O Google é o maior buscador que temos atualmente e oferece uma série de ferramentas para alavancar seu negócio. Um deles é o Google Meu Negócio, utilizado como forma de divulgação da sua empresa, ele pode ser a ponte ideal entre você e seus clientes.
Pensando nisso, a Contato trouxe no post de hoje algumas dicas de como você pode implantar e melhorar o Google Meu Negócio.
O que é o Google Meu Negócio?
Antes de saber como melhorar o Google Meu Negócio, é importante conhecer o que de fato é a plataforma. Criado em 2014, ele funciona como uma ficha virtual de negócios locais no Google. Ela aparece nas buscas e no Google Maps através dos nomes das empresas e pelas suas categorias, levando em conta a localização do usuário.
Através da plataforma é possível cadastrar o nome do seu negócio, endereço, categoria, horário de funcionamento, telefone, site, e-mail, ter avaliações de clientes, fotos, estatísticas de visualizações, pesquisas e atividades. Basicamente, o Google Meu Negócio é uma extensão do seu site.
Também vale destacar que por ser uma ferramenta do Google, é possível ver o que ele valoriza na sua página e o peso em relação aos concorrentes. Por isso, é importante ter certeza de que a sua página do GMB está a seu favor.
Quais são os benefícios da plataforma?
Agora que você já conhece um pouco sobre o GMB, vamos te mostrar os benefícios de implantá-lo na sua empresa. Confira a seguir:
Maior confiabilidade
De acordo com o próprio Google, as empresas que verificam as informações do Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores.
Imagine, ao procurar por uma pizzaria no Google e se deparar com a falta do cardápio ou até mesmo do telefone? Provavelmente você se sentiria frustrado e teria preferência por uma empresa que já tem todas as informações confirmadas pelo Google.
Facilidade de mensuração de resultados
Assim como toda estratégia de marketing que precisa ser mensurada, não seria diferente com o GMB. A ferramenta permite que seja possível ver diversas informações, como quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa, quantos cliques o site teve, entre outros.
Aumentar o alcance de uma empresa
O sonho de todos é aparecer em primeiro lugar. Com isso, só o fato da sua empresa aparecer na primeira página do Google e no Google Maps já traz um alcance maior para a sua empresa.
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Gerar mais interações com o público
Uma das funcionalidades do Google Meu Negócio é a interação com o público. Através de comentários, notas de avaliação e ideias, opiniões, críticas e dúvidas. Porém é importante ressaltar que a sua empresa também deve responder os comentários, postando novidades na sua página e até inserindo fotos.
Além disso, boas avaliações são fatores essenciais para um bom ranqueamento, especialmente no e-commerce. Já que ao receber boas avaliações, o Google entende a relevância dela e tem mais chances de indicá-la para outras pessoas.
Como o Google ranqueia os locais?
Uma dúvida que sempre surge para quem usa o Google Meu Negócio é: como o Google ranqueia os locais? Através da combinação de três fatores: relevância, distância e destaque.
Distância
A distância deve ser considerada a partir de cada resultado de pesquisa em potencial e o termo de local usado na pesquisa. Caso o usuário não especifique o local na pesquisa, a distância é calculada através da localização dele.
Relevância
A relevância é responsável pela melhor combinação entre o perfil da empresa local e a pesquisa de um usuário. Por isso, ao adicionar informações comerciais completas e detalhadas ajudam o Google a fazer a correspondência do perfil da sua empresa com as pesquisas relevantes.
Destaque
Já o destaque está relacionado com o nível de popularidade de uma empresa. Certos lugares tem mais destaque mesmo no mundo off-line e por isso os resultados da pesquisa podem refletir isso na classificação local.
Além disso, as informações da internet que o Google tem sobre a empresa também influenciam. Outro fator importante é a pontuação e a contagem de avaliações. Quanto mais avaliações positivas sua empresa tiver, melhor será a classificação local dela.
Como cadastrar uma empresa no Google My Business?
Agora que você já conhece sobre o Google Meu Negócio, iremos te ensinar como cadastrar sua empresa nessa importante ferramenta.
Realizar o cadastro da sua empresa no GMN é simples e leva apenas alguns minutos. Para adicioná-la é só seguir os passos abaixo:
- O primeiro passo é acessar a página inicial do Google Meu Negócio, clicar no botão “Gerenciar Agora” e fazer o login com a sua conta do Google.
- Após isso, você deve preencher as informações solicitadas na página “Adicionar seu Negócio”. Entre as informações estará o nome da empresa, país, endereço, telefone comercial, categoria de mercado e website.
- Você deve clicar em continuar e confirmar os dados que colocou no formulário.
- O último passo é adicionar o seu número de celular e inserir o código enviado por SMS pelo Google para confirmar a criação do seu perfil no GMN.
Porém antes de editar a sua página, você irá passar por mais uma fase de verificação do Google. No intervalo de 7 a 15 dias úteis chegará uma carta com um código de confirmação.
Como otimizar o Google Meu Negócio?
Não basta apenas criar seu perfil no Google Meu Negócio. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a otimizar o GMN e obter bons resultados.
Atualize o perfil com frequência
Por mais que pareça óbvio, é importante manter seu perfil sempre atualizado. Horário de funcionamento, endereço e telefone de contato são os principais.
Incentive seus clientes a fazer avaliações
Uma das vantagens do Google Meu Negócio é a possibilidade dos clientes deixarem avaliações. Por isso, sempre incentive quem já comprou na sua empresa a deixar um comentário sobre a experiência.
Responda as avaliações
Não basta apenas incentivar as pessoas a avaliarem. É importante que você responda às avaliações, assim mostrará que o GMN é um espaço de troca entre a empresa e o cliente. Caso receba uma avaliação negativa, não deixe de responder. Colha as informações e avalie quais mudanças podem ser feitas para garantir uma experiência melhor.
Adicione fotos do seu estabelecimento
O visual conta muito. Quem não gosta de ver as fotos de um restaurante, tanto para saber como é o estabelecimento, como também as fotos dos pratos. Por isso, invista em fotos do seu negócio. Isso fará toda a diferença na hora de atrair clientes para sua empresa.
Se tiver um e-commerce, não se esqueça dos produtos
O que adianta colocar todas as informações sobre seu negócio, se você não colocar as informações do seus produtos? Caso você tenha um e-commerce, é importante colocar informações sobre seus produtos e até fotos, assim além de passar maior credibilidade seus clientes irão conhecer mais sobre a sua empresa.
Já conhecia o Google Meu Negócio? Acesse nosso blog e fique por dentro das novidades.
Até a próxima!