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Tudo sobre a nova fase do Instagram
27 de agosto de 2021

Tudo sobre a nova fase do Instagram: saiba como adaptar suas estratégias de marketing

Tudo sobre a nova fase do Instagram
27 de agosto de 2021

Tudo sobre a nova fase do Instagram: saiba como adaptar suas estratégias de marketing

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Se você está na Internet, com certeza já ouviu falar que o Instagram não é mais uma rede social de fotos. Com isso, as perguntas que não querem calar são: afinal, então como vai ser e como fazer marketing no novo Instagram?

O fato é que a 4ª rede social mais popular do mundo está de olho no sucesso que grandes concorrentes, como o TikTok e o YouTube, vem conquistando entre os usuários. E é claro que ela não quer ficar para trás!

Por isso, a tendência é que o Instagram aposte, cada vez mais, no entretenimento por meio de vídeos. Esse tipo de conteúdo vai passar a ser mais entregue aos usuários e, com isso, conquistar os melhores engajamentos.

Calma! Isso não quer dizer que você vai precisar fazer coreografias para aumentar o seu engajamento no Instagram. É possível adaptar a sua estratégia para esse novo formato mantendo os valores da sua marca.

Se você quer fazer com que o seu conteúdo se destaque nesta nova fase das redes sociais, continue a leitura. No blog de hoje, vamos conversar sobre como fazer marketing no Instagram abraçando as suas mudanças.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Sim, o algoritmo é o responsável por definir como vai ser o novo Instagram. Não, ele não é seu inimigo por causa disso. Chegou a hora de entender essa ferramenta e fazê-la trabalhar a favor do seu conteúdo.

O algoritmo do Instagram começou a ficar famoso em 2016, quando a rede social decidiu deixar de mostrar as publicações em ordem cronológica para entregar primeiro o que entendia ser mais relevante para o usuário.

De lá para cá, ele passou por diversas mudanças com o objetivo de tornar o feed mais personalizado para a experiência de cada usuário. Tenha certeza: esta tendência vai continuar nesta nova fase.

Mas, a verdade é que não existe apenas um algoritmo. Existem uma variedade de algoritmos, classificadores, cálculos, processos e critérios que determinam qual post deve aparecer primeiro, onde e para quem.

Por isso, antes de começar a planejar como fazer marketing no Instagram, é importante conhecer como funciona a ferramenta responsável por entregar o seu conteúdo. Vamos lá!

Algoritmo do Feed e Stories

O feed e os stories são as principais seções do Instagram porque é lá que estão as publicações das pessoas que você escolheu seguir e acompanhar dentro da plataforma.

Para definir as publicações que vão aparecer primeiro no feed, o algoritmo analisa todas as informações sobre o post. Geralmente, isso inclui o número de curtidas, comentários, salvamentos, localização e horário.

Atenção! Na expectativa de driblar o algoritmo e conquistar números maiores nesses pontos, muitas pessoas recorrem a estratégias que, na verdade, são ações bloqueadas no Instagram

Não caia nessa! Além de não proporcionarem um engajamento real, essas práticas são contra os termos de uso da rede. Sua conta pode sofrer graves punições ou até mesmo ser desativada indefinidamente.

Além disso, o algoritmo avalia também a relação do usuário com o autor da publicação, como a frequência de interação com os últimos posts. Tudo isso para tentar antecipar o seu interesse pelo conteúdo.

Algoritmo do Explorar e Reels

O algoritmo do Instagram segue uma lógica parecida para a aba de explorar e a de reels. A grande diferença é que, nestas seções, ele apresenta conteúdo de contas que você ainda não segue na plataforma.

Para isso, ele analisa, a partir do histórico de curtidas, salvamentos e comentários, o tipo de conteúdo com o qual o usuário interage, outros usuários que também interagiram com estes conteúdos e quais contas eles seguem.

Em seguida, depois de passar por este processo e definir um conjunto de fotos ou vídeos que podem te interessar, o algoritmo define como eles serão ordenados. Aqui o processo segue o mesmo padrão do feed e dos stories.

Alguns critérios como qualidade da resolução do vídeo e marca d’água de outros apps interferem na entrega dos reels. Já no explorar, posts com conteúdos sensíveis também não são prioridade para a plataforma.

Quais foram as mudanças adotadas nos últimos anos?

Quem acompanha o Instagram desde o seu lançamento, em 2010, sabe o quanto essa plataforma se transformou com o passar do tempo. Se as demandas dos usuários mudam, a rede social muda.

Por isso, antes de pensar como vai ser o novo Instagram, vale a pena relembrar algumas das principais mudanças que já aconteceram para aprender como a rede se adapta às novas tendências.

Quem se lembra quando o WhatsApp se tornou um fenômeno entre os usuários com a função de mensagens instantâneas? Todo mundo amou! E o Instagram, claro, pouco depois lançou a ferramenta de Direct.

Quando o Snapchat bombou? O aplicativo não ficou para trás e entregou a função de Stories. Se os usuários deixavam a rede e procuravam o YouTube para assistir vídeos mais longos, a plataforma ofereceu o IGTV.

Quando o TikTok começou a ganhar destaque e conquistar os usuários já era de se esperar que o Instagram não iria deixar essa novidade passar. E não deu outra: a função Reels foi liberada.

O fato é que é incontestável que esta rede social está em constante mudança. Por isso, para saber como fazer marketing no Instagram, é preciso estar sempre atento às tendências do mundo on-line.

O futuro do Instagram

A verdade é que ainda não sabemos todos os detalhes sobre como vai ser o novo Instagram, mas o head do aplicativo, Adam Mosseri, já deu algumas pistas sobre qual será o foco da rede social neste futuro próximo.

A principal mudança é que a plataforma vai passar a priorizar o entretenimento. O Instagram entendeu que é isso que as pessoas têm buscado na internet e é isto que eles também querem ver na rede social.

Por isso, para otimizar essa experiência, a rede vai apresentar, por exemplo, as recomendações do Instagram no feed principal. Coisas que você não está seguindo ainda, mas pelas quais pode se interessar. 

Dessa forma, a aposta é que estes conteúdos vão priorizar a entrega de vídeos, que vão se tornar o foco da plataforma após as atualizações. Mas, vamos te explicar com calma daqui a pouco.

O que nós já sabemos com certeza é que as mudanças vão contemplar 4 principais áreas e que elas vão determinar como vai ser o novo Instagram. Então, continue com a gente para conhecer quais são elas!

Incentivo aos criadores de conteúdo

O Instagram já reconheceu a importância dos digitais influencers e não é à toa: eles têm um potencial muito grande de contribuir para o buzz marketing de qualquer empresa, inclusive da própria rede social.

Por isso, a plataforma vem adotando estratégias de incentivo aos criadores de conteúdo oferecendo monetização para que eles produzam cada vez mais materiais dentro do aplicativo — principalmente vídeos.

Nesse sentido, algumas das principais atualizações que vamos experimentar são:

  • compra de selos durante lives para ter acesso a benefícios exclusivos;
  • pagamento extra ao atingir um marco de selos;
  • ferramenta nativa para afiliados;
  • calendário de planejamento e gerenciamento de posts;
  • área especial com dicas do time do Instagram.

Muita coisa, né? Mas se prepara que ainda tem mais novidades que você precisa saber antes de planejar como fazer marketing no Instagram.

Maior entrega dos vídeos

Os vídeos são critério fundamental de como vai ser o novo Instagram. A plataforma já entendeu o quanto eles estão impulsionando o crescimento de outros aplicativos e, como já vimos, eles não gostam de ficar para trás.

Por isso, muito em breve vamos vivenciar experiências mais imersivas em relação aos vídeos no aplicativo. Eles serão exibidos em tela cheia, de uma maneira mais ampla, envolvente e focada nos dispositivos móveis.

Ao que tudo indica, essa é a área em que podemos esperar as mudanças de maior impacto na experiência do usuário para os próximos meses. O certo é que o Instagram vai priorizar a entrega deste formato de conteúdo.

E isso vai incluir, inclusive, a recomendação das contas que criarem vídeos para outros usuários! Então, se você não pensava ainda em produzir vídeos, é hora de começar a pensar!

Investimento no comércio on-line

A pandemia de COVID-19 acelerou o crescimento do comércio on-line em muitos anos. As pessoas mudaram definitivamente a sua experiência de compra e parece que a tendência é parte de como vai ser o novo Instagram.

Neste sentido, nós já vimos a atualização do Instagram Shopping. Ele é representado por uma sacola no canto do post e é uma maneira de mostrar o preço e encaminhar o usuário para finalizar a compra na loja.

Agora, a aposta é o Instagram Shop. A ferramenta que permite comprar produtos de marcas e criadores de conteúdo com mais facilidade — inclusive pagando direto pelo App.

Em breve os vendedores e marcas também poderão marcar os produtos de sua loja no catálogo do Facebook para que eles sejam exibidos na parte inferior das transmissões ao vivo no Instagram. As pessoas poderão tocar facilmente para saber mais e comprar. 

Mais possibilidades para mensagens

O chefe do Instagram deixou claro que eles entenderam que a forma como as pessoas se conectam com seus amigos mais próximos mudou. Essa relação tem migrado, cada vez mais, do feed para as mensagens.

Assim, nós já vimos a integração do Direct do Instagram com o Messenger do Facebook, o que possibilitou interagir com os amigos das duas redes sociais sem precisar alternar entre os aplicativos.

Essa integração também levou todos os recursos do Messenger para o Instagram, como as figurinhas de selfies animadas e o modo temporário. Mas, de acordo com o chefe, ainda tem mais atualizações vindo aí. Então, vale ficar atento!

Como fazer marketing no Instagram em sua nova fase?

O Instagram está enviando uma mensagem clara para usuários, produtores de conteúdo e também para as marcas: ele não quer mais ser visto como um aplicativo de compartilhamento de fotos.

Porisso, a rede social vem adotando diversas novas atualizações para se consolidar como um aplicativo de entretenimento geral. E, quanto mais rápido você entender isso, mais rápido vai aprender como fazer marketing no Instagram.

Mas a boa notícia é que você não está sozinho nesta jornada! Agora que já conversamos sobre como vai ser o novo Instagram, nós vamos te dar algumas dicas para adaptar suas estratégias de marketing para estas mudanças.

Respira fundo, pega um café e continua com a gente para entender como se posicionar neste novo cenário!

Acompanhe as tendências

Não tente remar contra a maré: resistir às mudanças não vai fazer com que elas deixem de surgir. O Instagram já mostrou que acompanha as novas tendências e o seu marketing só será eficaz se você acompanhar também.

Dessa forma, esteja atento às movimentações dos usuários. Perceba o que está ganhando força e o que está perdendo. Pesquise sobre as atualizações, sobre o que está fazendo sucesso fora do país e o que pode chegar aqui.

Afinal, muitas pessoas só se preocupam com a mudança quando ela já está batendo na porta e planejam estratégias de marketing semanas depois que todo o mercado já se transformou para atender a demanda. 

Para entender como fazer marketing no Instagram é preciso acompanhar as tendências. Em uma rede social que está em constante evolução para atender o usuário, quem não se atualiza, inevitavelmente fica para trás.

Produza mais conteúdo visual

Afinal, já ficou claro para todos nós que este é o formato mais popular nesta fase das mídias sociais. Isso não significa que você deve produzir apenas vídeos, mas que eles precisam estar dentro do seu planejamento.

O Instagram foi claro e objetivo ao dizer que vai priorizar este tipo de conteúdo em relação aos outros. Ele deu a fórmula mágica para aumentar o engajamento neste novo momento, você só precisa executar!

Mas isso não quer dizer que você vai precisar copiar as coreografias do TikTok para saber como fazer marketing no Instagram. Pense: Como você pode levar um conteúdo de valor para o seu público por meio dos vídeos?

Mostre seus bastidores, faça vlogs, perguntas e respostas, tutoriais, dê dicas curtas, apresente algum produto, passe alguma informação. Existe uma infinidade de possibilidades. Escolha aquelas que mais combinam com a sua marca e vá em frente!

Desbrave todas as ferramentas da plataforma

O Instagram está sempre se reinventando para potencializar a experiência do usuário na plataforma. Nós já vimos o quanto ele é estratégico e preciso. Por isso, acredite, todas as ferramentas têm um propósito!

Sempre que esta rede social lança uma nova função, é porque ela reconheceu que é isto que os usuários têm buscado em outras plataformas. Por isso, é tão importante estar atento às atualizações.

O Instagram ajuda a crescer quem ajuda ele a crescer. Nesse sentido, ele reconhece os usuários que exploram essa opção e os privilegia com mais entrega e, consequentemente, mais engajamento.

Produzir materiais em diversos formatos também pode te ajudar a entender como o seu público prefere consumir informação na rede. Assim, você vai conseguir falar diretamente com a sua persona.

Dessa forma, na hora de planejar como fazer marketing no Instagram, é fundamental que você tenha uma estratégia 360º e desbrave todas as ferramentas que o aplicativo pode oferecer.

Entenda a jornada de compra da sua persona

Entender a jornada de compra da sua persona é essencial para que você consiga se comunicar com ela de maneira mais eficaz em qualquer fase do Instagram. 

Antes de finalizar uma compra, as pessoas, geralmente, passam por 4 estágios:

  • aprendizado e descoberta;
  • reconhecimento do problema;
  • consideração da solução;
  • decisão de compra.

Conhecer como a sua persona se comporta em cada uma destas etapas é importante porque vai te ajudar a produzir conteúdo específico para o momento de compra em que você deseja focar.

Assim, você pode usar as constantes atualizações do Instagram para potencializar ainda mais as suas estratégias, fazendo o algoritmo trabalhar a favor do seu funil de vendas.

Converse com o público sobre temas que ele se interessa

Desenvolva no seu storytelling uma maneira de se comunicar com o seu público. Seja por meio de caixinhas de perguntas, comentários ou directs, o importante é você conhecer qual é o desejo da sua audiência.

Dessa forma, se você conseguir identificar os temas de interesse do seu público, ficará muito mais fácil entender como fazer marketing no Instagram de uma maneira assertiva independente das atualizações.

Neste momento em que os vídeos prometem mais entrega, por exemplo, você pode adotar este formato para trabalhar os assuntos pelos quais a sua audiência tem maior desejo de aprender ou acompanhar.

Assim, você agrada o Instagram ao usar as novas ferramentas ao mesmo tempo em que educa o seu público com um conteúdo de valor. Tudo isso sem precisar recorrer a estratégias que não tem a ver com a sua marca.

Com uma boa estratégia, você consegue ser relevante no Instagram 

Lembre-se: o algoritmo do Instagram não é seu inimigo. A plataforma está falando abertamente o que você deve fazer para crescer no aplicativo e conquistar mais autoridade. Escute!

Esteja atento às mudanças e, principalmente, não lute contra elas. Quanto mais cedo você adaptar a sua marca às atualizações da rede social, mais relevância você conquista dentro da plataforma.

Tudo é uma questão de estratégia! Invista no marketing de conteúdo, em um projeto de SEO para Instagram e em construir uma relação significativa e verdadeira com a sua audiência.

Estes são os pilares que vão te ajudar a conquistar uma presença digital forte e consolidada dentro do aplicativo, independente das mudanças que ainda venham pela frente.

Agora que você entendeu como vai ser o novo Instagram, que tal começar a adaptar a sua estratégia de marketing? Fale agora com o nosso consultor de marketing digital e não fique para trás neste novo momento das redes sociais.

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