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Marketing digital para pequenas empresas: melhores dicas
19 de novembro de 2021

Como fazer marketing digital para pequenas empresas?

Marketing digital para pequenas empresas: melhores dicas
19 de novembro de 2021

Como fazer marketing digital para pequenas empresas?

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Construir uma história de sucesso para um novo negócio não é uma tarefa fácil. Mas, com algumas dicas de marketing digital para pequenas empresas é possível conquistar uma presença digital forte independente do tamanho da empresa.

Isto porque se antes era necessário investir valores altos em mídias tradicionais, como TV e jornais, para alcançar o público; hoje, a internet oferece a possibilidade de levar o seu produto a milhares de pessoas a baixo custo — ou até mesmo de graça!

Neste cenário, empresas que não estão na Internet praticamente deixam de existir. Entretanto, mais do que estar online, é preciso construir uma estratégia para transformar usuários em clientes

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! No blog de hoje, vamos revelar as principais técnicas de marketing digital para pequenas empresas para torná-las mais competitivas mesmo em mercados de grandes organizações.

Crie uma identidade para seu negócio

A identidade da marca é o primeiro passo dentre todas as estratégias de marketing. Isto porque, mais do que apenas um visual bonito, ela pode ser definida como a personalidade do seu negócio

Por isso, é fundamental que as pessoas reconheçam a sua marca apenas batendo o olho em seus produtos. Seja pela paleta de cores, pelo uso das fontes, pelo design ou até mesmo pela logomarca. 

Pense, por um momento, em grandes marcas. É fácil identificar o McDonalds quando vemos um grande M vermelho e amarelo. Mesmo que ele esteja fora de contexto. O mesmo vale para cartões de crédito na cor roxa. Instantaneamente associamos ao Nubank.

E isto não é à toa. Estas e outras empresas investiram em identidades únicas para garantir o reconhecimento de marca entre o público. Assim, elas ficam registradas na memória dos consumidores. Que, provavelmente, lembrarão delas quando precisarem consumir seu produto ou serviço.

Invista em um site

Sempre que você busca por alguma informação você vai até o Google, certo? E os resultados exibidos por lá são justamente estes: sites. Então, por mais importantes que sejam as redes sociais, é importante valorizar a importância de um site na estratégia de marketing digital para pequenas empresas.

Pois, ter um site, além de ser a melhor maneira para que as pessoas te encontrem on-line, também é uma forma de ganhar mais autoridade de mercado. Já que eles passam mais profissionalismo e credibilidade do que perfis em redes sociais, por exemplo.

Além disso, ter um site também será essencial para desenvolver estratégias de marketing maiores a médio e longo prazo. Como o Inbound Marketing, que é uma das melhores formas de atrair novos clientes on-line.

Aposte no marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é uma estratégia focada em atrair pessoas oferecendo uma solução para algum problema que elas tenham. Ou seja, não se trata de ir até os usuários, e sim fazer com que eles venham até você.

Nestes casos, as redes sociais podem ser grandes aliadas! Não como foco do trabalho de marketing; mas, como parte de uma estratégia maior baseada em oferecer conteúdo de valor para os usuários.

Outro espaço com grande potencial nesta estratégia são os blogs. Que, além de tudo, ainda podem te ajudar a aparecer mais nas pesquisas dos buscadores e garantir mais visitas para o seu site. 

? Isso mesmo! Publicando conteúdos com técnicas de SEO, você pode conquistar a tão sonhada primeira posição do Google — e, com ela, uma boa parte do tráfego orgânico on-line!

Além disso, o marketing de conteúdo também é extremamente útil para: 

  • educar do público;
  • facilitar o processo de venda;
  • trazer resultados permanentes.

Entretanto, é preciso ter paciência. Pois, os resultados desta estratégia vêm a longo prazo. 

Por isso, é importante contar com ajuda especializada das agências de marketing digital para pequenas empresas para ter constância nas publicações e elaborar conteúdos de qualidade, e não apenas números. 

Otimize a sua estratégia para SEO local

Você sabia que mais de 45% das pesquisas feitas no Google buscam por informações locais? Essa é uma grande oportunidade principalmente para os pequenos negócios. Já que eles, geralmente, possuem atuação focada na região onde estão localizados.

O SEO local é um conjunto de estratégias de otimização para buscadores, assim como o SEO geral. A grande diferença é que, nestes casos, o objetivo é melhorar o posicionamento especificamente para buscas na área de atuação do seu negócio.

Esta otimização vale tanto para o site da empresa, quanto para o Google Meu Negócio. Que é uma ferramenta disponibilizada pelo próprio Google para auxiliar na classificação para buscas locais. 

Faça parceria com influenciadores

Os influenciadores digitais são os fenômenos do momento. E, aparentemente, esta é uma profissão que veio para ficar. Por isso, fazer parcerias com eles pode ser uma grande vantagem para o seu negócio.

Isto porque, com a divulgação de um influencer, é possível atingir uma grande base de novos usuários. Além de transferir a credibilidade e influência desta pessoa também para a sua empresa. 

Mas, atenção! É importante contar com o suporte de uma agência de marketing para te ajudar a não cair em ciladas na hora de escolher um influenciador digital para a sua marca.

Valorize o marketing de referência

Por fim, por mais que a influência de grandes personalidades da Internet seja poderosa, nada causa mais impacto do que a indicação de um amigo ou conhecido que verdadeiramente já consumiu determinado produto ou serviço.

E esta é exatamente a proposta do marketing de referência: estimular a indicação do seu negócio por meio dos próprios consumidores para a sua rede de contatos. O que significa não apenas a fidelização do cliente original, como também a atração de novos consumidores.

Dessa forma, aposte em um programa de recomendações para a sua empresa e em um espaço de divulgação para que os usuários do seu site possam ter acesso às avaliações, recomendações e provas sociais de pessoas que já consumiram o seu produto.

Está pronto para decolar o marketing do seu negócio? Então, agende agora mesmo uma consultoria grátis com um especialista da Contato para saber como aplicar as melhores estratégias de marketing digital para pequenas empresas e fazer o seu negócio crescer!

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