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Empreendedorismo-e-Marketing-Musical---Especial-Dia-do-Músico
23 de novembro de 2020

Conheça as estratégias de Empreendedorismo e Marketing Musical em nosso especial do Dia do Músico

23 de novembro de 2020

Conheça as estratégias de Empreendedorismo e Marketing Musical em nosso especial do Dia do Músico

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A música talvez seja a expressão artística mais presente no cotidiano da sociedade brasileira. Por ser um mercado em constate ascensão, é muito comum vermos pessoas que ontem eram anônimas, de repente com centenas de fãs em todo o país.  

Mas a pergunta que não quer calar é: apenas o talento é suficiente para tornar essas pessoas reconhecidas no mercado e atingir os objetivos planejados? 

Você deve ter percebido que a resposta para essa pergunta é um sonoro NÃO. 

Como em qualquer setor, se você almeja se tornar uma pessoa conhecida e atrair fãs, precisa saber como divulgar seu trabalho. 

Por isso a Agência Contato separou uma pequena lista de artistas que fazem sucesso não só nos palcos, mas também nos negócios. Confira as estratégias de empreendedorismo e marketing musical que garantiram o sucesso desses artistas e comece a aplicá-las em sua empresa agora mesmo. 

Conexão – Beatles 

Eu não sei vocês, mas só de ouvir o nome “The Beatles” já me vem boas lembranças. 

A banda formada em 1960, por quatro jovens da cidade de Liverpool, no Reino Unido, ainda é considerada uma das bandas mais influentes de todos os tempos. 

Quem nunca se emocionou ouvindo clássicos como “Yesterday” ou “Let it be”? 

Isso acontece porque a banda conseguia direcionar suas músicas para o público, quase que de uma maneira pessoal. Em todos os seus registros, há cerca de 44 títulos de faixas que incluem a palavra “você” ou “seu”. Eles criavam suas músicas com o foco no ouvinte e isso fazia toda a diferença na hora de se conectar com os fãs. 

E isso também é funciona para a criação de conteúdo para sua empresa. 

Storytelling – Legião Urbana 

Quem aqui não conhece a história de amor de Eduardo e Mônica? Ou o triste fim que levou um tal João de Santo Cristo? 

Essas e outras grandes histórias foram apresentadas para nós por meio de músicas da banda Legião Urbana. 

Essa famosa banda de rock brasileira, fundada em 1982, era mestre em uma técnica conhecida como storytelling. 

Essa técnica nada mais é do que usar o poder da narrativa para tornar o seu trabalho único e despertar o interesse, chamar a atenção, gerar emoção e, muitas vezes, um certo sentimento de identificação. Essa é uma estratégia amplamente utilizada em estratégias de marketing e em composições, como as da banda Legião Urbana. 

Inovação – Anitta 

Prepara! Porque a rainha brasileira do pop, com influência do Funk carioca, tem muito a nos ensinar. 

Conhecida nacionalmente em meados de 2012, quando todos pensavam que ela se tornaria uma dessas artistas de apenas uma música, a Cantora surpreendeu a todos com seu lado empreendedor, que vai muito além dos palcos. 

A criatividade e a capacidade de estar sempre inovando chama a atenção de todos que conhecem seu trabalho. Anitta é uma força da natureza quando o assunto são negócios. Além de gerenciar sua própria carreira desde 2014, a carioca também é responsável por conseguir fechar, pessoalmente, contratos com grande empresa, como Bacardi, Ipanema e Samsung. 

E não para por ai! Em setembro de 2019, Anitta anunciou, junto ao vice-presidente de marketing da AMBEV, uma parceria inédita no Brasil, a cantora passa a ser head de criatividade e inovação da marca Skol Beats. Ela ajudará nas estratégias de marketing do produto e com novas ideias para remodelar a linha, pensando desde o planejamento até o lançamento de pelo menos um produto por ano. 

Ela realmente veio para mostrar que agora é hora do show das poderosas. E não tem como negar que ela está dando um show incrível, e eu nem estou falando das turnês. 

Coletivo – Emicida 

A rua ainda é nóiz? 

Leandro Roque de Oliveira, mais conhecido como Emicida tem a resposta para essa pergunta. Foi na batalha de MC’s que o rapper descobriu sua habilidade de improvisar e conquistou fama nacional. Em meados de 2008 o paulista lançou seu primeiro single “Triunfo”.  

Emicida celebra frequentemente a esperança, isso expande a variedade de possibilidades dentro do seu trabalho. Seus álbuns passeiam tanto pelos raps de cunho social quanto pelas músicas de características pop, e é isso que ajudou ele a chegar no topo. 

Após um longo processo, o rapper agora está longe do universo que o apresentava no início de sua carreira. Hoje ele assume um sentimento forte de coletivo, em que a “parede é quebrada” e as “cortinas se rasgam”, ele consegue observar todos os aspectos da cidade. 

Afinal, como ele costuma responder ao final de suas canções: é nóiz!  

Marketing Viral e Buzz- Barões da Pisadinha 

Se você tem acesso à internet já sabe que o piseiro tá on! 

Apesar de todo o preconceito e as dificuldades financeiras enfrentadas no início da carreira, hoje os Barões da Pisadinha estão entre os artistas mais consumidos do YouTube. 

Com a pandemia, acometida pelo novo Corona Vírus, os baianos viram uma oportunidade e agarraram com força. Lançaram um DVD no início da quarentena e conseguiram chamar a atenção das pessoas que estavam em casa. 

Com uma estratégia de marketing que explora a conexão entre as pessoas, era impossível o piseiro não se tornar um viral. 

Foram criados inúmeros memes nas redes sociais com as letras das músicas dos Barões e o impacto disso foi tão grande que a dupla ganhou uma divulgação inesperada. O craque o futebol, Neymar, além de aparecer nas redes sociais dançando a pisadinha, também chegou para o jogo do PSG contra Marseille ao som dos Barões.  

Depois de Neymar muitos outros artistas e influencers começaram a cair no ritmo de Tá Rocheda, inclusive a rapper americana Card B.  

É, a pisadinha se tornou tão viral que já virou sinônimo de sucesso e felicidade para muitas pessoas. 

E você, curte algum desses artistas? Qual a música que mais se identifica e qual a lição de Marketing Musical que achou mais interessante? Conta pra gente aqui nos comentários e não deixe de acompanhar outros artigos da Agência Contato

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