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11 de agosto de 2022

Marketing no Whatsapp: aplique e aumente suas vendas

11 de agosto de 2022

Marketing no Whatsapp: aplique e aumente suas vendas

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O Whatsapp é um aplicativo oferecido de forma gratuita, no qual é possível trocar mensagens, fazer chamadas de vídeo, compartilhar informações e entre outras muitas funções! Ainda proporciona a ferramenta de Whatsapp Business, onde é possível alavancar seu marketing no Whatsapp e trabalhar para o crescimento dos lucros.

É fato: o Whatsapp é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, com mais de 2 bilhões de usuários em 180 países. No Brasil, é o grande líder de downloads, superando o número de 140 milhões de usuários ativos que diariamente utilizam o serviço. E, segundo o portal Statisa, é o país da América do Sul que mais utiliza a rede, superando os 50% do total de usuários.

Nesse sentido, o principal motivo para usar essa ferramenta nas suas estratégias de marketing é o tamanho da audiência do WhatsApp, que torna este o canal mais atraente para qualquer ação de comunicação. 

Por isso, trouxemos um guia prático de marketing no Whatsapp para você se inteirar sobre a importância do uso dessas ferramentas, como aplicá-las e, assim, aumentar suas vendas.

Siga a leitura do post para acompanhar a discussão e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! ?

O Whatsapp Business

O Whatsapp Business nada mais é do que uma ferramenta criada com objetivos exclusivamente comerciais para organizar, promover a marca e impulsionar o seu negócio. 

Vale ressaltar que está disponível para formatos IOS e Android, além de funcionar em desktops pelo Whatsapp Web. Ainda, a ferramenta possibilita o uso de recursos como a criação de um perfil comercial com informações importantes: site, endereço, e-mail e horário de funcionamento.

De maneira geral, foi feito para empresas e desenvolvido com recursos para facilitar o relacionamento com possíveis clientes ou potenciais leads

Nesse sentido, a utilização desse recurso somado a uma boa estratégia comercial pode influenciar de forma positiva no marketing e, por consequência, no alavancamento das vendas

Além disso, por ser um número de telefone diferente do seu de uso pessoal, você poderá se organizar da melhor forma possível e, também, conciliar e separar sua vida pessoal da sua vida profissional. 

? Leia Mais: Aprenda como fazer marketing nas redes sociais

Quais os benefícios de usar o Whatsapp na sua estratégia de marketing?

O marketing no Whatsapp pode trazer muitos benefícios para uma empresa que deseja se consolidar no mercado digital e potencializar suas conexões! Então, você deve se perguntar “Quais são essas vantagens que terei ao utilizar o WhatsApp no meu negócio?”.

Bom, nós estamos aqui justamente para responder todas as suas dúvidas sobre o assunto e te passar todos os detalhes relevantes para você se engajar nesse nicho.

O marketing nessa rede social se estabelece em promover produtos ou serviços e se conectar com seu público. E, além disso, oferecer uma experiência mais efetiva e particular para seus clientes.

Com o WhatsApp Business também é possível criar saudações automáticas e mensagens de ausência, de modo a apresentar a empresa para clientes assim que eles iniciam um contato ou informá-los do horário comercial e mantê-los interessados.

Quer saber mais? Abaixo estão listadas algumas das principais vantagens de ter essa ferramenta ao seu dispor na hora de lidar com o público!

Maior proximidade com os clientes

Primeiramente, um grande benefício do Whatsapp na sua estratégia de marketing digital é essa proximidade com os clientes que a rede oferece. No mais, é um canal de atendimento no formato de uma conversa pessoal.

Por conta do Whatsapp ser um aplicativo muito usado no Brasil e no mundo, a utilização dele voltada para os negócios pode ser muito rica para o relacionamento com seus leads, porque mostra proximidade, exclusividade e uma espécie de atendimento personalizado.

Rapidez no atendimento

Por ser um aplicativo que as pessoas têm à disposição de maneira muito fácil, tanto clientes quanto empresários, a rapidez no atendimento é um fator muito importante na hora de lidar com seu público-alvo.

Da mesma maneira, a agilidade de resposta ao consumidor é crucial no decorrer e na consumação de uma intermediação comercial. Por isso, prezar pelo marketing no Whatsapp é uma excelente alternativa para aumentar as vendas!

Comodidade

Justamente por ser uma rede social que está nas palmas das mãos, a interlocução com os clientes é muito cômoda. Nesse sentido, o cliente tem a praticidade de um diálogo mais direto e fundamentado no conforto do usuário.

Fácil de usar

Como já estamos acostumados com a funcionalidade do Whatsapp pessoal, o Whatsapp Business não é um bicho de sete cabeças! 

A plataforma é parecida com a de uso pessoal, com a mesma interface, ou seja, com os mesmos elementos visuais e operacionais do aplicativo comum.

Melhor retenção

O conceito de retenção de clientes é o nome dado à capacidade de manter clientes fiéis à sua marca. É por meio disso que gestores e empresários constroem relações de confiança com seus clientes e proporcionam uma experiência satisfatória.

Mas de que forma essa retenção de clientes acontece, principalmente, pelo marketing no Whatsapp e como ela influencia na capitalização e geração de lucro? 

Segundo uma pesquisa realizada pela Harvard Business School — uma das maiores escolas de negócios do mundo e focada na administração de empresas —, um acréscimo de apenas 5% na retenção de clientes pode influenciar no aumento de 25% a 95% na lucratividade de um negócio.

Para isso, você pode investir em conhecer a persona da sua clientela a fundo, focar na personalização de produtos e serviços, promover programas de fidelidade e, também, oferecer um suporte eficiente para a resolução de problemas ou solução de dúvidas.

Além de alavancarem os índices de compra da sua empresa, os clientes fiéis também podem indicar novos clientes em potencial — também chamados de leads —, proporcionando outra fonte de lucro.

? Recomendamos: 5 dicas úteis para gerar leads com o marketing digital

Como fazer Marketing no Whatsapp

Vamos lá? Fazer marketing no Whatsapp não tem segredos e nós vamos te explicar tudo sobre os mecanismos utilizados nessa estratégia! 

A primeira coisa a saber é que, diferente de outros planos de ação do marketing digital, o Whatsapp pode ser feito por qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Ou seja, é eficaz tanto para os grandes empresários quanto para os microempreendedores.

Ainda, por ser uma plataforma com grande número de usuários e um grande canal de comunicação de pessoas, os perfis de compradores são bastante diversificados e atingir seu público-alvo ou a sua persona não é tão complicado como em outros mecanismos eletrônicos.

A partir disso, separamos algumas dicas para você criar sua campanha de marketing pelo Whatsapp, interagir com sua lista de contatos e acompanhar seus resultados!

Não use o whatsapp marketing isoladamente

Em primeiro lugar, é crucial que você tenha um ramal de estratégias de marketing digital que vá além do Whatsapp. O marketing no Whatsapp deve ser um complemento aos seus métodos de ação em outras redes, como o website, blog, página no Instagram, Facebook e por aí vai.

Não apenas isso, mas para alcançar um marketing digital satisfatório também é interessante investir na otimização dos conteúdos para ranquear nos mecanismos de busca, que é a estratégia do SEO. Dessa forma, você pode aparecer no topo das pesquisas do Google e atrair mais clientes para seu site ou página.

Da mesma maneira, o investimento em campanhas de tráfego pago nas plataformas de mídia é essencial para anunciar na internet e mostrar a sua empresa para o público certo, criando um tráfego local, gerando leads, distribuindo conteúdos ou aumentando o número de visitantes e seguidores.

? Veja Mais: Por que uma cultura de SEO é fundamental para o crescimento da sua empresa?

Envio de Promoções, Descontos

O compartilhamento de promoções e descontos via Whatsapp também é uma forma inteligente de desenvolver o Whatsapp marketing. 

É por meio dessas promoções que você pode enviar links ou materiais que podem interessar os seus clientes e atraí-los para sua Landing Page e, dessa forma, converter novos visitantes em potenciais clientes.

Stories

Assim como o Instagram e o Facebook, o WhatsApp também possui os mesmos recursos de criação de stories. Hoje em dia, é muito comum abrir essa aba e ver o que seus contatos estão fazendo e compartilhando.

Como esse é um artifício de conteúdo mais interativo, é crucial passar uma mensagem clara e significativa, mas já com o CTA formulado para estimular uma nova ação dos seus contatos

Por exemplo, vamos supor que você compartilhe um link promocional ou cupom de desconto nos seus stories. O consumidor, ao visualizar, certamente irá criar interesse e clicar para ver o que está sendo ofertado. 

Dessa forma, você promove uma resposta praticamente instantânea do cliente ao seu estímulo, resultando também no próprio cliente vindo até você para saber mais sobre o que está sendo anunciado e, assim, aumentando suas chances de fechar um negócio ou efetivar uma venda! 

Divulgação de conteúdo

Outra dica importante é facilitar o compartilhamento de conteúdos no Whatsapp. Para alavancar seus resultados, uma ótima opção é construída por meio das indicações dos próprios contatos para os grupos e amigos que eles possuem nessa rede. 

Quer saber como fazer isso? 

Uma forma é disponibilizar o link de compartilhamento pelo WhatsApp de forma fácil e intuitiva para seus clientes.

Por exemplo, após o preenchimento de um formulário, acesso de algum material interessante ou aquisição de algum produto, o cliente estará satisfeito e mais disposto a compartilhar seu serviço com os amigos!

Isso interfere diretamente no aumento do alcance de suas páginas de conversão. Logo, os seus próprios leads que vão realizar essa tarefa de divulgação de uma forma orgânica e viável para o seu marketing no Whatsapp!

Gerencie suas listas de transmissão

Outra dica para gerar leads qualificados e impulsionar as vendas é a partir do gerenciamento de sua lista de transmissão no Whatsapp! 

O primeiro passo é segmentar sua base de contatos e enviar conteúdos e materiais específicos para uma parte de seus clientes com interesses em comum e que vão de acordo com os materiais que você pretende disponibilizar.

A partir da lista de transmissão você pode compartilhar de forma prática e fácil, sem precisar selecionar os contatos um por um. Com o Whatsapp Business, você consegue fazer essa segmentação e promover uma melhoria na sua rede de compartilhamento.

Faça pesquisas de satisfação

Como visto ao longo do conteúdo, o bom relacionamento criado entre empresa e cliente é um fator diferencial para qualquer negócio. Por isso, manter o consumidor atraído e satisfeito é essencial para o seu sucesso!

Uma forma de garantir essa boa relação no Whatsapp Marketing é através de pesquisas de satisfação para medir o grau de contentamento dos seus clientes com o serviço que você está fornecendo. 

É a partir dos resultados dessa pesquisa que você pode pode investir em mudanças e melhorias no seu site ou também prosseguir com suas estratégias atuais de marketing digital, quando elas estão dando certo!

Tire dúvidas

O processo de tirar dúvidas também é fundamental para que você agrade seus leads ou clientes fiéis, pois é um apoio e avaliação positiva do consumidor. 

Nesse sentido, quando uma marca oferece um suporte de apoio para dúvidas o cliente se sente ouvido e instigado a continuar procurando sobre seus produtos e serviços.

Como grandes empresas usam o Whatsapp no Marketing

Agora que você já entendeu que o marketing no Whatsapp é um grande aliado para alavancar vendas e impulsionar clientes. Para mostrar como elas aplicam isso na prática, separamos alguns exemplos muito interessantes e criativos!

Cozinhe com a Hellmann’s

Cozinhe com a Hellmann’s — ou WhatsCook — é uma iniciativa da empresa Hellmann’s que se fundamenta no ensino de receitas usando os produtos da marca via Whatsapp. 

Como funciona? É muito simples!

Você entra no website oficial, preenche um formulário com seu número de telefone e uma equipe de chefes da Hellmann’s entra em contato com você pela plataforma e te dá dicas e receitas que você pode testar com os produtos que você já tem na sua geladeira.

Dessa forma, é possível mandar e receber fotos e vídeos com instruções detalhadas de técnicas culinárias e o passo a passo que você precisa!

Essa iniciativa é um ótimo modelo de adaptação do marketing digital no Whatsapp, pois oferece uma ferramenta muito útil, que agrada para reter consumidores.

Ofertas da Magalu

Outro exemplo muito proveitoso do uso dessa plataforma para o marketing é a estratégia criada pelo Magazine Luiza, grande empresa do setor de varejo multicanal.

A marca integrou o Whatsapp para compartilhar notificações de status de pedidos, desde a emissão de nota fiscal até a entrega dos produtos. Dessa maneira, todas as etapas que geralmente eram mais burocráticas se tornaram simples e estão há dois toques de distância na tela do seu smartphone.

Além disso, o atendimento é realizado pela assistente virtual do Magazine Luiza, conhecida popularmente por Lu do Magalu, muito conhecida nas redes sociais.

As assistentes virtuais são um fenômeno que simula uma conexão humana com o público e, dessa forma, realizam os atendimentos de forma direta, fácil e rápida! 

Atendimento ao cliente com as operadoras

Também trouxemos os atendimentos ao cliente das operadores de telefone, como é o caso da Vivo e da TIM. Elas oferecem serviços digitais via Whatsapp, como segunda via de fatura, suporte técnico, mudança de plano e entre outras funcionalidades.

Tudo isso na praticidade e conforto do seu telefone e com o auxílio de uma atendente virtual que dá soluções para os problemas e direciona para um caminho que irá solucionar suas questões.

Assim, as grandes empresas utilizam as técnicas mostradas acima, aplicam em um plano de ação efetivo, fazem essa captação e manutenção dos clientes e, dessa forma, aumentam suas vendas.

No mais, é importante frisar novamente que os grandes negócios também colocam em prática as estratégias focadas em SEO, tráfego pago e Inbound e Outbound Marketing além do Whatsapp Marketing, de forma a alavancar suas campanhas.

Nós ficamos por aqui! Esperamos que você tenha entendido a importância do marketing no Whatsapp, as formas de aplicá-lo da melhor maneira com intuito de aumentar suas vendas e seu potencial de retenção de clientes

Para uma leitura mais aprofundada e assertiva, recomendamos o download do nosso E-Book: Como usar o Whatsapp em estratégias de marketing digital. Lá você confere mais dicas e instruções para estruturar seu plano de ação da melhor forma! ?

Por fim, esperamos que este artigo tenha conseguido responder às suas principais dúvidas sobre o assunto. Antes de ir, te convidamos a acessar o blog da Agência Contato para você se aprofundar em conteúdos sobre a área de marketing e afins. ?

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