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Saiba como gerar valor e tornar o lciente um defensor da sua marca
22 de dezembro de 2022

Saiba como gerar valor e tornar o cliente um defensor da sua marca!

Saiba como gerar valor e tornar o lciente um defensor da sua marca
22 de dezembro de 2022

Saiba como gerar valor e tornar o cliente um defensor da sua marca!

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Saber gerar valor para os consumidores é uma das principais tarefas de muitos empresários e gestores de varejo.

Afinal, ter uma marca forte e investir em marketing é importante para o crescimento de uma empresa, mas o brand awareness ainda é algo que muitas vezes é negligenciado.

Como o reconhecimento da marca tem um impacto tão forte na receita de uma empresa, ela merece atenção especial.

Então, se uma empresa de limpeza de tapetes ao domicílio deseja ter uma percepção de marca mais positiva, precisa saber como gerar valor para seus clientes de maneira que os fidelize e os torne um defensor de sua marca.

Claro que nem todos os empresários pensaram nisso logo no início de seu negócio, mas não é algo para se preocupar, pois neste artigo será esclarecido alguns pontos sobre o reconhecimento da marca e como isso afeta os clientes na hora da compra.

Como a percepção de marca influencia os clientes?

A percepção da marca é como os consumidores percebem uma empresa, isso desde uma fabricante de uniforme feminino social moderno, há uma grande indústria de materiais de construção.

Independente do segmento, todas as empresas precisam passar uma boa impressão para seus clientes. Isso inclui todos os estímulos aos quais ele está exposto enquanto está em na loja, visualizando as postagens nas mídias sociais ou comprando em seu site.

Os consumidores analisam a cor, a forma, o cheiro, as palavras, o som, o preço, a qualidade do produto e do serviço, entre muitos outros fatores.

Todos esses elementos vão compor a percepção que o consumidor tem da empresa. Além disso, eles também influenciarão diretamente as decisões de compra dos clientes.

Portanto, ao planejar como promover uma marca e se comunicar com seus clientes, é preciso saber exatamente quais sentimentos e emoções deseja que eles sintam.

Uma comunicação bem-sucedida leva tudo isso em consideração, além de ser simples e clara e conseguir se conectar com seu público.

Isso significa entregar a imagem que os gestores de uma empresa que produz portão social de alumínio desejam para o público-alvo certo.

Quem são os defensores de uma marca?

São aqueles clientes dedicados que publicam conteúdo, engajam nas redes sociais e defendem, recomendam e promovem negócios de forma consistente para seus seguidores.

Esses clientes se identificam com o negócio e desenvolvem um relacionamento muito mais próximo com base em uma boa experiência de compra, nos valores da empresa, na qualidade do produto ou em vários outros aspectos.

Pode-se imaginar que um consumidor está hesitando em comprar um determinado item em um e-commerce ou outro.

O preço é praticamente o mesmo e a qualidade de navegação do site é satisfatória, então ele vai procurar por opiniões e feedbacks de quem já experimentou ambos os produtos para tomar sua decisão.

Até mesmo um serviço como curso de massagista profissional pode receber boas recomendações que ajudam os interessados a realmente se sentirem satisfeitos e terem certeza de comprar, afinal, nada melhor do que opiniões honestas dos consumidores.

É disso que se trata contar com os defensores de uma marca: entender como eles podem ajudar a empresa a vender mais através da influência positiva em outras pessoas.

Afinal, a maioria das melhores recomendações para os negócios vem pessoalmente. No entanto, desenvolver uma estratégia eficaz de marketing boca a boca sem possuir clientes satisfeitos é muito difícil.

Claramente, os defensores vêem um produto ou serviço como algo positivo em suas vidas cotidianas e por isso acabam por recomendar para pessoas conhecidas e espalhar uma mensagem que promove o que compraram.

Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam é trazer essas conversas também para o mundo digital, onde elas têm mais ferramentas para engajar e cultivar relacionamentos com novos clientes que podem se tornar defensores da marca.

A importância dos defensores de marca

É comum pular anúncios ou mudar de canal sempre que um anúncio de uma determinada empresa, produto ou serviço começa a ser reproduzido.

Isso fez com que perdessem muito tempo e dinheiro na produção e publicação desses materiais. Portanto, quando se percebe que o autor da divulgação não foi pago por isso, tende-se a confiar mais no que é apresentado.

Esses são os defensores da marca e a base para o aumento das vendas, afinal, cerca de 92% dos consumidores confiam mais nessas instruções do que no próprio anúncio.

Dessa forma, uma empresa que vende carimbo para tecido personalizado pode aproveitar esses campeões na sua promoção de Dia das Mães, por exemplo. Só precisa investir nisso para construir uma base sólida e ver os clientes crescer organicamente.

Dicas para gerar valor para os clientes

Assim como toda ação exige uma estratégia e pontos a serem conhecidos antes que sua empresa possa implementá-la, nessa estratégia de relacionamento não é diferente.

Então uma marca pode começar a colocar em prática algumas dicas para se destacar e gerar valor relevante para seus clientes. As dicas são:

  • Tenha um bom argumento de vendas;
  • Estimule o desejo dos clientes;
  • Não force a venda;
  • Tem um bom custo-benefício;
  • Utilize conteúdo gerado pelo usuário.

Sendo assim, para entender melhor a respeito de cada uma delas, será de grande utilidade detalhá-las mais a fundo.

1. Tenha um bom argumento de vendas

Nota-se que os próprios vendedores acabam se interessando pelos produtos, como cortina rolo automática ou que mais conhecem e menos pelos que têm mais dificuldade de explicar ou demonstrar o uso.

Por isso, é de extrema importância que toda a equipe entenda cada produto da marca. Ao ter informações sobre os produtos que a empresa oferece, além de mostrar segurança, é possível conquistar a confiança do cliente e aumentar as vendas.

É fundamental, também, listar as principais objeções levantadas por quem acaba não fechando negócio com a empresa. Com as objeções em mãos, a equipe de vendas pode ser treinada para superá-las com argumentos de vendas.

2. Estimule o desejo dos clientes

Estratégias que despertam esse desejo um tanto vaidoso nos clientes podem ser utilizadas para aumentar as vendas.

Deve-se usar o meio em que eles estão inseridos para falar sobre os recursos, benefícios e vantagens que só seu produto pode oferecer. Isso também é válido para serviços como uma pet center shop.

Ao imaginar todas as situações em que se usaria o produto ou serviço, acabou sendo atraído para o caixa. Isso acontece porque, ao entender o que ele realmente precisa no momento, fica mais fácil fechar negócio.

3. Não force a venda

Os consumidores geralmente são céticos e resistentes aos serviços dos vendedores, e muitos ainda os vêem como charlatões.

Por isso, muitas vezes, existe um mecanismo de defesa no processo de compra que diz para não acreditar nas intenções do vendedor e tentar escapar da armadilha o máximo possível.

Para acabar com a resistência e proporcionar uma boa experiência ao cliente ao se relacionar com o vendedor, é crucial tomar medidas para deixar o cliente em uma situação confortável e segura para que possa tomar a decisão de compra com tranquilidade.

4. Tenha um bom custo-benefício

É preciso que a empresa e os vendedores saibam justificar a relação custo-benefício do produto ou serviço quando o cliente não quer pagar um determinado valor.

Deve-se mostrar que o preço a ser pago é justo e condiz com a qualidade e diversos benefícios que só o seu produto pode oferecer. É aqui que o cliente entende que não é uma taxa, é um investimento.

Além disso, as objeções relacionadas ao valor nem sempre são apenas sobre querer pagar menos por sua compra, então quando um consumidor procura por telefone de empresa de segurança, busca sempre pela melhor oferta.

É preciso investigar o que leva os clientes a barganha nas negociações. Por exemplo, se o orçamento estiver apertado, oferecer outras opções mais acessíveis para atender às necessidades do cliente pode ser uma boa alternativa.

Oferecer ainda diferentes formas de pagamento aceitas pela empresa para facilitar o processo de compra dos clientes também é uma ótima forma de garantir uma venda.

5. Utilize conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário é uma grande arma para atrair novos clientes. Todos os tipos de conteúdo positivo que os clientes criam sobre uma marca podem e devem funcionar a favor dela.

Incentivar os consumidores a criar conteúdo sobre a marca e fazer o possível para promover esse conteúdo através de compartilhamentos, retweets, like em posts nas redes sociais, usar fotos de clientes, entre outras, transforma a opinião deles em propaganda.

Existem muitas maneiras de promover o conteúdo criado pelo cliente, pois esse tipo de conteúdo agrega credibilidade à empresa e dá aos potenciais clientes mais confiança para comprar um produto ou adquirir um serviço.

Além disso, os clientes produtores de conteúdo se sentem honrados pela empresa por utilizarem seu conteúdo e ficam motivados a produzir mais.

Considerações finais

Converter clientes em defensores de uma marca nem sempre é tarefa fácil, porém, ao tentar, uma empresa pode obter muitos benefícios.

Os defensores de marca possibilitam que uma empresa tenha um marketing boca a boca e recomendações muito fortes que impactam positivamente em seus resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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