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Moça vendo um conteúdo personalizado.
12 de setembro de 2023

Personalização de conteúdo: o que, como fazer e quais as vantagens

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12 de setembro de 2023

Personalização de conteúdo: o que, como fazer e quais as vantagens

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Antigamente, o consumidor era um refém das poucas empresas que ofereciam os produtos ou serviços. Porém, com a internet, hoje ele está no centro de todas as práticas do mercado, especialmente nas estratégias de Marketing de Conteúdo. 

Com isso, surge a necessidade da personalização de conteúdo, que consiste em utilizar os dados dos clientes para fornecer publicações, mensagens e ofertas com base nos interesses ou no comportamento do cliente dentro do processo de compra. 

Por isso, trouxemos no artigo de hoje explicando melhor o que é a personalização de conteúdo e quais são as suas vantagens. Boa leitura! 

Por que a personalização de conteúdo é importante?

Uma das principais vantagens da personalização de conteúdo é a melhora da experiência do usuário, já que eles valorizam as empresas que reconhecem suas preferências e necessidades individuais. Por isso, essa estratégia se torna tão importante para o negócio. 

O novo comportamento do consumidor

O Google dita as regras na internet. Por ser a atual porta de entrada dos usuários na internet, muitos usuários confiam nos resultados do buscador, ou seja, atualmente, os melhores cartões de visita na internet não são mais os endereços “www”, mas sim nas 

primeiras posições nas SERPs (resultados de pesquisa). 

Dessa forma, fica claro que os usuários mudou, já que eles entram na internet para encontrar justamente o que precisam ou que tenham interesse. Esse comportamento também é notado nas timelines das redes sociais e nos diversos serviços on demand que estão no mercado. 

Por isso, a velha abordagem invasiva perde espaço para a estratégia de personalização de conteúdo. 

Expectativa dos clientes

Vivemos na fase do Marketing 4.0, em que somos dominados por buscas, gadgets e serviços online, ou seja, o consumidor espera experiências personalizadas e evita marcas que se limitam a mensagens padronizadas. 

E isso é visto no dia a dia das empresas. Um estudo publicado pela Segmet mostrou que cerca de 71% dos consumidores estão frustrados com experiências impessoais de compra. Com isso, é possível ver uma mudança nas expectativas dos clientes, ou seja, com a consolidação dos sistemas de recomendação, as pessoas se acostumam a receber soluções altamente personalizadas.

O que é personalização de conteúdo?

Como falamos anteriormente, a personalização de conteúdo é uma estratégia que envolve a adaptação de conteúdo e informações com base nas características, interesses e comportamentos individuais dos usuários. Ela tem como objetivo oferecer uma experiência mais relevante e personalizada, aumentando o engajamento do público e melhorando os resultados.

Com isso, a personalização de conteúdo pode trazer vários benefícios tanto para as empresas quanto para os usuários. As empresas podem obter um melhor envolvimento dos usuários, aumentar as taxas de conversão, melhorar a fidelidade dos clientes e coletar dados valiosos para análise. Por outro lado, os usuários recebem conteúdo relevante e sob medida para suas necessidades e interesses, tornando sua experiência mais agradável e satisfatória.

Exemplos de personalização de conteúdo

Apesar de não parecer, a personalização não é algo novo no mercado. Na realidade diversas empresas investem em produtos e comunicação personalizados há décadas. Com isso, surge diferentes tipos de personalização de conteúdo. Continue lendo e saiba quais são! 

Segmentação de mercado

O primeiro tipo de personalização é a partir da segmentação de mercado. Esse é o tipo mais comum, pois são feitas segmentações baseadas em nacionalidade, região, estado civil, setor, cargo ou até tendências da mídia e do mercado. 

Sua principal vantagem é sua utilidade para o desenvolvimento de negócios e produtos, assim como a criação de campanhas publicitárias. Porém, por serem muito amplos e falarem pouco sobre o consumidor, o público percebe com facilidade que a mensagem é feita para massas. 

Personalização baseada em persona

Personas são perfis fictícios que representam os diferentes tipos de usuários de um produto, serviço ou plataforma. Elas são criadas com base em dados demográficos, comportamentais, psicográficos e de preferências, com o objetivo de ajudar as empresas a entenderem melhor seu público-alvo e direcionar suas estratégias de marketing e personalização de conteúdo de forma mais eficaz.

Com isso, a segmentação baseada em personas tem como objetivo criar um conteúdo personalizado para esse público ideal. Ou seja, se torna possível criar conteúdos, campanhas e até produtos mais adequados ao público, aumentando as chances de criar e fortalecer o relacionamento dessas pessoas com a marca.

Personalização baseada na jornada de cliente

A jornada do cliente é o processo que ele percorre desde o primeiro contato com uma empresa ou marca até a conclusão de uma compra. É uma representação do caminho percorrido pelo cliente, desde o momento em que ele se torna consciente de uma necessidade ou problema, passando pela consideração de opções, até a tomada de decisão e a fase pós-compra.

Nesse tipo de personalização, o conteúdo é feito com base na fase onde o cliente se encontra. Como por exemplo, os usuários que chegam através do Google ou das redes sociais geralmente buscam informações mais básicas. Já o público provindo de mensagens de e-mail ou landing pages está em busca de conteúdos mais específicos. 

Personalização individual

A personalização individual tem como foco a entrega de conteúdos individualizados, ou seja, cada cliente tem uma experiência única. É neste tipo de personalização que entram as plataformas que utilizam de algoritmos avançados que coletam e analisam uma série de dados e otimizam a exibição do conteúdo de acordo com o comportamento. 

Personalização em anúncios

O último tipo de personalização é a baseada em anúncios, em que através da utilização de dados é possível prever quem será o espectador. Com isso, são fornecidos anúncios relevantes para essa pessoa. 

Com isso, como forma de determinar o melhor anúncio para usuários individuais, os profissionais de marketing usam dados como desejos e necessidades do cliente. Além disso, é possível determinar essa personalização através do direcionamento de anúncios (remarketing). 

Como aplicar a personalização de conteúdo?

Em uma estratégia de Marketing de Conteúdo, a personalização de um conteúdo pode ser inserida em diferentes tipos de peças. Por isso, continue lendo e descubra como aplicar a personalização de conteúdo dentro do negócio! 

Blog posts

Uma maneira é através do blog posts, que tem como função responder às dúvidas dos usuários. Por recorrerem aos buscadores para encontrar soluções para os mais variados assuntos, os blogs são uma ótima maneira de serem encontrados pelo público. 

Por isso, além de dirigir o texto a persona, um post profissional deve ser otimizado em termos de SEO. Porém, deve-se lembrar que esses princípios também se aplicam às pesquisas em outras plataformas.

Landing Pages

Outra maneira de personalização de conteúdo é através das landing pages, que são páginas específicas projetadas para direcionar a atenção do usuário para uma oferta específica ou ação desejada. Como consequência, isso permite que o conteúdo e a mensagem sejam personalizados de acordo com as características do público-alvo, tornando a experiência mais relevante para cada grupo.

Além disso, elas são projetadas para criar uma experiência direcionada e persuasiva. Elas podem ser otimizadas para refletir a linguagem, a estética e as necessidades do público-alvo específico. Elementos como títulos, imagens, depoimentos e recursos visuais podem ser personalizados para atrair e envolver os usuários de forma mais eficaz.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia eficaz para personalizar o conteúdo e se comunicar de forma direta com os usuários, já que é possível segmentar sua lista de contatos com base em diferentes critérios. Com isso, são enviados conteúdos personalizados para grupos específicos de usuários, garantindo que as mensagens sejam relevantes para cada segmento.

Por exemplo, é possível incluir o nome do destinatário no campo de saudação ou adaptar o conteúdo com base em preferências de produtos ou interesses registrados. E isso cria uma experiência personalizada, tornando as mensagens mais relevantes e aumentando a probabilidade de engajamento.

Conteúdos interativos

Os conteúdos interativos são uma ótima maneira de aplicar a personalização de conteúdo, já que por serem envolventes, elas estimulam a participação ativa dos usuários. Isso gera um maior engajamento, pois os usuários têm a oportunidade de interagir com o conteúdo, responder a perguntas, tomar decisões, explorar recursos e obter feedback imediato. 

Dessa forma, há uma sensação de personalização, pois os usuários sentem que estão recebendo um conteúdo exclusivo e feito sob medida para eles. Essas experiências diferenciadas podem ser compartilhadas nas redes sociais ou compartilhadas com outros usuários, ampliando ainda mais o alcance e impacto do conteúdo personalizado.

Você já conhecia a personalização de conteúdo? Acesse o Blog da Contato para conhecer mais sobre o universo do Marketing Digital. Até a próxima!

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