Hoje em dia é difícil conhecer uma pessoa que não compre online. Com isso, o E-Commerce vem crescendo cada vez mais no mundo online. Mas a dúvida de muitos comerciantes é: como atrair visitantes para o site?
Nessa hora entra o tráfego, que é o total de usuários que visitam um site. Porém, não basta ter um grande número de visitantes se eles não forem consumir de fato seu produto ou serviço. Por isso, se faz necessário um tráfego qualificado, que é formado pelos compradores que estão alinhados com as estratégias do negócio.
Por esse motivo, a Contato trouxe estratégias de tráfego para o E-Commerce para que você ponha em prática no seu negócio. Continue lendo e saiba mais!
O que é tráfego para e-commerce?
Antes de saber as estratégias para gerar tráfego, é importante entender o seu conceito. No mundo virtual, internet, tráfego está relacionado com a movimentação de usuários que visitam as páginas.
Logo, o tráfego para e-commerce se refere ao número de visitantes que uma loja virtual recebe. Sempre que as pessoas acessam seu site para ver promoções, comprar produtos ou até saber mais informações sobre a empresa, é considerado tráfego e essas visitas colaboram para um maior engajamento da sua loja.
Dessa forma, consegue-se perceber que quanto mais pessoas acessam uma loja online, maiores são as chances de venda da loja. Isso também dá a possibilidade dos clientes se fidelizarem com maior facilidade e contribuindo para o crescimento do negócio.
Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?
Para que as pessoas acessem um site, é necessário pensar em estratégias de tráfego que atraiam visitantes. Essas estratégias podem ser trabalhadas a partir do tráfego orgânico e o tráfego pago.
O tráfego orgânico se refere às estratégias que irão atrair os visitantes para o seu site de forma natural. Ou seja, esse tipo de tráfego é aquele que acontece quando o próprio usuário pesquisa pela loja ou produto e dessa maneira encontra seu site. Essa estratégia demora um tempo para ter resultados, porém eles são duradouros.
Já o tráfego pago está relacionado com o investimento em anúncios pagos para atrair visitantes. Nessa estratégia você precisa pagar para que os buscadores, sites ou redes sociais anunciem sua loja, levando as pessoas até seu site. No tráfego pago os resultados são imediatos, porém se a estratégia parar, os resultados também param.
Com isso, é bem comum que os negócios usem os dois tipos de tráfego para ter uma estratégia mais eficiente e obter melhores resultados. A escolha de cada tipo dependerá unicamente dos objetivos que você quer e quanto pode investir atualmente.
Como gerar tráfego para e-commerce?
Pensar em estratégias para aumentar o tráfego para e-commerce é algo fundamental para ter bons resultados, além de ajudar na construção da marca no mercado. Uma boa estratégia aumenta as vendas e por consequência o faturamento da sua loja.
Por isso, continue lendo e saiba como gerar tráfego para seu e-commerce!
Adquira um domínio próprio
Ter um domínio próprio traz maior credibilidade para qualquer negócio, além de dar a oportunidade de escolher o endereço do site como preferir. Outro motivo de se investir um domínio próprio é que não terá perigo de algum concorrente comprar o domínio do seu site, prejudicando a localização do seu e-commerce.
Tenha um servidor de qualidade
Uma das vantagens de fazer compras online é a possibilidade de ter a loja disponível 24 horas por dia, ou seja, a possibilidade de uptime. Porém, para que isso seja possível é necessário ter um servidor de qualidade.
Com um bom servidor , seu site irá conseguir ficar no ar por 24 horas por dia, além de ser capaz de aguentar o aumento de tráfego repentino causado por promoções, por exemplo.
Utilize uma plataforma eficaz e responsiva
Ter uma plataforma eficaz é fundamental para conseguir ter um bom tráfego para e-commerce. É importante escolher uma plataforma que se adapte para o segmento do seu negócio. Além disso, a arquitetura do site faz toda a diferença, tornando a acessibilidade do usuário mais fácil.
Já a questão da plataforma ser responsiva está relacionada com a possibilidade do seu site poder ser acessado em diferentes dispositivos além do computador, como tablets e smartphones. Dessa forma, ter uma loja mobile friendly é importante em um cenário onde todos nós temos a opção de fazer compras na palma da mão, devido a praticidade e agilidade.
Produza conteúdo rico e relevante
Caso seu foco seja no tráfego orgânico, produzir conteúdo rico e relevante é uma boa opção para aumentar o número de visitantes. Para criar um conteúdo relevante, deve-se focar nas dores e problemas que o público pode ter e mostrar que o seu negócio é a solução desses problemas.
Com isso, o seu negócio irá se tornar uma autoridade no mercado, já que seu público irá ver que aquele material tem valor. E para postar esse tipo de conteúdo é preciso investir em algumas ferramentas, como o blog e as redes sociais.
Segmente o seu público-alvo
Quando nos comunicamos com os nossos clientes, precisamos ter mensagens personalizadas que dialoguem com ele. Por isso é necessário adaptar o atendimento para cada um deles.
Mas quando uma empresa trabalha com vários produtos diferentes, ele passa a atender um público mais diversificado. Dessa forma, uma solução é segmentar o público. Aliado a uma divisão de interesses comuns, a segmentação pode atrair mais clientes e por consequência aumentar o número de visitas à loja virtual.
Marque presença nas redes sociais
Todos nós temos pelo menos uma rede social, certo? Já que permitem compartilhar diferentes conteúdos, as redes sociais facilitaram a interação com o público e espalharam conteúdo de valor.
Além disso, redes sociais como o Instagram, Twitter, Facebook ou TikTok trazem uma maior proximidade com os clientes, já que possibilita responder dúvidas, sugestões e feedbacks negativos.
Outro motivo para marcar presença nas redes sociais é o Live Commerce, que são as lives feitas para a venda de produtos com preços promocionais.
Use o SEO ao seu favor
Caso você acompanhe o blog da Contato, sabe da importância de ter uma boa estratégia de SEO, que são as técnicas que proporcionam a um site, blog ou página da internet as primeiras posições nos resultados de pesquisa.
Usar o SEO a seu favor é uma maneira eficiente de gerar tráfego orgânico para a sua loja virtual. Ao otimizar seu site para os buscadores, as chances do seu site aparecer no topo são bem maiores. Porém, deve-se lembrar que é necessário um trabalho intensivo e contínuo.
Invista em anúncios e links patrocinados
Como falamos de uma estratégia para gerar tráfego orgânico, uma boa forma de gerar tráfego pago é através da criação de anúncios pagos. Dessa forma, mesmo que um usuário esteja em um site diferente do seu, os seus anúncios podem aparecer nos resultados de pesquisa e redes sociais dele.
Logo, é possível criar anúncios no Google, Instagram, Facebook ou Youtube, onde é pago um valor específico por dia e as ferramentas se encarregam de fazer a loja virtual aparecer para o público ideal.
Crie campanhas de e-mail marketing
Uma boa maneira de se relacionar com os clientes é através do e-mail marketing. Através dele é possível criar mensagens personalizadas de acordo com o interesse do seu público.
Entretanto, para que essa estratégia tenha sucesso, você deve filtrar quais clientes gostariam de estreitar o relacionamento. Após isso, é necessário pensar no formato de conteúdo que os usuários possam gostar, atraindo eles para a sua loja virtual.
Forneça informações relevantes
Quando um visitante chega a algum site, ele procura por informações relevantes sobre a empresa. E isso não seria diferente em uma loja virtual! Por isso, fornecer informações relevantes ajuda no SEO do site e garante que seu site apareça no topo da página dos buscadores.
Logo, o ideal é buscar um equilíbrio. Ou seja, evitar descrições repetitivas em produtos similares e ao mesmo tempo não fazer uma descrição simples demais. Por isso, uma dica é preencher a descrição com os dados essenciais do produto, como cor, tamanho, marca e modelo.
Seja mobile friendly
Ser mobile friendly é otimizar uma página para que ela possa rodar em um dispositivo móvel, como tablets ou smartphones. E essa estratégia está diretamente ligada com a importância do site ser responsivo.
De acordo com uma pesquisa feita pelo SPC Brasil e CNDL, 91% dos internautas realizaram compras pela internet no último ano. Por isso, sempre trabalhe com a mobilidade, já que a maioria dos consumidores preza pela praticidade e agilidade na hora de fazer compras.
Atente-se para a velocidade do site
Você sabia que a velocidade do seu site pode afetar o posicionamento da sua loja nos resultados de pesquisa do Google? Se o seu site demorar mais de 2 segundos para carregar, ele já será penalizado.
Por isso, sites que carregam mais rápido podem ter uma classificação mais alta nos resultados dos buscadores. Como consequência, isso irá gerar mais tráfego para o seu site.
Nomeie as imagens
Uma estratégia que não é muito lembrada, mas que traz resultados eficazes é nomear as imagens. E isso está relacionado com o SEO, já que a descrição das fotos precisa estar relacionada com o produto.
Por isso, uma dica é colocar as palavras-chave e as tags que os usuários têm o costume de procurar quando querem comprar os itens que sua loja oferece. Isso permite que as imagens sejam ranqueadas nos buscadores, levando o usuário para o seu site.
Utilize referências e avaliações
Quando procuramos algo para comprar, sempre gostamos de procurar informações e indicações dos produtos. Por isso, considere criar um programa de recomendações para a sua loja ou incluí-la em plataformas de avaliações dos consumidores.
Além de atrair mais visitantes para o seu site, essa estratégia é eficaz na hora de atrair um público qualificado, que já está em uma etapa de tomada de decisão.
Acompanhe seus resultados
Não basta apenas investir em estratégias de tráfego para o e-commerce. É preciso também acompanhar os resultados, para que seja possível ver se as estratégias que foram feitas estão gerando bons resultados. Há algumas maneiras de medir, como:
- acompanhamento das taxas de cliques pelo Click Through Rate (CTR) nas suas estratégias;
- análise do custo de cliques dos anúncios pagos pelo;
- verificar a taxa de conversão;
- observar o retorno sobre investimento que suas ações trazem para o negócio.
Quer saber mais sobre tráfego pago e orgânico? Acesse nosso blog e saiba mais. Até a próxima!