Quem soltou os cachorros? O mais novo lançamento da Disney, Cruella, tem despertado a atenção de fãs ao redor do mundo.
O filme, que retrata a adolescência e a ascensão da vilã do clássico da década de 90 “101 Dálmatas”, tem sido muito compartilhado nas redes sociais, além de servir como um plano de Marketing da Disney+, recém-chegada no Brasil.
Além de ser um filme dedicado a toda família, proporcionando diversão para aqueles que o assistem, Cruella pode nos ensinar valiosas lições de Marketing e sobre presença digital – e é isso que vamos discutir no texto de hoje.
Pega seu cachorrinho (é sério, certifique-se de que ele esteja bem seguro com você), uma xícara de café e vem comigo desbravar o mundo dos dálmatas!
O filme Cruella
Dar aos antagonistas famosos do cinema uma história que justifica suas ações posteriores tem sido uma tendência em Hollywood. Nesse sentido, a Disney, que já percorreu esse caminho com outros filmes anteriormente, lançou, há alguns dias, o filme Cruella.
Emma Stone estrela como Estella, uma aspirante a estilista da Londres punk dos anos 1970, cujos sonhos parecem nunca se tornar realidade. Quando ela finalmente consegue um cargo com a poderosa Baronesa, o talento de Estella se torna aparente, assim como sua propensão para o caos e a crueldade. Eventualmente, ela sucumbe totalmente a esse lado negativo de sua personalidade e se torna Cruella de Vil, que conhecemos na obra 101 Dálmatas, de 1996.
O que podemos aprender com o filme?
É fato: podemos tirar aprendizados de todos os filmes que assistimos. Claro, de alguns mais e de outros menos, mas sempre conseguimos captar uma mensagem especial e transformadora vindo de qualquer obra cinematográfica.
No caso de Cruella, como profissionais de Marketing sempre atentos às tendências do mercado, pudemos tirar algumas lições de comunicação digital e estratégias de lançamento que são abordados ao longo do filme.
Continue lendo e descubra quais são as principais lições que podemos aprender com o filme Cruella!
Networking
A primeira coisa que Cruella faz no filme é buscar um contato com uma amiga influente. Desse modo, a protagonista do filme vai atrás de uma profissional que trabalha em um jornal para que ela anuncie a chegada de Cruella.
O que podemos aprender: ter um bom networking é fundamental para construir relações estratégicas dentro do mundo do Marketing Digital, ajudando marcas a se posicionarem beneficamente e conseguirem atingir seus clientes em potencial.
Gatilho mental de antecipação
Ao ir atrás de uma colega que trabalha em um jornal, Cruella criou um gatilho de antecipação que deu super certo, uma vez que as pessoas ficaram curiosas para saber quem estava por trás de todo aquele suspense anunciado na mídia.
O que podemos aprender: desenvolver uma boa estratégia de lançamento é parte fundamental do sucesso do seu produto/serviço.
Reconhecimento de marca
Uma vez que a estratégia de lançamento estava definida, com Cruella anunciando o seu lançamento na mídia, ela fez com que as pessoas lembrassem seu nome. Para isso, ela estampou seu nome e sua logo em vários cantos da cidade, fazendo com que as pessoas reconhecessem sua marca, ainda que de modo inconsciente.
O que podemos aprender: trabalhar o reconhecimento de marca, de uma maneira estratégica, contribuirá para que suas vendas aumentem, visto que as pessoas vão se mostrar mais interessadas por uma marca que já conhecem e em que confiam.
Fidelização de público
Ao longo do filme, Cruella conquista vários fãs e consegue montar uma comunidade fidelizada de pessoas que acreditam nas suas ideias e que compram seus produtos.
O que podemos aprender: construir uma comunidade é fundamental para que os serviços e/ou produtos de uma empresa tenham um retorno esperado.
O óbvio também precisa ser dito
Cruella trabalha com ações óbvias, mas que dão muito certo para a construção da sua personagem.
O que podemos aprender: para você construir estratégias de Marketing eficientes, você também precisa realizar ações óbvias. Por exemplo, criar um perfil no Instagram e divulgar sua marca são ações óbvias, mas que certamente trazem resultado para o seu negócio.
Posicionamento consistente
Durante todo o filme, Cruella mantém um posicionamento consistente e fiel com os seus valores. Isso faz com que ela conquiste uma comunidade e faça com que o seu reconhecimento de marca seja alto, uma vez que as pessoas sempre sabem o que ela está falando e qual mensagem ela quer passar.
O que podemos aprender: se você reparar na marca Nike, perceberá que ela tem um posicionamento definido e aplicado em todas as campanhas. Ter uma marca reconhecida pelo seu posicionamento consistente é um dos pilares para o sucesso de qualquer empresa atualmente.
Reflexão: polêmica vende?
A controvérsia chama muito a atenção, já que pode ser mais fácil conseguir cobertura da mídia com um tópico provocativo, mas comercializar e vender um produto altamente debatido é outra questão totalmente distinta.
No filme, Cruella trabalha com um produto polêmico, e não há dúvidas de que as pessoas são chamadas a se interessar pela protagonista porque o tabu é atrativo.
Nesse caso, pode-se dizer que polêmica vende. No entanto, é preciso trabalhar com cautela ao comercializar esse tipo de produto para que o seu negócio atinja as pessoas certas e não fique malvisto pelo público.
Por fim, esperamos que o texto de hoje tenha feito com que você sinta interesse em assistir ao filme e que você tenha entendido as principais lições de marketing que a obra ensina para profissionais da área.