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Equipe de Marketing de uma empresa.
15 de agosto de 2023

Equipe de Marketing ou AgĂȘncia? Qual Ă© o melhor investimento?

Equipe de Marketing de uma empresa.
15 de agosto de 2023

Equipe de Marketing ou AgĂȘncia? Qual Ă© o melhor investimento?

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Quando um negócio cresce, passam a surgir demandas que necessitam de equipes especializadas. Uma dessas equipes é a de marketing, que é responsåvel pelo posicionamento e divulgação da marca, além da geração e qualificação de leads para o comercial.

PorĂ©m, surge a dĂșvida: investir em uma equipe de marketing ou em uma agĂȘncia de marketing? Qual a melhor opção? 

Pensando nisso, a Contato trouxe no artigo de hoje as vantagens de cada um desses investimentos e qual a melhor opção para o seu negĂłcio. Continue lendo e saiba mais! 

Quais os principais cargos de uma equipe de marketing?

Antes de entender as vantagens de uma equipe de marketing e de uma agĂȘncia Ă© importante conhecer seus principais cargos. Uma equipe de marketing geralmente Ă© composta por vĂĄrios cargos e funçÔes, cada um desempenhando um papel especĂ­fico no planejamento, execução e anĂĄlise das estratĂ©gias de marketing de uma empresa.

Por isso, continue lendo e saiba quais sĂŁo! 

A Liderança

Para ter um bom time de marketing Ă© necessĂĄrio ter um lĂ­der, que seja capaz de orientar e estimular a equipe. A partir do tamanho da empresa, esse profissional pode ser um supervisor, um coordenador, um gerente de marketing ou um CMO (Chief Marketing Officer). Em empresas maiores, Ă© comum ter um lĂ­der para cada setor especĂ­fico. 

A Operação

JĂĄ o setor de operação conta com um profissional generalista, que acompanha e direciona a execução das atividades, seja atravĂ©s de uma equipe interna ou de fornecedores contratados, como freelancers ou agĂȘncias. 

Esse profissional deve ter o conhecimento de todas as åreas e capacidade de desenvolver, executar e acompanhar as estratégias. De acordo com o perfil do negócio, os cargos deste profissional podem ser de analista de marketing, analista de marketing digital, analista de e-commerce, etc. 

O setor de MĂ­dia Paga

A equipe de mĂ­dia paga Ă© responsĂĄvel por criar anĂșncios para promover a marca atravĂ©s do investimento em canais como Facebook, Instagram, Google, Youtube, Twitter, Linkedin e outras plataformas. AlĂ©m disso, existe o setor que trabalha com mĂ­dia paga offline, como anĂșncios em rĂĄdio, TV, revistas, jornais e mĂ­dia externa. 

PorĂ©m, Ă© importante lembrar que o profissional de mĂ­dia paga online tem um conhecimento diferente do analista de mĂ­dia paga offline. 

O setor de ConteĂșdo

JĂĄ o setor de conteĂșdo tem como função planejar e desenvolver açÔes, estratĂ©gias e campanhas dentro do departamento de marketing. Entre elas estĂŁo os posts para redes sociais, blog posts, e-mails ou roteiros.  

Além disso, esse profissional é responsåvel por criar textos com a linguagem certa e com bons argumentos de persuasão.

O setor de Social Media

Com o crescimento das redes sociais, surge a necessidade das empresas manterem presença nesses espaços. Com isso, surge o setor de social media, que tem como objetivo assegurar que as redes sociais da empresa posicionem de forma correta e produzam conteĂșdos relevantes para os usuĂĄrios.  

Esse é um profissional focado nessa årea de criação e estratégia, que precisa entender de diferentes plataformas, como Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter, TikTok etc.

O setor de SEO

AlĂ©m das redes sociais, uma forma de uma empresa se manter presente Ă© atravĂ©s das estratĂ©gias de SEO (Search Engine Optimization), que visam a otimização dos conteĂșdos de sites, blogs e pĂĄginas para os mecanismos de busca. 

Dessa forma, surge o analista de SEO que Ă© o profissional responsĂĄvel por buscar um bom posicionamento nesses mecanismos de busca, levando o que Ă© chamado de trĂĄfego orgĂąnico para o site.

O setor de Design

Se preocupar com a parte textual Ă© importante, mas a parte visual tambĂ©m deve ser lembrada em uma equipe de marketing. O setor de design tem como função pensar a parte visual de anĂșncios, de sites e pĂĄginas de conversĂŁo, passando pelos materiais impressos, vĂ­deos e atĂ© o desenvolvimento da parte visual de soluçÔes, produtos, embalagens e aplicativos.

Dentro dessa categoria se encaixam profissionais como designer, diagramador, designer UI/UX, web designer, videomaker, editor de vĂ­deos, entre outros.

O que é importante levar em consideração na hora de montar uma equipe de marketing?

Agora que vocĂȘ jĂĄ conhece os setores dentro de uma equipe de marketing, deve estar pensando em investir em uma para o seu negĂłcio, certo? PorĂ©m antes, Ă© importante levar em consideração vĂĄrios fatores para garantir o sucesso das estratĂ©gias. 

O desafio

O mercado estĂĄ em constante mudança, com novos concorrentes, tecnologias e tendĂȘncias surgindo regularmente. Com isso, surgem desafios dentro do marketing que a empresa precisa enfrentar.

Um deles Ă© a pressĂŁo por resultados, jĂĄ que as metas de marketing geralmente estĂŁo vinculadas ao desempenho financeiro e ao crescimento da empresa. Dessa forma, a equipe deve lidar com a pressĂŁo de entregar resultados tangĂ­veis.

AlĂ©m disso, dependendo da empresa, pode haver diferentes pĂșblicos-alvo com necessidades e preferĂȘncias distintas. Com isso, se torna mais difĂ­cil criar um conteĂșdo relevante e valioso para o pĂșblico.

O tamanho da empresa

Outro fator que deve ser levado em consideração Ă© o tamanho da empresa, jĂĄ que ela influencia diretamente o tamanho da equipe e sua composição. Empresas maiores geralmente tĂȘm mais recursos financeiros para investir em uma equipe de marketing mais robusta, incluindo contratação de profissionais experientes, ferramentas de marketing avançadas e campanhas de maior escala.

Além do mais, esse tipo de empresa pode realizar campanhas em maior escala, o que pode exigir mais recursos e pessoal. Isso pode incluir eventos maiores, lançamentos de produtos em larga escala e atividades de marketing intensivas.

Por isso, é importante adaptar a equipe às necessidades específicas da empresa, considerando sua escala, recursos e estratégias de marketing para garantir que a equipe seja capaz de alcançar os objetivos estabelecidos.

A verba disponĂ­vel

A verba disponĂ­vel Ă© um fator crucial a ser considerado ao montar uma equipe de marketing. O orçamento da empresa desempenha um papel significativo na determinação do tamanho, da composição e das atividades da equipe de marketing. 

Com isso, a verba disponível afetarå diretamente o escopo e a escala das campanhas de marketing que a equipe pode executar. Um orçamento mais generoso pode permitir campanhas mais abrangentes e criativas.

Portanto, é crucial considerar a verba disponível ao montar uma equipe de marketing, garantindo que a equipe seja dimensionada de maneira realista e que as atividades e estratégias escolhidas estejam alinhadas com os recursos financeiros disponíveis.

Os benefĂ­cios de ter uma equipe de marketing interna

Com uma equipe de marketing interno, sua empresa terå a certeza de que eles estarão 100% comprometidos com seu negócio. Dessa forma, serå mais fåcil determinar as prioridades e os prazos, além de que os processos de criação e aprovação costumam ser mais ågeis, por não existirem tantos intermediårios.

Entretanto, sua empresa terĂĄ que se dedicar no processo de contratação e caso seu negĂłcio nĂŁo tenha experiĂȘncia, pode se tornar um processo difĂ­cil. TambĂ©m Ă© preciso levar em conta que caso algum profissional dessa equipe peça demissĂŁo, sua empresa irĂĄ desamparada atĂ© contratar e treinar alguĂ©m novo, 

Os benefĂ­cios de contratar uma agĂȘncia

JĂĄ ao contratar uma agĂȘncia de marketing jĂĄ especializada, sua empresa poderĂĄ ganhar agilidade, jĂĄ que os processos e profissionais estarĂŁo prontos para atendĂȘ-lo. Por isso, uma agĂȘncia pode ser a melhor opção para negĂłcios que estĂŁo em diversas fases, desde momentos iniciais atĂ© aqueles que jĂĄ possuem uma maturidade e estabilidade de mercado. 

Além disso, a contratação de terceirizados tem um custo bem menor do que profissionais para uma equipe de marketing interna.

É possível trabalhar das duas formas?

Uma dĂșvida que surge em muitas empresas que querem investir em uma dessas estratĂ©gias Ă© se pode trabalhar com as duas formas. Respondendo a pergunta: Ă© absolutamente possĂ­vel e muitas vezes Ă© uma abordagem estratĂ©gica eficaz ter tanto uma equipe de marketing interna quanto uma agĂȘncia de marketing trabalhando juntas em sua empresa. 

Essa abordagem, conhecida como “hĂ­brida”, oferece vĂĄrias vantagens e pode ser especialmente benĂ©fica para empresas que desejam aproveitar o melhor dos dois mundos. Dessa forma, seu negĂłcio terĂĄ especialização combinada, jĂĄ que a sua equipe interna pode estar bem familiarizada com a cultura e os objetivos da empresa, enquanto uma agĂȘncia externa pode trazer experiĂȘncia especializada, novas ideias e perspectivas inovadoras.

AlĂ©m disso, uma agĂȘncia terceirizada pode fornecer recursos extras quando sua equipe interna estĂĄ sobrecarregada, garantindo que todas as tarefas importantes sejam concluĂ­das a tempo. Isso irĂĄ economizar tempo, permitindo que sua equipe interna se concentre em atividades de alto valor agregado.

No entanto, Ă© importante gerenciar a colaboração entre a equipe interna e a agĂȘncia de forma eficaz. A comunicação clara, a definição de papĂ©is e responsabilidades, e a definição de metas claras sĂŁo fundamentais para garantir que ambos os lados trabalhem em harmonia e alcancem os objetivos de marketing da empresa.

A AgĂȘncia Contato

A AgĂȘncia Contato Ă© uma agĂȘncia especializada em serviços de Marketing Digital. Com a missĂŁo de transformar a experiĂȘncia de empresas na Internet por meio de uma presença digital, oferecemos serviços de Marketing ConteĂșdo para atrair a atenção do pĂșblico certo para a sua empresa! 

Contamos com uma equipe qualificada, treinada e atualizada com as tendĂȘncias do mercado, desenvolvemos uma estratĂ©gia completa de comunicação para a sua marca. Entre em contato com um de nossos especialistas e faça um orçamento. 

E se vocĂȘ gostou do nosso blog de hoje, visite nosso blog e veja mais conteĂșdos sobre Marketing Digital. AtĂ© a prĂłxima! 

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