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Por que tantas marcas estão mudando suas logos?
4 de junho de 2021

Identidade Visual Minimalista: entenda porque sua prática está em alta nas grandes empresas

Por que tantas marcas estão mudando suas logos?
4 de junho de 2021

Identidade Visual Minimalista: entenda porque sua prática está em alta nas grandes empresas

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A identidade visual é essencial para a construção e o fortalecimento de uma marca! Recentemente, muitas empresas têm apostado na tendência dos logos minimalistas e transformado sua comunicação visual!  

Sabe quando você bate o olho em uma maçã mordida e logo se lembra da Apple? Ou, então, na Coca-Cola, quando vê anúncios com curvas marcantes em vermelho e branco?  

Um design gráfico marcante proporciona identificação, pertencimento e engajamento com o público. Além disso, pode tornar o processo de escolha favorável à sua marca em algo praticamente automático para os consumidores.  

Mas, afinal, por que as marcas estão mudando suas logos e como isso impacta sua audiência?  

Vamos descobrir isso agora a partir de exemplos, como Nubank, Burger King e Bradesco. Pegue um café e vamos conversar! 

Qual é a importância da identidade visual?

A importância de uma boa identidade visual na estratégia de qualquer negócio deve ser prioridade. Afinal, o processo de encantamento e conversão por parte dos clientes é facilitado! 

Na prática, o conceito de identidade visual nada mais é do que o conjunto de elementos gráficos e visuais que criam a atmosfera a respeito de quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade. 

Ou seja, pense nela como basicamente a “personalidade” de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo. 

Por isso, o principal motivo para trabalhar com a ID visual é definir, de forma prática, quem é a sua empresa! 

Quais marcas mudaram seus logos recentemente?

Geralmente, a mudança do logo de uma empresa significa um novo momento e uma mudança no posicionamento de mercado da empresa, seja simples ou complexo.  

Vamos conhecer agora exemplos de marcas que apresentaram novos logos recentemente e quando uma repaginação é bem-vinda.  

Nubank 

Nubank já é uma das cinco instituições financeiras mais valiosas da América Latina e recentemente mudou o seu logo. 

Com formas mais suaves e um tom levemente diferente de roxo, a versão busca refletir o momento mais maduro e consolidado da empresa como o maior banco digital do mundo 

Em seu site, a marca afirmou o seguinte: “as curvas que formam o ‘nu’ ficaram mais suaves e menos quadradas, trazendo nosso lado humano. A fluidez também mudou um pouco – é como se fossem duas fitas viradas, representando um movimento que não para nunca, do mesmo jeito que a gente não para de evoluir”.  

Em breve, as mudanças também irão aparecer no aplicativo, blog, e-mail e website, por exemplo. 

Globo

A empresa Globo também iniciou o ano de 2021 apresentando uma nova identidade visual minimalista.   

O projeto chamado “Uma Só Globo” e teve como objetivo padronizar todas as empresas do grupo sob a mesma gestão e padronizar as marcas. 

O design foi inspirado no propósito da empresa: contar histórias e criar experiências que emocionam, com foco no público. Portanto, o uso de letras em caixa baixa representa essa proximidade.  

Já as cores vibrantes refletem a natureza, e a tipografia arredondada traz a ideia de círculo e de movimento.  

Ou seja, na prática, a nova logo minimalista veio revelar que o grupo Globo passará a ser chamado apenas de Globo e usará uma marca parecida com a da TV.  

Burger King  

Após 20 anos com o mesmo design, a rede de fast-food Burger King trouxe uma nova versão de identidade visual minimalista de seu logo.  

“Se antes o logo tinha três cores, hoje são apenas duas. O logo transmite a confiança e os valores de comida real, simples e deliciosa. Desde o lançamento do logotipo antigo em 1999, a marca fez uma transição para uma linguagem mais moderna e amigável. A nova versão 2021 é minimalista e representa a evolução da rede, homenageando suas heranças com linhas refinadas, confiante, simples e mais irreverente”, diz a companhia. 

A mudança global teve como propósito sinalizar o compromisso da marca com a transformação digital, além de melhorias nos padrões de sabor e qualidade dos alimentos e a remoção de ingredientes de origem artificial.  

Uol

“Gerar diversas conexões entre cada brasileiro e seu universo”: esse foi o anúncio do portal de notícias Uol sobre a sua nova identidade visual minimalista após 25 anos.  

O novo design reúne a tradicional bola do logo anterior com cores mais vibrantes e uma fonte de maior personalidade para se adaptar ao digital e ao mobile.   

O CEO do UOL, Paulo Samia, disse que a mudança foi pensada com base nos valores da empresa: “A ideia foi a gente não perder as referências que a gente traz de 25 anos da marca original”.  

Correios

Através de uma transmissão ao vivo pelo blog da empresa, os Correios apresentaram recentemente sua nova identidade visual.  

O logo foi drasticamente reformulado, revelando-se muito mais simples e moderno.   

 A nova marca representa a expansão e o comprometimento dos Correios com o digital e trouxe o uso do dégradé, uma estrutura coesa e a paleta de cor tradicional da empresa.  

Casas Bahia  

As Casas Bahia também ganharam nova identidade visual minimalista, e sua comunicação apresenta agora a letra “B” em destaque, transformando-se no elemento principal da empresa. 

O novo logo minimalista manteve a tipografia antiga, assim como as cores azul e vermelho, na tentativa de modernizar e se aproximar do público mais jovem.  

Com a nova identidade, veio também um novo posicionamento: “Nossa casa é o Brasil. Nossa causa é o brasileiro”. A empresa destacou que enxerga cada brasileiro como único e reforçou o sentimento de estar presente na jornada do consumidor pelo aplicativo, site ou loja física. 

Bradesco  

O propósito da mudança de identidade visual do Bradesco seguiu a tendência das outras empresas de que conversamos até aqui: modernizar e focar no digital.  

O projeto desenvolvido uniu tradição e inovação: a representação da árvore de 1997 continuou sendo o símbolo do banco.  

A tipografia também mudou, sendo mais minimalista, sem serifa e com o uso da letra “b” em caixa baixa. A cor vermelha prevaleceu e ganhou novas combinações em dégradé. 

Por que mudar a identidade visual?

Como vimos, muitas empresas estão modificando suas identidades visuais. Será que você também quer ou precisa mudar a sua? 

Com certeza, essa é uma das perguntas que te trouxe até aqui (e uma que também nos motivou a compartilhar este blog contigo!).  

Independentemente de a atualização ser radical ou imperceptível, nem todas as marcas devem e podem apresentar uma nova versão de seu logo.  

A grande questão e resposta está na atenção e no diálogo com o seu público. O jeito, as perspectivas e o posicionamento das pessoas estão em constante transformação.  

E, se a sua empresa quer atender às novas necessidades dos consumidores, precisa ser entendida de forma correta por eles e se comunicar com eles.  

Portanto, podemos dizer que o principal motivo para a sua marca mudar a identidade é para ajustar seu posicionamento diante do público. 

Como saber quando mudar a identidade visual da empresa?

Vamos direto ao assunto? Listamos alguns motivos para você investigar a possibilidade e a pertinência de mudar a identidade visual da sua empresa. 

Mas atenção! Nem sempre isso será obrigatório, por isso deve ser estudado caso a caso. Acompanhe a seguir alguns motivos para avaliar a repaginação da sua ID visual:  

  • Mudança no posicionamento da empresa 
  • Desenvolvimento de novas linhas de produtos 
  • Seu logotipo não funciona bem nas redes sociais 
  • Mudança do comportamento do público-alvo 
  • Utilização de novas tecnologias 
  • Seu logotipo atual não reflete a essência da sua marca 
  • Adoção de novos processos de produção 

Como mudar minha identidade visual?

Depois de identificar que uma mudança de logo é importante para a sua empresa, o que fazer?  

Preparamos um passo a passo com dicas simples e essenciais para você aplicar:  

  1. Calcule os riscos: mudanças sutis ou radicais causam impactos. Os riscos devem ser muito bem calculados para evitar ou minimizar prejuízos. Portanto, analise o cenário atual e pense se é o ideal.  
  1. Ouça o seu público: o foco de qualquer negócio, principalmente do Marketing Digital, deve ser o público. Com um estudo da sua persona e do seu público-alvo, será possível trazer uma nova ID visual que seja relevante para ele!  
  1. Reposicione-se: chegada a hora da mudança, é importante comunicar à sua audiência e explicar os motivos pelos quais a decisão foi tomada. Esse momento também é propício para implementar novas formas de gestão e melhorar o clima organizacional. 
  1. Conte que você mudou: mostrar vínculo e preocupação com o seu cliente é a base para o sucesso do relacionamento com a audiência e, consequentemente, das vendas. Além disso, compartilhar as mudanças deixará os clientes mais ansiosos pelas novidades, atraindo a sua atenção. 
  1. Monitore os resultados: depois da nova ID visual implementada, é fundamental monitorar, de perto, as métricas de resultado após o novo posicionamento.  

Seguindo as dicas acima, será mais simples definir a “cara” da sua marca e partir para as vendas!  

A partir de agora, você já sabe como funciona a tendência de identidades visuais minimalistas. E sabe também a importância desse processo para as vendas!  

Então, agora é hora de colocar a mão na massa. E, se precisar de ajuda, não deixe de procurar a nossa equipe!  

Agora, compartilhe com a gente: você quer saber como construir uma presença digital admirada e reconhecida entre o público? Confira agora nosso blog sobre o assunto!   

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