ser hora de chamar a ajuda de uma agência profissional para te ajudar a colocar isso em prática.  

Permita-se rir  

Jim Halpert é mestre em rir das situações atípicas que acontecem no dia a dia dos funcionários da Dunder Mifflin.  

Trazer um pouco de leveza para o seu negócio tem tudo a ver com uma estratégia eficiente de Marketing. Ninguém consegue ter boas ideias se está sempre estressado e focado em conseguir bons resultados.  

Claro, uma empresa deve ter um foco, mas é fundamental que momentos descontraídos sejam inseridos na rotina de trabalho.  

Quando você tem funcionários empolgados com o trabalho que realizam, o resultado sempre é positivo.  

Nunca desista: o Marketing Digital faz milagres em qualquer negócio  

Mesmo que as estratégias desenvolvidas por Michael Scott não sejam as melhores, o time da Dunder Mifflin nunca desiste e está sempre pensando em ideias inovadoras para salvar o negócio de papeis.  

Faça como eles! O Marketing pode transformar qualquer negócio perdido em um empreendimento que gere receita e seja reconhecido no mercado.  

Tudo bem… em The Office, eles não conseguiram uma boa estratégia de Marketing, mas a sua empresa pode ter uma história diferente da filial de Scranton.  

O que você está esperando para assistir The Office e aprender as melhores dicas de Marketing de todos os tempos?  

E, para ter certeza de que você fará tudo ao contrário daquele Gerente maluco, não deixe de recorrer aos serviços especializados da Agência Contato! 

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