O mercado de infoproduto está crescendo cada vez mais. Afinal, o mundo digital oferece inúmeras possibilidades para quem quer criar e vender conteúdo na internet.
Por isso, quem deseja investir nas plataformas digitais tem que conhecer esta que é uma das maiores tendências da atualidade.
Se você não sabe o que é um infoproduto e como utilizá-lo para impulsionar o seu negócio, a Contato te explica.
Venha conferir tudo sobre este tema:
O que é um Infoproduto
Um Infoproduto nada mais é do que um produto digital. Ou seja, eles são conteúdos que são comercializados, distribuÃdos e acessados de modo online.
A maioria dos infoprodutos são soluções de caráter educativo. Portanto, eles são feitos com a missão de ensinar algo ao consumidor das mais diversas formas.
Contudo, também há infoprodutos que auxiliam o público a resolver problemas ou oferecem algum tipo de facilidade.
Devido à revolução tecnológica das últimas décadas, muitas pessoas estão em busca de consumir conteúdos online. Isto fez este mercado ficar cada vez mais aquecido, pois houve um aumento expressivo de produtores e consumidores de infoprodutos.
Para os consumidores, o principal benefÃcio dos produtos digitais é conseguir algo que ela precisa com a facilidade que o online proporciona. Já para os produtores, a vantagem é conseguir lucrar com a internet.
Os principais tipos de Infoproduto
Há diversos tipos de infoprodutos no mercado, sendo alguns mais conhecidos e utilizados do que outros.
Confira quais são as possibilidades de criação de produtos digitais.
eBook
Em primeiro lugar, os eBooks estão entre os infoprodutos mais conhecidos. Afinal, por meio dele é possÃvel ter acesso a um conteúdo de maneira aprofundada. Isso faz os livros digitais serem muito populares entre os consumidores.
A disponibilização de eBooks é uma das estratégias mais comuns de Inbound Marketing e, por muitas vezes, eles chegam a ser distribuÃdos gratuitamente pelas empresas.
Contudo, para que o eBook se torne um bom investimento é preciso que ele seja bem produzido. E isto vai além do teor do livro, mas também se relaciona a parte gráfica, a revisão e etc.
Por isso, quem deseja investir neste produto precisa ter em mente que ele dá bastante trabalho para ser feito. Mas, em geral, possibilita um bom retorno.
Mentorias
Já as mentorias são infoprodutos em que um guia auxilia pessoas a lidarem com alguma questão presente na vida delas.
Assim, o que o mentor faz é orientar o consumidor por meio de questionamentos, provocações e ensinamentos que irão lhe ajudar no cotidiano. Tanto em questões profissionais, quanto pessoais.
Para ser considerada um infoproduto, a mentoria deve ser realizada de forma online. Elas também podem contar com a ajuda de diversos conteúdos digitais.
Cursos
Sem dúvidas, o infoproduto mais procurado da atualidade são cursos online das mais diversas áreas. Afinal, não faltam pessoas que desejam adquirir algum conhecimento ou se especializar em algo.
Há inúmeros jeitos de produzir um curso online. Logo, cabe ao realizador entender qual é o melhor método para passar conhecimento aos seus alunos.
Entre essas possibilidades, estão Screencasts, Podcasts e VÃdeo-aulas. Confira como cada um funciona:
Screencasts
Os cursos em formato de Screencasts são aqueles em que a tela do computador é gravada. Ou seja, em que um print em vÃdeo é produzido.
Os Screencasts funcionam como uma espécie de tutorial. Nele o instrutor mostra aos espectadores como determinadas coisas devem ser feitas e tira dúvidas relacionadas ao tema.
Por ser feita via captura de tela, este é um curso mais simples de ser produzido. Uma vez que é só explicar de modo literal o que a gravação está mostrando.
Para que este infoproduto seja bem sucedido é fundamental que o apresentador do vÃdeo tenha domÃnio sobre o tema abordado. Além de saber se expressar com clareza.
Podcasts
Já os cursos em podcasts são totalmente gravados em áudio. Logo, eles não tem uma referência visual para serem utilizadas.
Porém, mesmo que seja apenas voz, os podcasts não são fáceis de serem feitos, uma vez que ainda é preciso montar um roteiro compreensivo e preciso. Assim como um apresentador que saiba ensinar utilizando apenas a própria voz.
Além disso, o próprio processo de edição do podcast pode ser bastante trabalhoso caso você não esteja habituado ao processo.
VÃdeo-aulas
Ainda que haja outros formatos de cursos muito populares, as videoaulas ainda dominam o mercado.
Isso acontece porque este é um formato muito clássico. Pois ele conta com elementos sonoros e visuais que facilitam o entendimento do aluno.
Em geral, estas aulas são disponibilizadas em vários vÃdeos organizados em módulos. Portanto, a ideia é os alunos irem aprendendo um pouco mais a cada videoaula.
Webinars
Outro infoproduto que está ficando cada vez mais conhecido são os Webinars. Eles são eventos realizados de forma online e que contam com uma ampla participação do público.
A realização dos Webinars também faz parte das táticas de Inbound Marketing, logo é algo que visa atrair clientes. Em geral, isso é feito a partir da realização de palestras e workshops, o que chama bastante atenção do público interessado naquele tema.
Por não precisar de estrutura fÃsica, os Webinars são mais fáceis e baratos de serem produzidos.
Ferramentas
Para finalizar, um infoproduto muito popular são as ferramentas disponibilizadas de modo online.
Dessa forma, esses infoprodutos tem o objetivo de ajudar o consumidor de forma mais prática. Logo, oferece algo que ele precisa naquele momento.
Neste contexto, uma das ferramentas mais conhecidas são planilhas digitais, que auxiliam na organização de diversas tarefas. Outro exemplo são editores de vÃdeo e foto ou ainda uma proteção contra vÃrus.
Quais são os infoprodutos mais vendidos?
Nos últimos anos, o infoproduto que sempre lidera a lista de mais vendidos são os cursos on-line.
Atualmente, o público enxerga a educação a distância não só como uma alternativa ao modelo tradicional de ensino, mas também como algo a se desejar por causa da facilidade de acesso. Tudo isso graças aos avanços que a tecnologia proporcionou ao EAD.
Além dos cursos online, os eBooks também sempre figuram entre os infoprodutos mais vendidos. Uma vez que cada vez menos pessoas compram livros fÃsicos, ainda mais quando eles são instrutivos.
Como criar um infoproduto
Para que deseja impulsionar as vendas online, a criação de infoprodutos é um fiel aliado. Porém, não basta apenas criar um conteúdo que não agrega em nada ao consumidor.
Tendo isso em vista, é preciso seguir alguns passos na hora de fazer um infoproduto. São eles:
H3: Entenda quem é o seu público
Conhecer o próprio público é importante para a realização de qualquer estratégia de negócios. E para a criação de infoproduto, isso não é diferente.
Deste modo, é preciso entender qual é perfil de consumidores com o qual se está lidando.
Ao saber caracterÃsticas básicas da maioria já é possÃvel ter uma noção do que aquele público pede e definir uma persona. Isto nada mais é do que uma representação do cliente ideal que apresente os principais atributos deles.
Saiba mais sobre o que é uma persona e como ela pode te ajudar o seu negócio acessando este blog da Contato.
Escolha um assunto relevante para o público
Após conhecer o perfil do público, é necessário escolher algum assunto do qual eles vão se identificar.
Afinal, não basta ser apenas um tema interessante. Pois para que as pessoas consumam o infoproduto, o conteúdo tem que agregar algo a eles.
Escolha um formato
Na hora de escolher um formato, o primeiro passo é levar em conta suas limitações. Pois de nada adianta escolher o mais popular, se não for possÃvel produzir um conteúdo de qualidade.
Também é preciso considerar qual é a melhor forma de vender o assunto escolhido. Não são todas as propostas que encaixam em todos os formatos.
Faça uma análise de mercado
Analisar o mercado é uma forma de conhecer a concorrência e obter boas inspirações. Portanto, é algo indispensável.
Com isso, ainda é possÃvel entender o que deve ser feito de diferente. É ideal para se destacar perante os demais e não cometer erros básicos.
Produza um conteúdo de valor
Ao colocar um infoproduto para vender, é importante se perguntar se aquilo é algo de qualidade e que agrega algum valor. Visto que quantidade não é algo que falta no mercado.
Por isso, priorizar um conteúdo bom e de valor é o que irá trazer o melhor retorno deste investimento.
A comercialização de infoprodutos são muito úteis para quem deseja alcançar uma posição de respeito no mercado. No entanto, o Marketing Digital ainda tem muitas outras ferramentas que contribuem com esse objetivo.
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