O Marketing de Performance é uma estratégia de marketing digital que utiliza a análise de dados e a otimização de resultados para melhorar a performance da campanha.
Hoje, a maior parte da população mundial está conectada à internet, a famosa globalização, onde o mundo está conectado e as informações são transmitidas em tempo real.
Esse cenário mudou a forma de consumo, atualmente boa parte das compras e buscas por serviços são feitas no ambiente digital.
Por isso, investir em estratégias de marketing digital não é apenas uma opção, é o ponto-chave para ter uma presença consolidada e sucesso nas mídias digitais.
No blog de hoje preparamos um guia completo para você entender o que é marketing de performance e saber tudo sobre essa estratégia com foco em resultados.
Continue a leitura para conhecer melhor essa estratégia do marketing digital.
O que é marketing de performance?
De forma objetiva, o Marketing de Performance é uma vertente do marketing digital que tem as ações direcionadas por resultados, usando como base a análise de dados.
Essa estratégia tem como objetivo mensurar o retorno do investimento feito nas plataformas digitais de anúncios, ou seja, mensurar o impacto do anúncio e a interação do público-alvo.
Portanto, o Marketing de Performance demonstra com dados os pontos positivos e negativos do desempenho de um anúncio nas mídias digitais.
Dessa forma, nas próximas campanhas é possível fazer uma segmentação mais assertiva, assim conquistando melhores resultados e alcançando com sucesso o seu objetivo.
Quais são as principais métricas do marketing de performance?
No Marketing de Performance as métricas são a base para criar boas estratégias de marketing digital, com a mensuração e análise de dados é possível acompanhar a performance da campanha.
Pensando nisso, separamos para você os principais KPI’s, Key Performance Indicator ou Indicadores Chave de Performance, para ajudar a mensurar a sua performance. Confira:
Impressões
Impressões é uma métrica que mensura a quantidade de vezes que o seu anúncio foi mostrado para o público.
Em outras palavras, é uma mensuração do número de pessoas que visualizaram o seu anúncio. Um anúncio pode aparecer várias vezes para uma mesma pessoa, por tanto o número de impressões será o total de exibições.
Essa métrica pode ser mensurada por canais de veiculação do anúncio, como Instagram, Facebook, entre outras plataformas.
Cliques
A taxa de cliques é uma métrica usada para mensurar a efetividade do anúncio em relação ao público, ou seja, uma boa taxa de cliques mostra que o anúncio está tendo um impacto do público, tocando na dor do consumidor.
Em outras palavras, é uma mensuração importante para verificar o impacto do anúncio em relação ao público e mostrar se o copy está sendo assertivo para a demanda.
Por tanto, a efetividade do anúncio está ligada diretamente a uma boa taxa de cliques.
Engajamento
O engajamento é uma métrica importante para mensurar a quantidade de interações do público com o conteúdo.
Nas redes sociais o engajamento pode ser mensurado através do número de likes, comentários e compartilhamentos, já na web pode ser mensurado através do número visitas à página e compartilhamento do conteúdo.
Leads
De forma objetiva, leads são potenciais clientes, ou seja, apresentam interesse na marca ao realizarem ações de interação nos canais de comunicação e venda.
Diferente dos visitantes que estão de passagem, os leads interagem com a marca ao fazer um orçamento, assinar o newsletter e preencher um formulário fornecendo dados pessoais, como nome, e-mail, telefone, entre outras informações.
Conversões
A taxa de conversão é uma métrica muito utilizada para mensurar a quantidade de pessoas que passaram de uma etapa para outra dentro do funil de vendas. Ou seja, conversão de visitante para lead e conversão de lead para cliente.
Portanto, para calcular a taxa de conversão é preciso dividir o número de conversões, em um mesmo período, pelo número total de contatos.
Fórmula:
(Conversões ÷ total de contatos) x 100 = taxa de conversão em %
Por exemplo, se 2500 leads fizerem um orçamento, mas apenas 1000 fecharem o negócio a taxa de conversão será 40%.
Cálculo: (1000 ÷ 2500) x 100 = 40%
Quais as vantagens do marketing de performance?
O Marketing de Performance utiliza a análise de dados com o intuito de otimizar resultados. Essa estratégia vem crescendo bastante no marketing digital.
Pensando na importância e no crescimento do uso dessa estratégia, separamos para você alguns benefícios do Marketing de Performance. Confira.
- Análise em tempo real: boa parte das plataformas de anúncio permitem acompanhar a performance do anúncio em tempo real, permitindo adaptar e tomar decisões em relação a campanha de forma rápida e eficiente.
- Versatilidade: o Marketing de Performance é uma estratégia muito versátil, é possível utilizar e alternar diferentes canais para melhorar os resultados, além de permitir uma personalização do anúncio conforme a sua persona e o seu desempenho.
- Risco baixo: as cobranças do valor investido na estratégia de marketing de performance são feitas conforme o alcance do objetivo, ou seja, nas plataformas de Ads o pagamento é realizado com base nos custos por impressão.
- Fácil mensuração: através dos diversos canais e da variedade de métricas é possível ter uma rápida mensuração da performance do seu anúncio, fornecendo dados relevantes e em tempo real.
- Rápida adaptação: com a mensuração e análise em tempo real é possível fazer alterações de forma rápida e a qualquer momento, permitindo a otimização dos resultados.
Quais são os canais mais usados para o marketing de performance?
O Marketing de Performance está presente no marketing digital, usando dados para ter uma melhor performance. Um método muito utilizado é os anúncios pagos nas plataformas digitais.
Portanto, ter uma boa gestão de tráfego pago aumenta a performance dos anúncios e ajuda a alcançar o seu objetivo de forma eficiente.
Separamos para você as principais plataformas de tráfego pago para te ajudar a melhorar a performance do seu negócio.
Google Ads
O Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google. Através dela é possível se destacar para um público segmentado, ou seja, investir em uma audiência qualificada.
Em outras palavras, usando como base as palavras-chave e nos cookies é possível determinar onde e como os anúncios serão veiculados.
O Google Ads disponibiliza 4 principais formas de anúncio que são: rede de pesquisa, rede de display (website, blogs e páginas informativas), YouTube e aplicativos.
Facebook Ads
O Facebook Ads é uma plataforma de mídia paga do Facebook que oferece uma variedade de formas de anúncio e segmentação.
A plataforma permite segmentar o anúncio usando como base gênero, idade, localização, interesses, entre outros dados para personalizar o seu anúncio e aumentar a efetividade.
Portanto, para que o anúncio seja eficiente é preciso ter um bom planejamento e saber escolher os objetivos de campanha do Facebook Ads.
Instagram Ads
O Instagram Ads é uma plataforma muito utilizada para veicular anúncios na rede social Instagram permitindo aumentar visibilidade, atração e reconhecimento de marca.
Em outras palavras, essa ferramenta usa dados para segmentar o anúncio e ter uma melhor performance, atingindo o objetivo.
Através dos anúncios feitos pelo Instagram Ads é possível aumentar o engajamento do conteúdo, ou seja, provocar o público a interagir com o post.
Portanto, a interação pode ser feita através do like, compartilhamento, comentário e CTAs com direcionamento para outra plataforma, como um link para uma promoção no site ou baixar um aplicativo.
Como implementar uma estratégia de marketing de performance?
O Marketing de Performance é uma estratégia de marketing e vendas com foco em gerar resultados, usando como base a análise de dados.
Mas você deve estar se perguntando: Como implementar essa estratégia na minha empresa?
Por isso, separamos alguns pontos importantes para te ajudar a planejar uma boa estratégia de Marketing de Performance. Confira!
Defina o seu objetivo
Para começar a traçar uma estratégia eficiente, o primeiro passo é ter um direcionamento, ou seja, é preciso definir o seu objetivo. Esse é o ponto de partida.
Identifique as métricas mais relevantes
Depois de definir o objetivo, o próximo passo é identificar as métricas relevantes e importantes para acompanhar o processo. Pode ser o número de leads em um certo período, engajamento, taxa de cliques, entre outras métricas relacionadas ao seu objetivo.
Escolha o melhor canal
O próximo passo é escolher o melhor canal de comunicação para estar em contato com o seu público-alvo e ter uma divulgação mais eficiente.
Ao escolher os canais para divulgação é preciso considerar o comportamento da sua persona e as plataformas que ela está presente.
Defina o orçamento
Com os canais de divulgação definidos, o próximo passo é definir o orçamento, ou seja, definir quanto será investido em cada plataforma para ter um bom desempenho dos resultados.
Ao definir o orçamento é importante estabelecer o valor que será gasto em cada objetivo da campanha, para que assim, não ultrapasse o investimento planejado.
Tenha uma boa copy
Um passo muito importante é ter uma boa copy, ou seja, ter uma linguagem clara e objetiva, apropriada para a sua persona, para atrair e despertar o interesse do público.
No marketing digital, copy é um texto feito com uma linguagem personalizada que tem como objetivo a conversão.
Faça testes A/B
O teste A/B é um passo muito importante para analisar a performance e otimizar os resultados da campanha, escolhendo a forma mais adequada e impactante para o objetivo do seu negócio.
Em outras palavras, o teste A/B é uma técnica utilizada para comparar diferentes variáveis, com o intuito de escolher a que permitirá uma melhor performance.
A aplicação do teste A/B é indicada para situações em que há o potencial e uma necessidade de otimizar os resultados das métricas importantes para seu objetivo.
Por que adotar o marketing digital de performance em uma empresa?
Estabelecer uma boa estratégia e investir em marketing digital é importante para ter uma presença marcante nas plataformas digitais, assim alcançando novos clientes.
Mas para ter uma presença relevante nas redes sociais é preciso entender o impacto da ação e mensurar os resultados que envolvem o alcance do objetivo.
Por isso, é importante adotar o Marketing de Performance para coletar e analisar dados relevantes para melhorar a performance da sua campanha, compreender a melhor forma de segmentar o seu anúncio e mensurar o impacto da ação.
Portanto, o Marketing de Performance tem o foco em melhorar os resultados do seu negócio.
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