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Link-building
7 de outubro de 2020

A estratégia de link building

7 de outubro de 2020

A estratégia de link building

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O link building é uma das principais estratégias de SEO. O Google avalia os links que um site recebe, seja interno ou externo, para definir a autoridade e reputação de uma página na internet. 

Todo mundo está na web e com tanta informação e concorrência, é necessário procurar recursos para se destacar na multidão. O principal local de pesquisa dos usuários é o Google e ele utiliza o método de PageRank para indicar sua posição nos resultados de pesquisa devido sua relevância. 

O que é Link Building?

O link building consiste em utilizar links interno – do seu próprio site – para direcionar sua audiência para outros artigos e também, externos, que são de outros sites.  

Nos links internos, o Google vê como o site se divulgando e dá mais importância a linkagem externa, quando seu site é citado em outro porque demonstra sua credibilidade e que é visto como referência. 

Link building é o chamado SEO off page?

O SEO off page consiste em um conjunto de técnicas aplicadas fora das suas páginas para demonstrar a sua relevância no mercado, é uma maneira de conferir como seu site está sendo visto pelas outros, ou seja, sua reputação.  

Enquanto o link building é uma estratégia de SEO off page que busca links e menções do seu site e apresenta como ela é relevante em determinado segmento. 

Se páginas importantes usam o link do site em um artigo, o Google entende que você tem relevância e sabe do assunto que está falando. Dessa forma, ele melhora seu ranqueamento. 

A importância dos links para o Google

Os links são um recurso valioso para o Google. Ele executa um processo de rastreamento com base em uma lista de sites rastreados anteriormente. Ao acessar essas páginas, são encontrados outros endereços de web. O foco do rastreio são sites novos, nas alterações recentes e nos links inativos. 

Essa “varredura” da internet é feita por um crawler que consiste em um robô utilizado pelos motores de busca para encontrar e indexar as páginas de um website para promover buscas mais rápidas. O bot também pode ser utilizado em manutenção automatizada em tarefas como verificar links e validar um código HTML. 

Seach Console é uma ferramenta disponibilizada pelo Google para orientar os donos de site sobre o processo de rastreamento. Por ele é possível solicitar um novo rastreamento e desativar o processo por um arquivo chamado “robots.txt” que funciona como um filtro, comunica ao crawler quais páginas não devem ser indexadas.  

Os fatores como quais sites serão rastreados, a quantidade de páginas buscada em cada website e a frequência de rastreamento são definidos por programas. O Google tem intuito de garantir os melhores resultados de pesquisa para o usuário.   

O que o Google considera em sua avaliação de links?

O Google executa uma avaliação de relevância com base nos fatores de quantidade, qualidade e contexto de links que a página recebe. Ter essas três variáveis irá dar valor ao site e proporcionar uma boa posição no PageRank. 

De nada adianta ter muito links, se não tiverem contexto e qualidade. Enquanto um desses três fatores estiver ruim, não haverá bons resultados. Por isso, coloque o foco em conseguir links de qualidade ligados ao seu segmento e logo, alcançará um número bacana de links. 

Tipos de link

Cada novo conteúdo aumenta as chances do seu blog ser encontrado e o mesmo acontece com os links, há mais visitantes e melhora o posicionamento nos resultados de busca. E existe alguns tipos de link, são identificados de acordo com sua origem. Continue lendo e confira.  

Dofollow

O link dofollow permite que buscadores, como o Google, aponte seu site de volta fortalecendo sua autoridade ao demonstrar que outras páginas estão te citando por links. Isso influência no ranqueamento então, verifique se o site que vai inserir no seu artigo é bom e possui relevância. 

Nofollow

O link nofollow é inserido em seu site, não aponta de volta e não influencia no PageRank. Costuma ser utilizado por blogs importantes que são muito bons uma vez que ao inserir links de qualidade inferior não afeta seu posicionamento, enquanto em dofollow, pode prejudicar o posicionamento do site. 

UGC

O link classificado como UGC é utilizado em conteúdos criados por um usuário como comentários e postagens de fórum. 

Sponsored

O link especificado como sponsored envolve publicidade ou patrocínio. 

Como construir sua estratégia de link building

O link building já provou ser uma técnica incrível para trazer novos visitantes e aprimorar o PageRank de um site. Que tal unir essa estratégia a produção de conteúdo? Continue lendo para saber mais. 

Ser uma autoridade e ter conteúdo relevante e original

Escreva e entregue conteúdo de valor para seu público. Dessa maneira, você adquire credibilidade ao mostrar que sabe do que está falando e aos poucos, constrói autoridade e passa ser referência de outros criadores de conteúdo, recebendo backlinks

Infográficos

Apresente experimentos que deram certo em sua empresa, mostre cases de sucesso sobre seu negócio e de seus clientes que estão relacionados ao produto/serviço que você oferece. Conte os aprendizados adquiridos e compartilhe suas experiências, esse tipo de conteúdo atrai links e colabora com o crescimento do mercado ao ajudar o segmento.  

É importante apresentar os resultados por meio de infográfico, é uma forma mais atrativa de mostrar dados e facilita o entendimento do leitor. 

Pesquisas de mercado e levantamentos

Realize uma pesquisa de mercado, levante dados e observe tendências, como: cases de sucesso do seu segmento e resultados de estratégias que funcionaram ou não. Depois de toda essa análise, além de conseguir aplicar técnicas com mais confiança, você poderá publicar esse estudo em forma de artigo. Desse modo, suas pesquisas poderão ser utilizadas em outros sites. 

Faça o teste e compartilhe seus resultados, agregando mais valor ao mercado. Assim outras empresas poderão criar um texto sobre o assunto e colocar o seu site como referência, através de backlinks de conteúdo.  

Com esse compartilhamento a construção de uma reputação forte no meio digital, é cada vez mais fácil.  

Gest-posting e co-marketing

Encontre sites com autoridade e faça parceria. Afinal, quem decide se cria um link para sua página são terceiros e construir uma rede de relacionamento com outros proprietários de site torna o recebimento mais fácil. 

Existe a técnica de Guestposting baseada na criação de conteúdo como convidado em um blog, assim você escreve um artigo relevante para o parceiro e em troca, ele autoriza que você insira link do seu site. Há uma troca de autoridade e sua página recebe novos visitantes. 

Outro método é o co-marketing que consiste na parceria de duas empresas ao criar conteúdos como e-books, assim os dois parceiros promovem um material de valor para o público e trocam links para suas páginas. 

Imprensa

Ser citado com links em portais de notícias e sites de imprensa é um artificio de grande peso porque possuem muita autoridade na internet e são reconhecidos pelo Google. Também possuem um alcance enorme gerando uma divulgação espontânea de qualquer assunto ou empresa que aparece.  

É necessário contar um assessor de imprensa para entrar em contato com veículos de mídia e consegue espaço, backlink e atrai visitantes. 

Redes sociais

As redes sociais são um veículo digital de divulgação que possuem um bom alcance. É essencial criar um perfil nos canais adequados, verifique onde está sua audiência e comunique-se com ela, possuir conta no Facebook, Instagram e demais redes é uma porta de entrada para atrair mais visitantes para seu blog além de poder entrar em contato com influenciadores para divulgação e parcerias. 

Buscar menções sem link 

Acompanhe as citações ao nome da sua página, muitas vezes, pode ser mencionada sem utilizar link de direcionamento e como já pontuamos, é uma estratégia de SEO off page que mostra para os mecanismos de busca que você sabe do assunto que aborda ganhando autoridade. 

Uma forma de encontrar essas menções é utilizar o Google Alerts que notifica toda vez que sua empresa ou grupo de palavras, que você escolhe monitorar, são mencionadas. Contate que o mencionou para colocar um link do seu site no conteúdo. 

Trabalhar links internos (Topic Clusters)

Complete seu artigo linkando assuntos que são citados e estão relacionados com conteúdo que está escrevendo. Dessa maneira, usa artigos próprios como pilar, garante que o leitor interessado se aprofunde em temas interligados e promove tráfego por outras páginas do seu site. 

Redirect 301 para links quebrados

redirect 301 direciona o usuário e os mecanismos de busca para o novo endereço da página quando há um link quebrado ou a URL é mudada. Esse redirecionamento é muito utilizado quando um site muda o domínio ou extingui uma página promocional. Se houver algum backlink para essa página removida, ele não será perdido. 

Remova backlinks duvidosos ou maliciosos

Mais do que acumular um grande número de links, é imprescindível ficar atento as origens dos backlinks pois, são levados em conta pelo buscador e pode afetar seu PageRank. Links de spam ou sites duvidosos podem prejudicar o seu site. Analise e remova caso seja não tenha boa reputação. 

A remoção de backlinks duvidosos pode ser feita pelo Google Search Console com o recurso específico para remoção de páginas ou domínios indicados manualmente. Leva algum tempo até que a plataforma desconsidere estes links, mas sem desespero, vai dar certo! 

Ferramentas para ajudar no link building 

É preciso realizar uma avaliação de cada site antes de inseri-lo. Os critérios que devem ser observados são: 

  • PA (autoridade de página); 
  • PD (autoridade de domínio); 
  • Tráfego do site. 

Esses critérios são capazes de mostrar a qualidade dos sites e assim, você escolher quais agregam mais a sua estratégia. E há duas ferramentas de marketing para ajudar a medir essas variáveis. São elas: 

Moz Baz

Consiste em um plugin que pode ser instalado no navegador, permite verificar a autoridade de página e domínio com uma classificação entre 0 e 100. Quanto mais próximo de 100, maior a importância do backlink.  

SemRush

SemRush faz apuração do tráfego e verifica se o site recebe backlinks duvidosos, o que causa dano à autoridade do site analisado. 

Após analisar os resultados obtidos com ambas ferramentas, determine e liste uma ordem de relevância dos sites para inserir como links externos. 

Google Search Console

Essa é uma das principais ferramentas, gratuita, para estratégia de SEO. Ela serve como um meio de comunicação entre o site da sua empresa e o Google. 

Por meio de relatórios e pesquisas, ela permite a análise de tráfego do site e verifica o desempenho das buscas. Desse modo, os administradores podem identificar quais os problemas e as oportunidades de otimização. 

Uma das funções do Google Search Console para link building é poder rejeitar backlinks. Além disso, se você receber qualquer punição devido a operações de black hat, esta ferramenta irá alertá-lo para que as corrija imediatamente. 

O que jamais fazer para conseguir links

Conquistar quantidade de links é o objetivo, porém a qualidade e a origem são variáveis importantes que classificam o link como bom ou ruim. A seguir, confira algumas ações de black hat que tentam manipular o algoritmo e devem ser evitadas porque podem prejudicar a reputação do seu site. 

Doorway pages

A técnica de Doorway consiste em páginas otimizadas para uma ou duas palavras-chave com alto nível de busca. O objetivo é atingir um bom posicionamento na página de resultados com intenção de manipular os motores de busca com direcionamentos para outros sites. 

Essas páginas costumam possuir pouco ou nenhum texto além de palavras-chave usadas de forma extremamente repetitiva. Há otimização é para tentar driblar o algoritmo, porém, o Google criou recursos para reconhecer os sites que aplicam o Doorway pages e feito o reconhecimento, o site será punido ou banido das páginas de resultados. 

Link Farms

O método de link Farm se baseia em criar uma série de sites com links entre si para conquistar popularidade e aumentar a posição no rank. Hoje, o Google é capaz de identificar quem realiza Farm e o site, pode ser penalizado com punição ou banimento dos resultados de busca. 

Link Wheels

O link Wheels compreende uma roda de links, são vários sites criados com um segmento específico que se vinculam de forma circular. Um site linka o outro, em sequência como um círculo. Normalmente, essas páginas possuem textos de 200 a 500 palavras com o assunto do nicho acompanhado de link. É uma prática que o mecanismo de busca identifica e penaliza o site. 

Comprar links

É feito um pagamento para obter links em outras páginas, é uma tentativa de manipular o algoritmo do Google que se detectado, é passível de punição. 

Spam em comentários

Já observou que muitos sites e redes sociais possuem comentários repetitivos com um link? É uma maneira de gerar backlinks postada de forma automática com intuito de criar autoridade. No entanto, é uma prática de black hat e o site que executa pode sofrer punição. 

Esperamos ter tirado algumas de suas dúvidas quando a SEO off page, link building e black hat. Agora você está preparado para traçar sua estratégia de geração de links que funciona com boas práticas. 

Se você já aplica a técnica de link buildingcompartilhe sua experiência nos comentários. 

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