Skip to content
Marketing-para-a-geracao-Z
4 de agosto de 2021

Marketing para Geração Z: como desenvolver estratégias que atinjam esse público?

Marketing-para-a-geracao-Z
4 de agosto de 2021

Marketing para Geração Z: como desenvolver estratégias que atinjam esse público?

Navegue por tópicos

Se você achou que tudo estava salvo quando entendeu as melhores estratégias para atingir os millennials, se prepare, pois vem aí o marketing para a Geração Z

Eles são o público do momento! Essa geração representa cerca de 20% da população brasileira e quase 40% dos consumidores.  

Mas, afinal, o que eles têm de diferente da geração anterior?  

A Gen Z são os nativos digitais. Eles cresceram em um mundo onde as informações são ilimitadas, mas seu tempo não. 

Estratégias genéricas não funcionam para essa geração. Eles não querem apenas um produto, eles buscam identidade, propósito e valores. 

A sua empresa está preparada para atender a essas exigências ou você ainda acha que estratégias antigas vão te ajudar a fazer marketing para a Geração Z? 

Continue com a gente, pois, no blog de hoje, vamos te ensinar como deixar de ser cringe e adotar as estratégias certas para se conectar com esse público!  

Quem faz parte da Geração Z?  

A geração Z, ou Gen Z, compreende os nascidos entre a segunda metade da década de 90 e o início de 2010.  

Eles não precisaram se adaptar ao mundo online, eles nasceram no mundo online e, por isso, também são conhecidos como a primeira geração nativa da era digital. 

Jovens, experientes em tecnologia, internet, redes sociais e, principalmente, conexão, a Geração Z é a geração mais diversa e multicultural de todos os tempos. 

Dessa forma, eles tendem a valorizar a expressão individual e ter repulsa a qualquer tipo de rótulo que limite a manifestação da sua identidade. 

Eles também são mais engajados em causas sociais e ambientais e têm a ambição de mudar o mundo a partir das suas ações. 

Nesse contexto, antes de planejar como vender para a Geração Z, é fundamental que as empresas estejam preparadas para oferecer um marketing alinhado aos novos valores e comportamentos de consumo desse público. 

As diferentes gerações têm diferentes gostos

Por que criar estratégias de Marketing focadas na Geração Z é importante?   

Uma pesquisa divulgada pela Forbes revelou que a Geração Z, antes da pandemia, chegou a ter um poder de compra de cerca de 143 bilhões de dólares. 

Além disso — que já é muito —, os nativos digitais não só estão entre os principais consumidores do mercado online, como também influenciam as gerações anteriores no modo de consumir.  

Graças à sua afinidade com o meio digital, eles são os digitais influencers do seu próprio lar. 

Nesse contexto, quando se considera a influência dos Gen Z nas compras dos pais e de casa, um estudo do Google estimou que o seu poder de compra se aproxima dos 200 bilhões de dólares. 

Não restam dúvidas que aprender como direcionar o marketing para Geração Z é fundamental para o sucesso do seu negócio, certo? 

Então, continue a leitura porque, a partir daqui, vamos te dar dicas práticas que vão te ajudar a cativar esse público. 

Como fazer Marketing para a Geração Z?  

Para saber como conquistar a Geração Z e fazer essas pessoas percorrerem toda a jornada de compra, é preciso entender onde elas estão, como se comunicam e o que buscam. 

Nós já sabemos que eles são nativos digitais e que procuram por respeito à individualidade e valores em comum

Infelizmente, isso não vai ser suficiente se você não souber como estabelecer uma relação e se comunicar diretamente com esse público. 

Se os 12 segundos de atenção dos millennials pareciam pouco, bom, esse tempo cai para 8 segundos quando falamos da Geração Z. 

Isso não quer dizer que eles dedicam apenas 8 segundos para consumir uma informação, mas que a sua marca tem esse tempo para convencer os Gen Z que o seu conteúdo é relevante. 

Por isso, é essencial ter um discurso alinhado aos valores dessa geração para que sua comunicação seja precisa, eficiente e, claro, rápida

Agora, papel e caneta na mão para anotar essas dicas (é sério, pega o papel e a caneta, você vai nos agradecer depois). 

Sua marca precisa de um propósito  

Para saber como vender para a Geração Z é importante entender que eles desejam ter um impacto no mundo. 

Isso interfere diretamente na sua relação com as marcas e seus modelos de consumo, já que eles vão sempre optar por empresas que estejam alinhadas aos seus valores. 

Ou seja, os Gen Z querem tornar o mundo um lugar melhor e esperam que você tenha um propósito positivo que os ajude nessa missão. 

Atenção! Não tente enganar um Gen Z. Eles são especialistas digitais e se o seu propósito for fake, acredite, eles vão descobrir! 

Deixe um pouco de lado os métodos tradicionais de Marketing  

A nova geração não é igual à anterior, portanto, não tente aplicar métodos antigos: eles não vão funcionar. 

Entenda que o marketing para Geração Z precisa ser personalizado para obter resultados. 

Esse público preza pela autenticidade e pelos valores da vida real e isso pode – e deve – estar presente na sua estratégia.  

marketing de influência tem se mostrado uma boa alternativa nesse caminho.  

Pesquisas mais recentes indicam que os consumidores tendem a confiar mais em influenciadores do que em amigos ou familiares durante a decisão de compra. 

Esse método é ainda mais eficaz quando a divulgação não tem um tom de publicidade, mas de compartilhamento cotidiano. 

Fique atento a essa tendência e esteja disponível para testar novas ideias que surgirem. 

Crie conteúdo rápido, quente e compartilhável  

Os Gen Z têm um perfil imediatista e estão acostumados a informações rápidas. 

Além disso, tudo que acontece com esse público, na maioria dos casos, se torna uma experiência que deve ser compartilhada em rede. 

O resultado da soma desses dois fatores eu tenho certeza de que você já conhece: os memes. 

Se engana quem pensa que memes são apenas conteúdos engraçados (embora esses sejam, sem dúvidas, os mais divertidos). 

Um meme é uma informação em qualquer formato, imagem, vídeo, frase ou música, que se espalha rapidamente na rede e alcança grande popularidade entre os usuários. 

Eles são os queridinhos das redes sociais e podem te ajudar a como conquistar a Geração Z.  

Explore o poder de diferentes canais digitais  

A Geração Z reforçou uma ideia que começou a ganhar força com a chegada dos millennials ao mundo online: se uma marca não está na internet, ela não existe. 

Por isso, mais do que nunca, é essencial que a sua empresa tenha uma presença digital forte e multicanal. 

Twitter, Facebook, Instagram, TikTok, Snapchat, Linkedin… a lista é infinita! 

Esse público é conhecido por ser muito ativo em diversas mídias sociais simultâneas e são diretamente influenciados pelos resultados que encontram por meio delas. 

Saber como vender para a Geração Z é estar atento às tendências online e manter uma estratégia de marketing relevante e atualizada para esses canais. 

Se torne uma empresa admirável  

A Geração Z é uma geração pluralista e que valoriza a diversidade.  

E isso não tem a ver com o fato deste tema estar em destaque, mas com a origem do destaque deste tema. Deu para entender a importância? 

Eles não consideram isso apenas como uma iniciativa legal, mas como uma expectativa a ser cumprida pelas empresas. 

O estudo do Google também revelou que esses jovens querem que as marcas sejam “uma representação de seus valores e suas expectativas em relação a si próprios e aos colegas”. 

Dessa forma, trabalhar o marketing inclusivo e a responsabilidade social e ambiental, alguns dos principais valores dessa geração, são fundamentais para que uma empresa seja admirada pelos Gen Z. 

Busque gerar lealdade por meio de interação  

Os jovens da Geração Z estão propensos a serem leais a marcas que estejam de acordo com os seus valores pessoais e que atendam ao padrão de qualidade esperado. 

Para somar a esses fatores, existem também outros meios para reforçar a lealdade desse público, como a interação no ambiente digital. 

Lembre-se que os Gen Z não conhecem um mundo sem internet e estão acostumados a se conectarem com pessoas do mundo todo de forma ilimitada e instantânea

Acredite, eles também esperam essa interação com suas marcas favoritas! A prova disso é o sucesso que as assistentes virtuais vêm alcançando no meio online. 

As expectativas desse público são imediatas e personalizadas, por isso, aposte em uma interação que atenda a esses parâmetros ou, em poucos cliques, eles podem encontrar uma marca que o faça. 

Invista no relacionamento   

A interação é importantíssima no marketing para Geração Z, mas não se engane: eles sabem diferenciar muito bem conectividade de conexão.  

Para deixar claro, conectividade é a possibilidade de operar em um ambiente de rede, enquanto conexão trata-se do vínculo e do relacionamento entre os envolvidos. 

Os jovens da Geração Z valorizam conversas personalizadas e sentem quando aquele conteúdo foi feito especialmente para atender a sua demanda. 

Eles esperam estabelecer conexões reais e significativas com as marcas para entender se aquela iniciativa realmente faz parte do que eles são e do que almejam. 

Os Gen Z não querem ser seus consumidores, querem ser seus parceiros nessa jornada. 

Aposte na experiência móvel 

Uma pesquisa da IBM apontou que os smartphones são os dispositivos mais usados pela Geração Z. 

Confira os equipamentos mais utilizados pela geração Z

Cerca de 25% dos entrevistados nessa pesquisa também admitiram passar mais de cinco horas no telefone todos os dias. 

Além disso, o Google também revelou, em um estudo, que 2 a cada 3 jovens dessa geração já fizeram compras online por meio dos dispositivos móveis. 

Portanto, é essencial que os canais digitais da sua empresa estejam otimizados para uma experiência móvel de qualidade. 

Bônus: como fazer Marketing para a geração Z no Instagram?  

Qual o melhor canal para chamar a atenção de uma geração que decide a relevância da sua informação em 8 segundos se não um de conteúdos visuais e textos simples?  

Instagram tem todo o potencial necessário para contribuir com o sucesso das campanhas de marketing voltadas para esse público.  

Ele pode ser a rede social perfeita para você compartilhar os valores da sua marca e atrair os Gen Z que estão alinhados com a visão da sua empresa.  

Dica: Conheça as melhores técnicas de SEO para Instagram e saiba como atrair os seguidores certos.  

A facilidade que essa geração tem para interagir no ambiente digital fortalece o senso de comunidade em rede.  

Uma vez que você conquiste o coração desses usuários e some ao desejo deles de fazer a diferença no futuro, eles se tornarão divulgadores naturais do seu negócio.  

Depois disso, tudo que você precisa fazer para que isso aconteça é oferecer conteúdo de qualidade.  

Aposte nos materiais visuais, como vídeos, reels e emojis, e em legendas simples e eficientes, e acompanhe o sucesso das suas campanhas de marketing para a Geração Z. 

Gostou das dicas de hoje? Então, acesse o blog da Contato e confira os segredos para o sucesso do marketing digital da sua empresa.  

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress