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Conheça termos importantes do Marketing Digital
2 de março de 2021

Glossário de Marketing Digital: veja os termos importantes que você precisa entender

Conheça termos importantes do Marketing Digital
2 de março de 2021

Glossário de Marketing Digital: veja os termos importantes que você precisa entender

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De A à Z, reunimos um guia completo com todas as palavras de Marketing Digital que você precisa conhecer, seja você um novo profissional da área ou apenas uma pessoa curiosa.  

O Marketing muda todos os dias – e nós precisamos acompanhar essas mudanças se quisermos criar uma estratégia adequada para os nossos clientes ou para o nosso negócio. 

Assim, você precisa estar sempre antenado às tendências do Marketing e isso quer dizer que alguns termos básicos – e bastante utilizados – precisam fazer parte do seu vocabulário.  

Por isso, trouxemos abaixo um glossário completo de Marketing Digital para você descobrir o que significa aquela palavrinha em inglês que tanto de causa dúvida!  

 Alcance 

O Alcance é o número de pessoas que visualizou o seu conteúdo. 

Ele serve como uma medida para você entender como o seu conteúdo foi espalhado entre a rede social. Assim, o Alcance se refere a quantidade de pessoas diferentes impactadas pela sua publicação.  

Busca Orgânica 

São resultados de busca indicados pelo robô do Google de “maneira natural”, ou seja, sem anúncios.  

Busca paga 

Como o próprio nome já diz, a busca paga se refere à anúncios de empresas que preferiram investir em Google Ads, aparecendo, assim, no topo e no final dos resultados de busca.  

C

CPC 

Esta sigla significa Custo por Clique, ou seja, qual o custo de cada clique recebido em um anúncio. Nesse caso, você paga toda vez que um usuário clica no seu anúncio. 

CPC médio 

Um pouco diferente do CPC, o Custo por Clique Médio se refere ao valor médio cobrado por um clique no seu anúncio. Para chegar a esse valor, divide-se o custo total pelo número de cliques. 

CTR 

O CTR é Taxa de Clique de um anúncio. Ele calcula o número de cliques que seu anúncio recebeu em relação à quantidade de vezes que ele foi exibido. 

Facebook Ads 

É uma plataforma de anúncios para quem deseja patrocinar postagens, páginas ou produtos dentro do Facebook ou Instagram.  

O Facebook Ads permite que você crie e personalize os anúncios de acordo com o seu objetivo e público.  

Funil de Vendas 

 O funil de vendas representa cada etapa que alguém precisa realizar para se tornar seu cliente. 

Vejamos um exemplo de funil de uma loja que vende camisetas.  

O primeiro passo representa as pessoas que estão no topo do funil de vendas. Elas, então, passam pela sua loja e uma certa porcentagem decide entrar, que é a próxima parte do funil.  

Um cliente vê uma prateleira de camisetas em liquidação. Ele olha todas as opções em promoção, agora eles estão na próxima etapa do funil. Em seguida, o cliente seleciona sete camisetas e vai até o caixa, nesse ponto eles estão na última etapa. Por fim, se tudo correr bem, eles concluem a compra e chegam ao fundo do funil. 

Esse mesmo processo se aplica a todas as empresas.  

Gatilho Mental 

Os Gatilhos Mentais são estímulos que o cérebro recebe para tomadas de decisões. 

Sua intenção principal é levar o público a tomar uma determinada decisão. 

Por exemplo, quando os anúncios contêm: “Última Chance!”, “20% de desconto em compras feitas no site somente HOJE” ou “Você não pode perder!”, geralmente você se sente tentado a adquirir o produto anunciado, né!?  

É assim que os Gatilhos Mentais atuam no nosso cérebro.  

Google Ads 

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google.  

Se trata do principal serviço de publicidade do Google e é o local onde você pode exibir os seus anúncios para o seu público-alvo.  

Guest post 

 Chama-se Guest Post os artigos que são escritos por um convidado. 

Por exemplo, no seu site tem um time de redatores, mas vocês precisam escrever sobre um tema específico que ninguém domina. Uma ótima solução é convidar uma autoridade no assunto para escrever a postagem – isso é um Guest Post.  

 IGTV 

O IGTV é uma plataforma do Instagram voltada exclusivamente para vídeos. Nele, você pode compartilhar vídeos de até uma hora de duração.  

Impressão 

As Impressões dizem respeito a quantidade de vezes que um post foi visto, mesmo que ele tenha sido visualizado mais de uma vez pelo mesmo usuário. 

Impulsionamento 

O Impulsionamento consiste no aumento do alcance original de uma publicação em sua página através de anúncio, ou seja, pagando. Nesse sentido, você impulsiona sua postagem para que ela seja vista por mais pessoas. 

Inbound Marketing 

Se trata de um conjunto de estratégias de marketing que buscam atrair e fidelizar clientes gradativamente por meio de um conteúdo relevante e de quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento. 

Infobook 

A tradução literal desse termo se refere a um livro de informações – e é exatamente isso que ele é. 

O Infobook é um livro publicado em uma página da web com informações e explicações sobre determinado assunto, funcionando como um guia.  

Landing Page 

A Landing Page é uma página que tem como único objetivo a conversão de clientes por meio de vendas ou de downloads de materiais gratuitos para captação de leads. 

Link Building 

A ação de Link Building está atrelada ao fato de se conseguir links em sites de terceiros que apontem para o seu. Dessa forma, você consegue tráfego natural e começa a receber mais autoridade por meio dos algoritmos do Google.  

Link Patrocinado 

Os Links patrocinados são anúncios de texto que aparecem de maneira destacada nas ferramentas de busca, destacando, assim, o conteúdo. Um exemplo são os primeiros resultados na pesquisa feita no Google, marcados como “anúncio”. 

Mailing 

Isso representa a sua lista de contatos para o envio de e-mails. Você pode utilizá-la para entrar em contato com pessoas e empresas para fins comerciais e/ou pessoais.   

Marketing de Conteúdo 

De maneira resumida, o Marketing de Conteúdo diz respeito à estratégia de produzir conteúdos específicos e relevantes para o seu público-alvo. Assim, você consegue formar um público fiel.  

Mobile 

Mobile se refere à conteúdos, publicações, sites ou plataformas que se adequam à tela de um smartphone.  

Nutrição de Leads 

A Nutrição de Leads se refere ao envio automático de uma sequência de conteúdos relacionados ao interesse do usuário.  

O seu objetivo é fidelizar e conquistar o cliente, fazendo com que ele avance no Funil de Vendas.  

Palavra-chave 

As palavras-chaves dizem respeito ao termo que resume um assunto de busca na internet. 

Por exemplo, se você está pesquisando por conteúdos referentes aos filmes com maior bilheteria da história, os resultados que vão aparecer para você são aqueles que contém esse termo dentro do texto.  

Persona 

A persona é a representação semifictícia do seu cliente ideal, com todos os seus interesses e características relevantes, que vão pautar a produção do seu conteúdo. Ela é realmente uma pessoa, com nome, idade, local de trabalho, atuação profissional e outras informações.  

Rede de Pesquisa do Google 

Se trata de grupo de sites relacionados à pesquisa em que seus anúncios e produtos podem ser exibidos.  

Quando você anuncia na Rede de Pesquisa, os seus anúncios aparecem para pessoas que procuram pelo seu serviço e/ou produtos, tornando a possibilidade de compra e acesso ao seu site maior.  

SEO (Search Engine Optimization) 

SEO significa Otimização para Motores de Busca e diz respeito a um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados de busca.  

O Tráfego se refere ao fluxo de usuários que navegam entre páginas web.  

A quantidade de Tráfego no seu site, por exemplo, representa o número de visitantes que acessou a página. 

Tráfego pago 

O Tráfego Pago se refere aos visitantes que chegaram ao site por meio de anúncios, como os feitos pelo Google Ads e Facebook Ads. Ou seja, ele acontece quando há um estímulo pago para que os usuários acessem a sua publicação ou site. 

Tráfego orgânico 

O Tráfego Orgânico é aquele que é natural, ou seja, não foi utilizada nenhuma estratégia de impulsionamento para tal.  

Nesse sentido, os visitantes orgânicos podem ter encontrado o seu site por meio de uma busca no Google, como também pela geração de conteúdo de valor.  

Esse conteúdo sempre será atualizado com novos termos para você aprender cada vez mais sobre Marketing Digital. Salve esta página nos seus favoritos para sempre consultar e compartilhe conosco as suas dúvidas. 

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