O Marketing Emocional é uma vertente do marketing que se baseia nos sentimentos dos consumidores. O emocional é um fator levado em consideração na decisão de compra.
Você já sentiu que um comercial te tocou de uma forma diferente?
Com boas estratégias de convencimento, como o storytelling, é possível criar uma conexão com o público, gerando identificação e empatia. Esses pontos são importantes para promover bons resultados.
Quer saber como usar o marketing emocional e criar uma conexão com o público? Então você está no lugar certo. No blog de hoje, preparamos para você um guia completo sobre essa estratégia e o poder do storytelling.
O que é marketing emocional?
As emoções humanas são poderosas e o fator principal para a construção de uma boa relação. Mas afinal, o que é marketing emocional?
De uma forma prática, marketing emocional é um conjunto de estratégias de convencimento com apelo emocional usadas para atrair os consumidores. Ou seja, o grande objetivo é estabelecer uma conexão emocional com o público.
Grande parte destas estratégias são uma combinação de emoções específicas com datas importantes, como Natal, dia das mães e dos pais. O apelo emocional é a base destas estratégias para atrair o consumidor.
Construir uma relação é um processo importante para um marketing emocional eficiente, ter um bom planejamento de marketing de conteúdo ajuda neste processo.
Quais os efeitos do marketing emocional?
Quando emoções são sentidas uma ligação é promovida entre os envolvidos, pois as emoções humanas são poderosas e o fator principal para a construção de uma relação. Essa é a base do marketing emocional.
Mas afinal, quais são seus efeitos?
As emoções estão fortemente ligadas à memória. Usar estratégias que estimulem experiências marcantes em suas campanhas faz com que o público se lembre de você.
Boas estratégias de marketing emocional criam uma conexão com o público, o que atrai a fidelização dos clientes, pois uma pessoa que se sente conectada e representada pela marca tende a comprar muitas vezes.
Um outro efeito é a divulgação espontânea, experiências marcantes estimulam as pessoas a compartilharem, seja por espalhar as sensações positivas ou reclamar das negativas. O que promove debates duradouros, colocando a marca em evidência.
Como traçar uma estratégia de marketing emocional?
Não existe uma fórmula mágica para criar a estratégia de marketing emocional perfeita, mas existem pontos que podem ser entendidos e preparados para atender da melhor forma a sua necessidade.
Conheça a sua persona
O primeiro passo para criar um bom marketing emocional é definir uma persona. A melhor forma de criar uma conexão com o público é conhecendo quem ele é.
A persona é um personagem baseado em dados e comportamentos reais, sintetizando as características do cliente ideal para a marca. Através da persona é possível traçar estratégias mais assertivas e criar conteúdos mais atrativos.
Aposte no storytelling
O storytelling é uma estratégia de marketing emocional muito utilizada para criar uma conexão com o público e provocar um maior engajamento com a marca.
Mas o que é de fato o storytelling?
De uma forma resumida, storytelling é um recurso de contar histórias. Através dessas narrativas é possível criar conexões, compreender emoções e traduzir a realidade.
Esta estratégia do marketing emocional permite que a marca crie uma narrativa em torno de um problema de sua persona, em que o produto/serviço fornecido pela marca poderá solucionar.
Através do storytelling é possível transmitir para o público uma mensagem com começo, meio e fim.
Seja criativo e autêntico
Ser criativo e autêntico são fatores fundamentais no marketing emocional, pois para ter uma relação forte e duradoura é preciso ter confiança, ser sincero e fornecer conteúdo.
Atualmente as pessoas buscam se conectar com empresas autênticas e que transmitem sinceridade, para ter mais confiança ao fechar um negócio.
Por isso, é muito importante ter uma identidade bem definida, conhecer os valores, missão e visão de sua empresa, e saber identificar em que ponto elas se cruzam com o que seu público acredita.
Para ter uma boa estratégia de marketing emocional é preciso se conhecer e conhecer o seu público, usar a criatividade para nutrir o consumidor com conteúdos relevantes e criar uma conexão.
Crie narrativas humanizadas
Você se identifica mais com um comercial que se pareça com a realidade ou um que não se pareça?
No marketing emocional esta pergunta é importante para compreender o impacto de uma campanha.
O cliente irá se conectar emocionalmente se sentir que a intenção da marca é genuína, que há presença de humanização, ou seja, uma relação com a realidade.
Por isso, é interessante o uso do storytelling, apresentando uma narrativa mais humana para causar uma identificação, assim construindo uma conexão aos poucos.
As pessoas tendem a se identificar com o que lhe causam emoções que remetem às suas lembranças.
Utilize elementos da indústria cultural
Um dos pilares do marketing emocional é conhecer o seu cliente e saber analisar o mundo em que ele está inserido, para assim promover uma identificação.
Um ponto muito interessante para ser trabalhado com as estratégias do marketing emocional são os elementos da indústria cultural. A cultura é um ponto onde as pessoas se sentem mais representadas.
Por isso, é importante conhecer esta cultura e estar presente no meio e produzir conteúdos relevantes. Um bom meio de comunicação para entender o público são as redes sociais, lugar onde se sentem à vontade para se expressar e compartilhar os seus interesses.
O poder do storytelling na sua estratégia de marketing digital
O fator emocional é o que mais marca a nossa memória afetiva. Contar histórias que retratam a realidade, causa identificação e empatia, instigando que o público sinta uma ligação emocional.
Dessa forma as marcas que têm boas estratégias de marketing emocional e utilizam o recurso do storytelling para criar uma conexão emocional com o público são mais lembradas.
Mas como funciona o storytelling?
De uma forma direta, no storytelling para construir uma boa narrativa é preciso alguns pontos técnicos que são fundamentais, como a mensagem, contexto, personagem e conflito.
A mensagem e contexto são importantes para passar o conteúdo da melhor forma, apresentar o problema e entregar a solução. É importante para mostrar para o consumidor que a marca é referência no que faz.
Já personagem e conflito são importantes para promover uma identificação, mostrando para o consumidor que a marca entende sua necessidade. Este é um ponto importante do marketing emocional, mostrar para o público que a marca compreende sua realidade, assim criando uma conexão emocional.
Afinal, a gente interage com aquilo que prende a nossa atenção, não é mesmo?
Agora que você sabe o que é marketing emocional e o poder do storytelling, te convidamos a acessar o blog da Agência Contato para conhecer as outras vertentes do marketing.