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Homem usando um computador fazendo referência aos canais de aquisição.
13 de setembro de 2023

Canais de Aquisição: quais são os tipos de tráfego e como usar?

Homem usando um computador fazendo referência aos canais de aquisição.
13 de setembro de 2023

Canais de Aquisição: quais são os tipos de tráfego e como usar?

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Uma boa maneira de atingir os objetivos e metas estipulados dentro da sua empresa é através dos canais de aquisição, que são os caminhos usados para captar novos clientes. Podendo ser onlines ou offlines, eles levam a mensagem da empresa para o cliente de diferentes maneiras e por isso, devem ser usados de maneira assertiva. 

Com isso, se torna possível aproximar-se do público-alvo e aumentar a conversão de clientes e vendas. Pensando nisso, a Contato trouxe um artigo explicando os tipos de tráfego e como usá-las no seu negócio. Boa leitura! 

O que são canais de aquisição?

Como falamos resumidamente em cima, os canais de aquisição são as ferramentas que uma empresa utiliza para alcançar e se comunicar com o seu público-alvo. Como consequência, são geradas novas oportunidades de relacionamento, reconhecimento da marca e é claro, das vendas. E uma forma de alcançar esse público-alvo é com o tráfego para um site!

O tráfego nada mais é do que o público que acessa uma página. Logo, o tráfego de um site são os cliques recebidos e que direcionam a uma página de destino específica. Em uma estratégia de marketing digital, ter movimentação de público é fundamental para se realizar vendas, já que a maiores chances do lead relacionar e gerar mais oportunidades para negócios. 

Qual a importância dos canais de aquisição?

Os canais de aquisição permitem que uma empresa alcance um público mais amplo e aumente sua visibilidade. Por meio de estratégias de marketing e comunicação, é possível promover produtos ou serviços para um grande número de pessoas, muitas das quais podem não estar familiarizadas com a empresa. 

Dessa forma, a empresa consegue atingir diferentes segmentos de mercado e expandir seu alcance. Por exemplo, ao utilizar estratégias de marketing digital, é possível direcionar campanhas para diferentes públicos-alvo, adaptando a mensagem e as abordagens de acordo com as características específicas de cada segmento.

Além disso, os canais de aquisição também podem desempenhar um papel na fidelização e retenção dos clientes existentes. Por exemplo, programas de indicação ou programas de fidelidade podem ser utilizados como canais de aquisição secundários, incentivando clientes satisfeitos a trazerem novos clientes ou a continuarem comprando da empresa.

Como usar os canais de aquisição para gerar tráfego? 

Para usar os canais de aquisição de forma eficiente para gerar tráfego, é importante seguir algumas estratégias e melhores práticas. A primeira delas é entender quem é seu público-alvo, ou seja, identificar as características demográficas, interesses, comportamentos e necessidades do seu público. 

Outra forma é através do SEO (Search Engine Optimization), que é essencial para melhorar a visibilidade do site nos mecanismos de busca. Otimize o conteúdo do seu site com palavras-chave relevantes, melhore a estrutura do site, otimize as meta tags e crie conteúdo de qualidade para atrair tráfego orgânico dos mecanismos de busca. 

A Contato já fez um artigo trazendo algumas técnicas de SEO que podem ajudar no tráfego pago. Clique aqui e veja quais são! 

Quais são os tipos de tráfego? 

Agora que você sabe o que são os canais de aquisição e como eles são usados para gerar tráfego, é importante entender quais são os tipos de tráfego. Eles são divididos em 7 tipos e são separados de acordo com a forma como o lead chegou até a sua empresa. 

A Contato já fez um artigo explicando a diferença entre o tráfego pago e orgânico, porém é importante conhecer os outros tipos. Isso é importante para definir exatamente os locais do seu funil de conteúdo que estão funcionando. Continue lendo e saiba quais são! 

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico está relacionado com as estratégias para atrair os visitantes de forma natural, ou seja, as pessoas chegam a sua empresa por meio de pesquisas nos motores de busca. Dessa maneira, quanto maior for o tráfego orgânico, maiores são as chances de atrair visitantes sem gastar um alto valor em anúncios. Além disso, um grande volume de acessos naturais geram autoridade para a sua página.

A sua principal vantagem é o custo-benefício, já que ajuda a reduzir os custos de marketing e aumenta a margem de lucro. Outra vantagem desse tipo de tráfego é o aumento da relevância e credibilidade da sua empresa. 

Tráfego pago

Já o tráfego pago tem esse nome pois está relacionado com o investimento em anúncios pagos para atrair visitantes. Para criar esse tipo de publicidade são utilizadas plataformas como o Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads, onde a escolha do melhor canal depende do perfil e hábitos do seu lead. 

Por isso, é importante que ao clicarem nos anúncios, eles sejam direcionados para páginas de destino que correspondam a expectativa apresentada na oferta. Logo, uma dica é evitar direcionar os leads para a página home, já que o índice de qualidade dos anúncios pode prejudicar as chances de conversão desses visitantes em leads diminuem.

Tráfego social

O tráfego social são os links de sites que são compartilhados no Facebook, Linkedin, Twitter e outras redes sociais. Com isso, cada vez que um usuário clica em uma publicação é redirecionado para uma página externa ele se torna um visitante. 

Por isso, uma dica na hora de gerar esse tipo de tráfego é estar presente nas redes que representam o melhor canal de comunicação com o público que a sua empresa quer atingir. A partir disso, deve-se fazer um planejamento e investir em estratégias para redes sociais que atraiam mais visitantes e os levem para o seu site ou blog. 

Outra dica é interagir com o público nas postagens, já que contribui para melhor engajamento  e aumento da audiência. 

Tráfego direto

O tráfego direto é a ausência de todos os outros canais de aquisição, ou seja, nada mais do que quando o usuário digita o endereço do seu site (URL) no navegador. Enquanto nos outros tipos de canais de aquisição há links que redirecionam para a página, no tráfego direto os esforços são feitos offline. Por isso, a dica é que o domínio esteja associado a sua marca para fácil memorização. 

Tráfego de referência

Esse tipo de tráfego está relacionado com estratégias de link building, onde os visitantes vão para a sua página a partir de outros sites. Com isso, há um aumento da quantidade de visitantes e da autoridade e confiabilidade da sua página, algo valorizado pelo Google no ranqueamento. 

Uma forma de conseguir links externos é fazer parcerias para produção de conteúdos com outros sites que tenham relação com os assuntos abordados. Esses conteúdos podem ser blog posts ou até mesmo entrevistas para veículos de comunicação, onde os leitores podem conhecer seu site. 

Tráfego de e-mail marketing 

Já o tráfego de e-mail marketing é adquirido através de cliques em link enviados por e-mail. Quando enviado de forma permissiva (sem spams) consegue alcançar taxas de conversão muito boas.  Algumas maneiras de se fazer isso é através de newsletter, fluxos de nutrição e campanhas de e-mail marketing. 

Tráfego offline

Saindo um pouco do mundo virtual, o tráfego offline se refere ao fluxo de pessoas físicas em locais físicos, como lojas, escritórios, eventos, feiras comerciais, entre outros, em oposição ao tráfego online, que se refere ao fluxo de visitantes em sites, blogs e plataformas digitais.

Dessa forma, o tráfego offline está relacionado às interações e experiências que ocorrem fora do ambiente online. É o resultado de esforços de marketing e publicidade direcionados para atrair pessoas para locais físicos, com o objetivo de promover produtos, serviços, eventos ou estabelecer contato direto com os clientes.

O que é tráfego qualificado? 

O tráfego qualificado refere-se às visitas ou usuários que chegam ao seu site, blog ou plataforma digital e têm maior probabilidade de se tornarem clientes ou realizar ações desejadas. Elas são consideradas “qualificadas” porque possuem interesse ou estão em busca de informações, produtos ou serviços relacionados ao seu nicho de mercado.

Com isso, a qualificação do tráfego está relacionada à relevância e afinidade entre o público-alvo e o conteúdo ou oferta apresentados. Quando o tráfego é qualificado, as chances de conversão e engajamento são maiores, pois os visitantes já possuem interesse prévio no que você oferece.

Entretanto, devemos lembrar que a qualificação do tráfego pode variar de acordo com o seu negócio, público-alvo e objetivos específicos. É essencial acompanhar e analisar regularmente o desempenho do tráfego para entender quais fontes ou estratégias estão trazendo os melhores resultados em termos de conversão e engajamento.

Como escolher o canal de tráfego ideal? 

A escolha de um canal de tráfego ideal depende de uma série de fatores, como público-alvo e objetivo do negócio. Por isso, um primeiro passo é entender quem são seus clientes ideais e quais são os objetivos de marketing, já que isso ajudará a direcionar suas estratégias de aquisição para os canais onde seu público está presente.

Além disso, é importante avaliar o orçamento de e identificar os canais que estão dentro das suas possibilidades financeiras. Alguns canais podem exigir investimentos mais substanciais, como publicidade paga, enquanto outros podem ser mais acessíveis, como marketing de conteúdo ou redes sociais orgânicas.

Por isso, uma dica é explorar as diferentes opções de canais de tráfego disponíveis, como marketing de busca, mídias sociais, e-mail marketing, publicidade tradicional, parcerias estratégicas, eventos, entre outros. Pesquise sobre o desempenho e alcance de cada canal, assim como as características específicas do seu público-alvo.

Como gerar mais tráfego em um site?

Se você chegou até aqui, sabe como funcionam os diferentes tipos de tráfego. Porém, trouxemos algumas dicas de como gerar mais tráfego em um site. Continue lendo e saiba quais são! 

Nossa primeira dica é otimizar o tráfego para os mecanismos de busca utilizando as técnicas de SEO. Realize pesquisas de palavras-chave relevantes para o seu nicho e otimize o conteúdo do seu site com essas palavras-chave. Certifique-se de ter uma estrutura de site amigável para os mecanismos de busca, URLs otimizadas, meta tags adequadas e links internos relevantes. Isso ajudará a melhorar o seu ranking nos resultados de busca e aumentar o tráfego orgânico.

Além disso, crie um conteúdo valioso que seja útil, informativo e relevante para o seu público-alvo. Isso pode incluir artigos, blogs, infográficos, vídeos, tutoriais, estudos de caso, entre outros. Ao oferecer conteúdo de qualidade, você irá atrair mais visitantes e terá maior probabilidade de compartilhamento e engajamento.

Caso queira mais dicas, fizemos um texto trazendo algumas estratégias de tráfego para e-commerce. Clique aqui e conheça nossas dicas! 

Gostou das dicas de hoje? Não deixe de acompanhar o Blog da Contato para conhecer mais sobre Tráfego Orgânico e Pago.

Até a próxima!

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