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Follow-up de vendas: saiba como fazer o seu!
25 de janeiro de 2023

Follow-up de vendas: saiba como fazer o seu!

Follow-up de vendas: saiba como fazer o seu!
25 de janeiro de 2023

Follow-up de vendas: saiba como fazer o seu!

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O follow-up de vendas é um tema que ainda levanta muitas dúvidas entre gestores e vendedores. A principal pergunta entre eles é como os vendedores podem passar por esse processo de uma maneira eficaz, mas sem ser maçante.

O propósito dessa ação é manter o cliente em potencial cada vez mais próximo, no entanto, dependendo da estratégia utilizada, a marca pode alcançar o oposto e afastar o prospect.

Com base nessa realidade, a resposta para o melhor método de fazer follow-up sempre será uma pergunta difícil de responder, entretanto, existem algumas práticas que podem ajudar a executar o processo dentro da companhia.

São ações que ajudam a manter um fluxo de comunicação aberto e que reduz os problemas para que marcas e clientes possam conversar entre si.

Quando entendem essa premissa, muitos gestores e empreendedores acreditam que basta melhorar o atendimento ao cliente ou outros setores para fazer o follow-up, mas não é bem assim.

Para que a estratégia realmente funcione, é indispensável conhecer um pouco mais sobre ela e suas características.

Por isso, este artigo vai mostrar o que é follow-up de vendas, seu propósito, sua função, porque ele é importante, como executá-lo do jeito certo e mostrar alguns exemplos.

O que é e qual o objetivo do follow-up de vendas?

Follow-up de vendas é o processo de seguir com os potenciais clientes depois de um contato inicial. O objetivo é manter o relacionamento com o prospect, lembrá-lo da oferta e construir confiança e credibilidade.

Acompanhar o andamento do processo de vendas é essencial para identificar quais etapas precisam ser melhoradas e garantir que os potenciais clientes não caiam no esquecimento.

Um canil especializado em adestramento de labrador pode fazer o follow-up de vendas por meio de vários canais, como e-mails, ligações telefônicas, mensagens de texto e redes sociais.

O objetivo é manter o contato com o cliente e ajudá-lo a tomar uma decisão de compra. A empresa pode fornecer mais informações sobre o produto ou serviço, responder perguntas, esclarecer dúvidas e oferecer suporte técnico ou de outro tipo.

Um plano de follow-up de vendas bem planejado e executado pode ajudar a aumentar as taxas de conversão e aumentar as vendas. É fundamental estabelecer uma frequência de contato que seja oportuna e não invasiva.

É, também, essencial personalizar cada follow-up de acordo com o cliente específico e seu estágio no processo de compra.

Além disso, é crucial acompanhar as respostas do cliente e adaptar o follow-up de acordo. Se o prospect parece interessado, o vendedor pode aumentar a frequência de contato e oferecer incentivos adicionais.

Agora, se ele parece desinteressado, o vendedor pode diminuir a frequência de contato e considerar outras abordagens.

Uma empresa que aluga escritório compartilhado sala deve investir em o follow-up de vendas para acompanhar o andamento do processo de negociação e ajudar os potenciais clientes a tomarem uma decisão de compra.

É fundamental personalizar cada follow-up de acordo com o cliente específico e seu estágio no processo de compra, acompanhado as respostas do contato e adaptando o follow-up de acordo. Isso pode ajudar a aumentar as taxas de conversão e as vendas.

Função do follow-up de vendas

O follow-up de vendas é o processo de manter contato com os potenciais clientes ou existentes após uma oferta de vendas ou uma reunião inicial.

Sua função é manter o interesse do cliente, fornecer informações adicionais e responder a perguntas, além de acompanhar o processo de decisão.

É uma estratégia relevante porque ajuda a manter a comunicação com as pessoas, aumenta a confiança e a credibilidade do vendedor e auxilia a identificar as necessidades do cliente.

Ela também pode ajudar a prevenir a perda de oportunidades de vendas e a maximizar o valor dos clientes existentes. O follow-up pode ser feito por telefone, e-mail, mensagem de texto ou visitas pessoais e deve ser realizado de forma proativa e regular para ter sucesso.

Importância do follow-up de vendas para empresas

O follow-up de vendas é um processo crucial para as empresas porque permite que elas mantenham contato com potenciais clientes e aumentem as chances de fechar negócios.

Uma oficina alinhamento e balanceamento precisa dele para garantir que os clientes potenciais sejam lembrados sobre a empresa e seus produtos ou serviços.

Além disso, a metodologia é muito útil para identificar e resolver quaisquer problemas ou preocupações que os clientes possam ter antes de fechar negócio.

Permite que as organizações meçam o interesse dos clientes e ajustem sua abordagem de vendas de acordo. Muitas marcas usam o recurso para identificar oportunidades de cross-selling ou upselling, o que aumenta a receita da companhia.

Um fabricante de película para janela precisa investir nessa ação porque é uma forma de construir relacionamentos duradouros com clientes.

Ele permite que as organizações mantenham contato com os consumidores depois da venda e ofereçam suporte contínuo, estratégias imprescindíveis para elevar a satisfação do cliente e fidelizá-lo.

Em síntese, o follow-up de vendas é essencial para as empresas porque ajuda a aumentar as chances de fechar negócios, identificar e resolver problemas, medir o interesse dos clientes, aumentar a receita e construir relacionamentos com os clientes.

Dicas para fazer follow-up de vendas

Para fazer o follow-up de vendas, a organização precisa trabalhar de maneira específica. É primordial se comunicar com os prospects, mas é crucial evitar a pressão excessiva ou o envio de mensagens desnecessárias. Algumas dicas são:

  • Tomar a iniciativa;
  • Fazer perguntas;
  • Ser útil;
  • Ser flexível;
  • Usar diferentes canais;
  • Fazer a gestão do pipeline.

Ao invés de esperar que o prospect entre em contato, a marca deve tomar a iniciativa de iniciar o follow-up.

Além disso, uma confecção de toalha de mesa de oxford deve fazer perguntas, pois com isso consegue obter mais informações sobre as necessidades e interesses do prospect, o que pode ajudar a personalizar sua abordagem de vendas.

É necessário que a marca saiba ser útil para seus prospects, fornecendo informações ou recursos relevantes que possam ajudá-los em sua jornada de compra.

A flexibilidade é indispensável porque a organização deve estar preparada para mudar sua abordagem de vendas de acordo com as necessidades e interesses do potencial cliente.

Um erro bastante comum é se limitar a um único canal de comunicação, como e-mail ou telefone. O ideal é usar vários canais, como redes sociais e mensagens instantâneas, para alcançar o prospect.

O pipeline precisa de uma boa gestão para que possa cumprir seu papel. A companhia deve se preocupar com o status do prospect e fazer follow-up com base em sua posição no funil de vendas.

No entanto, para aproveitar ainda mais os benefícios dessa prática, um fabricante de etiqueta adesiva kraft precisa conhecer alguns exemplos do follow-up de vendas.

Exemplos de follow-up de vendas

É muito importante que a empresa faça um contato inicial, e pode ser por e-mail ou até mesmo telefone. Depois disso, a marca vai começar a fazer o follow-up. Um bom exemplo, no caso de ser um e-mail, seria incluir o assunto: follow-up da proposta comercial.

O contato pode ser: “Prezado [nome do cliente], espero que esteja se saindo bem. Gostaria de verificar se você recebeu a proposta comercial enviada na semana passada. Estou à disposição para responder qualquer pergunta ou preocupação que possa ter.”

Mas no caso de uma assistência técnica celular, ela pode fazer um terceiro contato com o prospect usando o seguinte exemplo:

“Olá, [nome do cliente]. É o [nome da empresa] novamente. Eu queria verificar se você teve a chance de pensar sobre a proposta comercial que enviei para você há alguns dias.”

Se o cliente responder que analisou a proposta, mas tem algumas perguntas, a empresa pode responder dizendo que está disponível para solucioná-las.

Também existe o follow-up de agendamento de reunião. Depois de ter uma conversa inicial com um potencial cliente, é importante agendar uma reunião para discutir mais detalhes sobre o produto ou serviço.

Neste caso, uma empresa de rastreador pode usar o seguinte exemplo: “Olá, [nome do cliente]. Eu gostaria de agendar uma reunião para discutir mais detalhes sobre o nosso produto/serviço e como ele pode beneficiar a sua empresa.”

Esses são alguns exemplos de como fazer um follow-up de vendas eficaz, sempre lembrando de ser persistente, mas não insistente.

Considerações finais

Como foi possível ver ao longo deste artigo, fazer follow-up de vendas não significa necessariamente ser insistente, mas investir nos prospects que realmente podem se interessar pelos produtos e serviços da empresa.

Por meio de ações simples, como as mostradas nos exemplos do conteúdo, a organização consegue se relacionar com as pessoas e efetivar a venda como resultado de um relacionamento próspero.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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